Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

Eleições Autárquicas - 2001

 

Lisboa

Resultados das Eleições para a CML em 2001

 

PSD/PPM: 131.135 votos (41,98%)

.PS/PCP:130.279 votos (41,70%)

.

Resultados das Eleições para as Assembleias de Freguesia

Campo Grande: O PS/PCP perdeu a presidência da Junta para o PSD/PPM que ganhou com 2.493 votos (42,13%). Eleitores inscritos: 10.561. Votantes: 5.918 (56,04%). 

PSD/PPM: 2.493 votos

PS/PCP/PEV: 2.449 votos

CDS-PP: 517 votos

BE: 294 votos

.

Alvalade: o PSD/PPM ganhou a Junta por maioria absoluta com 3.232 votos (50,23%).Eleitores inscritos:10.419. Votantes:6.435(61,76%).

PSD/PPM: 3.232 votos

PS/PCP/PEV: 1.839 votos

CDS-PP: 820 votos

BE: 371 votos

.

S. João de Brito: O PSD/PPM ganhou a Junta por maioria absoluta com 4.254 votos(51,25%).Eleitores inscritos:14.477. Votantes:8.301 (57,34%)

PSD/PPM: 4.254 votos

PS/PCP/PEV: 2.344 votos

BE: 320 votos

MPT: 69

 

Lisboa: Autárquicas 2001

Quais são os candidatos cujos eleitores possuem mais informação sobre o seu perfil e ideias políticas? Os que concorrem à Assembleia da República ou às Juntas de Freguesia?. Se o factor proximidade funcionasse numa cidade como Lisboa, a resposta era obvia: os das Juntas. A verdade é que a maioria destes últimos candidatos, com honrosas excepções, não passam de ilustres desconhecidos. Nas presentes eleições autárquicas, em Lisboa, o que verdadeiramente parece contar são os candidatos à presidência da câmara. As eleições estão reduzidas à disputa entre quatro ou cinco candidatos. Os restantes elementos que irão fazer parte das listas que estes encabeçam não passam de meras figuras decorativas impostas por exigências legais. As máquinas partidárias parecem só esperar que eles não perturbem o desempenho dos verdadeiros Candidatos, pois, deste depende, em grande medida, a eleição de cada um.

Os candidatos

João Soares
Lema da candidatura: Amar Lisboa

Advogado e editor. 52 anos. Militante do PS. Foi deputado à Assembleia da República entre 1987 e 1989. Em Maio de 1990, surge como segundo na lista de Jorge Sampaio que concorre à Câmara Municipal de Lisboa. A coligação do PS-PCP derrota o PSD, cuja lista é encabeçada por Marcelo Rebelo de Sousa. João Soares assume então a responsabilidade pelos Pelouros da Cultura (1990-1998), Espaços Verdes (1990-1994) e da Conservação e Obras Diversas (1994-1995). O único que deixou obra feita foi o da Cultura. No meio destes cargos todos, ainda arranjou tempo para ser deputado no Parlamento Europeu. Em 1995, Sampaio decide candidatar-se à Presidência da República e João Soares assume a presidência da autarquia. Dois anos depois, é a sua vez de encabeçar uma lista à presidência câmara de Lisboa, batendo o candidato do PSD Ferreira do Amaral.

Entre as obras que marcaram o seu mandato regista-se a eliminação dos principais bairros de barracas e a requalificação do Casal Ventoso. Entre os problemas que se agravaram no mesmo período, destacam-se os problemas do trânsito e do estacionamento, a poluição sonora e atmosférica, a desertificação e a insegurança na cidade. 

 

Trata-se de um candidato que afirma que cumpre o que promete. Os serviços camarários em relação ao parque de  estacionamento subterrâneo da Rua José Lins do Rego, afirmam que está a prometer aos moradores algo que não tem a intenção de cumprir depois das eleições. Será mesmo verdade? Estamos perante um reles aldabrão que trata os munícipes como atrasados mentais? Um caso a esclarecer.

.

Nota: João Soares "nasceu" e ainda mora na Freguesia do Campo Grande

.

Pedro Santana Lopes

Lema da candidatura: Lisboa Feliz



Advogado. 45 anos Militante do PPD/PSD desde 1976. Eleito deputado à Assembleia da República em em 1980 e 1985. Em termos televisivos impôs-se pela forma algo intervém nos congressos partidários.  Durante os Governos de Cavaco Silva (1986-1995), assume duas pastas, as das secretárias de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e a da Cultura. Pelo meio fica uma passagem de dois anos pelo Parlamento Europeu (1987-89). Em 1997, concorre à Câmara Municipal da Figueira da Foz, um bastião do PS. Contra todas as expectativas obtém uma significativa maioria absoluta. A obra que realizou Figueira da Foz, nomeadamente criação de infra-estruturas culturais e de zonas de lazer especialmente destinadas aos mais novos e velhos, constitui um sólido argumento que certamente não deixará de usar nesta campanha. 

.
Nota: Estudou no Liceu Padre António Vieira (antiga Freg. S.João de Brito). Foi na Igreja de São João de Brito que fez a catequese e ajudou à missa.

.

Paulo Portas

Advogado e jornalista.  Primeiro afirmou-se no jornalismo, e só depois na política. Adere ao CDS, em 1982, no tempo de Lucas Pires. Em 1988, funda o semanário O Independente, que se tornará numa referência obrigatória da imprensa portuguesa. No seu período dourado, este jornal fazia tremer os políticos corruptos e incompetentes deste país. Apoia Manuel Monteiro na renovação do CDS e na sua transformação no actual PP. Em 1998 é eleito líder do PP, já depois de ter passado pela Assembleia da República. Paulo Portas procura reeditar a AD com Marcelo Rebelo de Sousa, então  à frente do PSD, mas o projecto acaba por falhar. Foi o primeiro a anunciar a sua candidatura à CML e a avançar para acções de rua.

.

Nota: Nasceu e morou na Freguesia de Alvalade

Miguel Portas

Irmão de Paulo Portas, filho de conhecido arquitecto Nuno Portas. Destacado militante da União dos Estudantes Comunistas (UEC). Abandonou o PCP, em 1991, quando Gorbachev foi derrubado na ex-URSS. No ano seguinte participa na fundação da Plataforma de Esquerda e na Política XXI. No período de Jorge Sampaio à frente da CML regista-se uma curta passagem pela câmara. Como o seu irmão tem abraçado a actividade jornalística. Em 1996 colabora na fundação do semanário ( extinto) e em 1998 no lançamento da revista  Vida Mundial (extinta). Aparece nestas eleições autárquicas como o cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara de Lisboa.

Nota: Nasceu e morou na Freguesia de Alvalade

Garcia Pereira

Advogado, 48 anos. Como é habitual nas eleições, este dirigente do PCTP-MRPP, mais uma vez virá confirmar a existência de sobreviventes activos da extrema esquerda maoísta dos anos 60.  

Ideias e Compromissos

Quais as ideias e os compromissos destes candidatos?  Estamos a reunir a informação disponível. Os resultados por enquanto são escassos, mesmo para o candidato que está ainda à frente da CML. Até 16 de Dezembro faremos neste espaço contínuas actualizações.

 

Transito e Estacionamento

João SoaresAfirma que vai pôr os "carros na ordem".

Pedro Santana Lopes

Urgência de meter na ordem os condutores  de automóveis

Pôr fim á construção de novos parques subterrâneos na cidade

Parques de estacionamento em edifícios abandonados, mantendo as suas fachadas.

Paulo PortasPasse modal que permita aos condutores deixar os automóveis nos parques de estacionamento e usufruir de todos os transportes
Miguel PortasRetirar os carros do centro da cidade

Garcia Pereira

Rede de transportes eficaz

Construção de parques de estacionamento à entrada da cidade seguros e baratos.

Retirar os carros do centro da cidade

 

Habitação

João SoaresAfirma que vai agora recuperar as casas antigas
Pedro Santana LopesDar prioridade ao investimento na recuperação dos prédios existentes.
Paulo PortasRecuperação de 500 prédios/ano.Pôr fim a construção de "novas cidades" em Lisboa.
Miguel Portas 
Garcia Pereira 
 

Segurança

João SoaresO problema não existe
Pedro Santana Lopes Retirar das  tarefas administrativas os 484 polícias municipais, colocando-os em acções de rua.
Paulo Portas Aumento de polícias para fazer face á crescente criminalidade
Miguel Portas  
Garcia Pereira 
 

Administração Camarária

João SoaresO problema não existe.
Pedro Santana LopesMelhorar a eficácia dos serviços camarários, acabando com os compadrios.
Paulo PortasIrá combater a pequena, a média e grande corrupção instalada na CML.
Miguel Portas

Combate à corrupção dos serviços camarários

Transferência de novas competências para a Juntas de Freguesia

Garcia PereiraCriação de uma região especial de Lisboa para responder de forma integrada aos problemas do trânsito, habitação e infra-estruturas.
  Continua...

 

Ecos de uma campanha eleitoral:  

Parte I. Durante as Eleições: Lisboa: uma terra de mafiosos? -  Eu Fiz é Meu .

Parte II. Depois das Eleições: Lisboa ?

 

 

 

Freguesias

 Assembleias da Juntas nas Freguesias de Alvalade, 

Campo Grande e S. João de Brito:  

 

PS-PCP - Candidatos de "Amar Lisboa" às Juntas de Freguesia

PSD-CDS - Candidatos de "Lisboa Feliz" às Juntas de Freguesia

 

Programas Eleitorais para as Juntas de freguesia.- Estatísticas Eleitorais (1993,1997)

 

Análises:  

Um Resultado Previsível ? - Promessas de Santana Lopes - Campo Grande: as razões do desaire

 

   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque