Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

 

Museu Bordalo Pinheiro

Anote na Agenda

O Museu Bordalo Pinheiro no dia 1 de outubro realizou um Dia Aberto dedicado às Residências Artísticas Bordalo Pinheiro. Quem passou pelo museu entre as 10h00 e as 20h00, pode visitar e conhecer melhor os artistas em residência no Museu – Ana Fonseca, Francisco Trêpa, Mariana Barros e Rita Leitão -, assim como o trabalho que têm vindo a desenvolver durante a residência. Até final de 2021 será realizada uma exposição com os trabalhos em curso.    

O que nos faz rir nas formas da natureza e nos animais  ? O filosófo Henri Bergson no seu célebre ensaio sobre O Riso (1899) afirma é quando encontramos semelhanças com seres humanos. O riso é sempre comunitário. Francisco Trêpa explora justamente esta dimensão do rísivel nos seus objectos. Ao introduzir, por exemplo, "olhos" em restos de materiais com que trabalha. Não é preciso mais para provocar sorrisos.      

.

Mesa de trabalho de Francisco Trêpa (Lisboa, 1995).

O que torna um objecto risivel? .

Mariana Barros (Goiania, 1989) explora a criação poética de imagens utilizando a técnica da colagem.

 Rita Leitão (Lisboa, 1998) reconstroi e modifica a funcionalidade de objectos domésticos contemporâneos de Bordalo Pinheiro com resultados inesperados.

Ana Fonseca (São paulo, 1978) utilizando umaa ferramenta usada pela polícia para construir retratos, a partir de um inquérito ao público,  procura  dar um rosto à "Justiça Real" e à "Justiça Ideal".

 

   
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque