História 

Cronologia

Teias de cumplicidades

Comunicados dos moradores

Actuação da CML, da Assembleia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Campo Grande

Posição dos partidos políticos

Carmona Rodrigues

.

Anterior  

.

Compromissos da Actual Câmara Municipal de Lisboa 

Vamos estar atentos senhor presidente António Costa !

Durante a "reunião pública descentralizada" realizada, no dia 4 de Junho de 2008 entre as 19h00 e as 22h30, na Casa do Concelho de Tomar, o presidente e os vereadores da actual CML assumiram perante os moradores das freguesias de Alvalade, Campo Grande e São João de Brito um significativo conjunto de compromissos:  

1. Não destruir o Jardim da Rua José Lins do Rêgo, mas antes pelo contrário proceder à sua imediata requalificação. O famigerado auto-parque irá cantar para outro lado.

2. Requalificar os logradouros, em particular o do Bairro das Caixas, aproveitando-os para estacionamento de automóveis e outras funções mais úteis à população. O vereador Sá Fernandes afirmou, perto do final da reunião que a CML até final de 2008 terá todas as questões legais resolvidas (identificação das identidades públicas proprietárias dos terrenos, etc).

2. Introduzir o estacionamento em espinha na Avenida. Apesar da CML estar em princípio de acordo com esta ideia, apenas para um dos lados. A outra será a uma ciclovia. 

3. Repor a legalidade no uso das garagens colectivas dos edifícios acabando com outras utilizações ilegais

4. Acabar com transformação dos passeios em stands de venda ou depósito de automóveis abandonados

5. Aproveitar as áreas expectantes para parques temporários de estacionamento.

6. Manter e melhorar os espaços verdes existentes, como o Jardim do Campo Grande, Parque José Gomes Ferreira, Jardim da Rua  José Lins do Rêgo e o Jardim frente ao Mercado de Alvalade

7. Iniciar a rápida requalificação da Praça de Alvalade, cujas obras do Metro terminaram à mais de 9 meses .

8. Requalificar toda a zona do denominado "Bairro de S. João de Brito", uma das quatro grandes chagas urbanas na cidade de Lisboa. A maioria das construções serão demolidas, mas os moradores recenseados serão realojados no local.

9. Incrementar a limpeza de todas as freguesias, acabando com as inúmeras lixeiras que nelas proliferam. Os casos relatados são impróprios de uma capital europeia.

10. Criar vários percursos de ciclovias, atravessando nomeadamente os principais espaços verdes das três freguesias.

11. Requalificação da Avenida de Roma em toda a sua extensão.

12. Promover a requalificação geral do Bairro de Alvalade, valorizando os seus elementos arquitectónicos e urbanísticos originais. As marquises e outras construções abarracadas serão progressivamente demolidas. Os seus vários espaços públicos, como os logradouros terão prioridade nesta requalificação.

O presidente da CML reconhece a injustiça das multas que são aplicadas aos moradores da Avenida do Brasil quando, sem alternativas, se vêem obrigados a estacionar os seus carros nos passeios. Comprometeu-se PUBLICAMENTE, no mais curto espaço de tempo, a arranjar alternativas ainda que as mesmas sejam temporárias. Todos os Compromissos

..

 

...

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

 

História Cronologia  .  Alternativas  . Estudos Técnicos . Negociatas  .  Casos de Policia . Comunicados . CMLPerguntas  . Carmona Rodrigues

Junta do Campo Grande Assembleia Municipal  . Auto-ParquePersonagens 

. Fotos  . Comunicação Social 4 de Maio de 2004 4 de Novembro 2004 .  Toda a Informação

..      .