Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

Eleições Autárquicas - 2005

 

 

No dia 9 de Outubro de 2005, os lisboetas foram de novo às urnas para escolher novos autarcas. O Jornal da Praceta elaborou um dossiê sobre estas eleições para a CML e as Juntas de Freguesia de Alvalade, Campo Grande e São João de Brito.

É muito significativo que alguns partidos, ao nível das freguesias que concorriam, nem sequer se tenham dignado a apresentar qualquer programa eleitoral. Inscreveram-se e limitaram-se depois as esperar que votassem neles.  

Eleições Autárquicas - Câmara e Assembleia Municipal de Lisboa

Câmara Municipal Assembleia Municipal
PSD 42,43 38,21
PS 26,56 27,54
PCP 11,42 12,95
BE 7,91 6,27
CDS 5,92

Para a CML o PSD elegeu 8 vereadores, o PS 5, a CDU (PCP/PEV) 2 e o BE e o CDS-PP 1 cada.

Para a Assembleia Municipal de Lisboa, o PSD elegeu 56 membros (23 deputados municipais e 33 presidentes de freguesia), o PS conseguiu 28 lugares, a CDU 15, o BE 5 e o CDS 3. Paula Teixeira da Cruz foi a nova presidente deste orgão autárquico.

Os resultados eleitorais de Lisboa pouco diferem dos do resto do país. Também aqui foram dados sinais muitos claros para todos aqueles que se movimentam nos negócios escuros das empresas municipais, do imobiliário, envolvendo ou não permutas de terrenos camarários. Um novo ciclo de prosperidade está em marcha.   .

Não faltaram nestas eleições, manifestações de total desrespeito pelas regras mais elementares de um Estado de Direito. Na Freguesia do Campo Grande, em plena campanha eleitoral, o executivo publica e distribuiu com dinheiros públicos propaganda da sua lista eleitoral ( ver ).  

 

Eleições sob o signo da corrupção 

Estas eleições foram marcadas pela corrupção. Por todo o país, bandos de autarcas a contas com a justiça apresentaram-se às urnas e em muitos casos obtiveram maiorias absolutas ou resultados no mínimo surpreendentes. 

Três casos paradigmáticos desta situação calamitosa:

Avelino Ferreira Torres. Candidato independente à Câmara de Amarante. Condenado por diversos tipos de corrupção. peculato, abuso de poder, etc. Ficou em 2º. Lugar, tendo obtido 27,6% dos votos (9.881).  

Fátima Felgueiras. Candidata à Câmara de Felgueiras. Fugida à justiça no Brasil durante dois anos. Arguida num processo por corrupção. Eleita presidente da Câmara com maioria absoluta (47,69% - 16.761 votos).

Alberto João Jardim (PSD). Presidente do governo regional da Madeira ameaça publicamente os eleitores. As câmaras ou juntas onde os candidatos da Oposição fossem eleitos seriam penalizadas pelo governo regional. Como era de esperar, o PSD ganhou em todas os concelhos da Madeira.

Algo semelhante aconteceu em Oeiras, Gondomar e tantos outros concelhos, onde a maioria dos eleitores mostrou que dá pouco valor à transparência e honestidade na gestão da coisa pública. Um claro sinal para a continuação da roubalheira, como diria Fialho de Almeida. 

 
 

Câmara Municipal de Lisboa

Candidatos à Presidência da Câmara:

.Carmona Rodrigues (PSD). Vice-Presidente da CML de Santana Lopes (2002-2005). Apesar do atribulado início de candidatura, no qual após ter sido empurrado contra Santana Lopes, acabou por ser o escolhido de Marques Mendes, líder do PSD. Carmona tem pela frente um enorme desafio, que começa no interior do próprio PSD, onde a maioria dos dirigentes e militantes o acham um bom técnico, mas um péssimo político. Luis Filipe Mendes (autarca de Gaia e destacado dirigente deste partido), em declarações ao jornal Expresso, afirmou que Carmona é incapaz de ganhar uma Junta de Freguesia quando mais Lisboa. 

Os votos de 119.837 lisboetas deram-lhe a maioria para governar a cidade, num total de 536.450 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais. Mais . Programa Eleitoral

 

.

Cartaz.Abril 2005

Manuel Maria Carrilho (PS). Antigo Ministro da Cultura (1995-2000). Primeiras dados sobre o seu "Projecto para Lisboa". Na apresentação do Manifesto do PS para as eleições autárquicas, no dia 30 de Abril de 2005, na Culturgest, prometeu três coisas: 1. A reabilitação urbana como uma prioridade camarária; 2. O combate sem tréguas ao estacionamento ilegal; 3. A expansão e requalificação dos espaços verdes da cidade. Intenções que recebem desde já o nosso aplauso. Posteriormente Carrilho avançou com novas ideias: 1. Transformação do Parque Mayer num jardim, recuperando o teatro capitólio. 

Foi o pior dos candidatos, com um excelente programa. Contribuiu de forma decisiva para a eleição de Carmona Rodrigues. 

Biografia  . Actuação no Ministério da Cultura . Programa Eleitoral 

..

Ruben de Carvalho (PCP, Os Verdes). Jornalista. Membro do Partido Comunista. Antigo director do Jornal Avante (1975-1995) e programador da Festa do Avante ! Foi criado no Bairro de Alvalade, tendo-se mudado depois para a Venda Nova. Propõe-se com a sua equipa: 1. Transferir a Feira Popular para Pedrouços; 2. Criar restrições ao transito nas zonas centrais da cidade; 3. Incentivar o turismo; 4. Ampliar os espaços verdes, nomeadamente o Parque do Monsanto; 5. Criar um museu de arqueologia industrial. 6. Combater a especulação imobiliária e a corrupção que grassa na CML.  Durante a campanha o PCP procurou passar a mensagem que os votos que recebesse, nestas eleições, eram votos de  desagrado pela política seguida pelo governo (José Sócrates). Face a este objectivo as suas excelentes  propostas para a cidade tornaram-se irrelevantes.

Foi eleito vereador.

Biografia. Programa Eleitoral

.

José Sá Fernandes (Independente). Um cidadão no pleno sentido da palavra que desde há anos protagoniza um combate sem tréguas contra a corrupção e os desvarios nas autarquias. Entre os seus apoiantes, conta-se o Bloco de Esquerda, o arquitecto Ribeiro Teles e muitas outras figuras que se têm destacado na luta por uma cidade mais humana. Comprometeu-se a lutar contra: 1. O Urbanismo Selvagem; 2. A corrupção na CML, e em particular nas empresas municipais; 3. A Violência na cidade; 4. O trânsito e o estacionamento caótico; 5. Uma política urbana que não tenha em conta as pessoas e a preservação e requalificação dos espaços verdes e os equilíbrios ecológicos.

Foi eleito vereador. 

Biografia. Programa Eleitoral

Maria José Nogueira Pinto (CDS/PP). Jurista. Foi sub-secretária de Estado da Cultura (1992-1993) de Santana Lopes, que acabou por correr com ela, devido às suas posições sobre uma pala (in)segura no antigo estádio do Sporting. Foi repescada por Durão Barroso para presidir à Santa Casa da Misericórdia. Parte com uma enorme desvantagem:   os vereadores e deputados do seu partido, ao longo dos anos em Lisboa, construíram uma imagem de aldrabões e incompetentes que é difícil esquecer. Para superar esta situação tem que primeiro correr com quase todo o seu aparelho partidário, e depois pôr a nú o regabofe da CML gerida por Santana Lopes/Carmona Rodrigues.

Foi eleita vereador, com o pior dos resultados eleitorais em Lisboa. 

Biografia. Programa Eleitoral

Reflexão:

 Programa Mínimo para Lisboa - Corrupção nas Autarquias - Quem Ganha Com o Descalabro das Autarquias ? - Marcos Históricos da Cidadania em Portugal - Do Municipalismo ao Descrédito Generalizado - Fraude e Corrupção em Portugal

 
 

 

Eleições Autárquicas - Assembleias de Freguesia de Lisboa

(% de votos obtidos pelos diferentes partidos)

 

Freg- Alvalade Freg. Campo Grande Freg. S. João de Brito
PSD 50,11 42,40 50,85
PS 20,42  26,85 20,55
PCP 7,76 12,30 8,40
BE 7,27 7,09 6,5
CDS 10,35 7,27 9,52
 
 

 

Junta de Freguesia de Alvalade . Eleições Autárquicas 2005

Candidatos e Programas

Partido Socialista - Mudar Lisboa

Candidatos à Assembleia de Freguesia:  Fátima Magalhães (presidente), José Guedes Almeida, Fátima F. Matos, Maria de Lurdes Viegas Vaz, Tiago Miguel Borges Rocha, Isabel Teixeira e Sá, Vasco João Pessoa Araújo, Maria Manuela Aurélio Ferreira, Alberto dos Santos Delgado, Carla Patrícia Matos, Maria da Conceição Castel-Branco, Luís Campos Afonso de Ascensão, Maria Rafaela Serrano Estorninho.

Programa eleitoral:

1.Apoiar os Idosos

2. Criar um espaço de convívio

3. Construir uma nova sede para a Junta de Freguesia, com Centro de Dia, Posto Médico e de Enfermagem.

4. Apoiar as escolas do 1º. ciclo (Escola 24 e 101).

5. Requalificar o património, em especial para o Chafariz de Entrecampos.

6. Construir  um mercado fixo e coberto (próximo do Bairro das Estacas).

7. Melhorar o estacionamento e a circulação de carros e peões. 

8. Rearborizar o separador central da Av. de Roma

9. Promover um Forum Social de Alvalade

10. Eliminar as barreiras arquitectónicas

Partido Social Democrata (PSD)

Candidatos: Armando Dias Estácio (presidente), Miguel Fernando Costa da Silva Pereira, Carlos Manuel de Melo Dias Ferreira, Luísa Isabel Pina Teixeira, Maria Teresa Lourenço de Abreu Oliveira, José Horácio de Carvalho Fraga, Rui Filipe Cavaco Carapeto, Isaura Rosa da Costa Pereira Silva Pereira,  Mª Margarida Constantino Grave dos Santos, João José de Morais e Almeida, Carlos Manuel dos Santos Oliveira, Manuel Correia Pombal, Ana Cristina B. B. Parreira Páscoa Pimenta Proa.

Programa:

1. Construir a nova sede da Junta de Freguesia, Centro de dia e Posto Médico.

2. Construção de um novo mercado de levante nos terrenos da Vila Afifense.

3. Criar alternativas para estacionamento na Av. Frei Miguel Contreiras, bem como solicitar à REFER e à CML a plantação das árvores nos espaços a elas destinados.

4. Recuperar o Chafariz de Entrecampos.

5. Instalar parquímetros em toda a freguesia e incrementar a fiscalização nas zonas de estacionamento pago, bem como adaptar os passeios para facilitar a circulação dos mais idosos e das pessoas com mobilidade reduzida.

6. Solicitar à PSP um reforço do policiamento

 

Junta de Freguesia de São João de Brito . Eleições Autárquicas 2005

Partido Socialista  - Mudar Lisboa !

Candidatos à Assembleia de Freguesia: Orlando da Graça Lobo (presidente), Liliane Simões, Helena de Sousa, João Quitério, Margarida Gonçalves Pereira, Fernando Ferreira, Fernando Pereira, Maria do Carmo Figueiredo, José Reis, Conceição Neves, Amilcar Martins, Manuel Fonseca, Maria Bernardete Dias, Teresa Olga Tropa.

Programa:

1. Desenvolver Actividades culturais e desportivas para crianças, jovens e idosos.

2. Organizar um "banco do tempo"

3. Prestar um "apoio sempre à porta" aos idosos e aos mais carenciados

4. Organizar uma campanha de sensibilização para a conservação dos jardins, espaços livres e edificados, limpeza das ruas, combate ao estacionamento caótico, à insegurança, etc.  

Partido Social Democrata

Candidatos à Assembleia de Freguesia: Joaquim Maria Fernandes Marques (Presidente) ,Esmeraldo Oliveira Cruz, Diogo Vasco Gonçalves Nunes Bastos, José Luis Rezende Moreira Silva, Gil Horácio Ferreira Santos, António Manuel Abrantes Gouveia, António Vitor Adragão Anunciada, Maria Manuela Dias Abranches Ferreira Gil Costa, Maria Cidália Simões Torrão Madeira Rodrigues, Francisco José Viana Ganhão, José Manuel Caeiro Jesus, Cristina Alexandra Bessa Silva, Tiago José Gonçalves Costa Ghira Campos.

Programa:

1.Integrar as pessoas na comunidade;

2.Promover a ocupação de tempos livres;

3.Difundir a cultura nas suas diversas áreas;

4.Valorizar o espaço público incluindo uma mais efectiva limpeza das ruas e passeios;

5.Requalificação da Avenida do Brasil e Quinta do Narigão;

6.Apoiar, institucionalmente as actividades económicas;

7.Dialogar, permanentemente, com os responsáveis das instituições que velam pela segurança de pessoas e bens

 

 

Junta de Freguesia do Campo Grande . Eleições Autárquicas 2005

Candidatos e Programas . Poster

 

Crime de Peculato ?

 

Junta Freguesia do Campo Grande: Propaganda Partidária com recursos públicos. A menos de três dias do fim da campanha eleitoral, o actual executivo da  junta de freguesia do PSD, distribui um boletim informativo da autarquia onde faz um descarado apelo ao voto no PSD ! A CNE acabou depois por condenar este tipo de acções. Mais

Freguesia do Campo Grande

No dia 9 de Outubro de 2005, os moradores da Freguesia do Campo Grande foram às urnas. Cada voto representou uma escolha, mas também o resultado de uma avaliação das propostas dos diferentes candidatos. Para os membros da Junta de Freguesia, eleita em 2001, era o momento da avaliação pública do seu trabalho. A Junta do PSD/CDS, apresentou os resultados de quatro anos de trabalho, sendo de destacar as seguintes realizações : 1. Envio durante cerca de uma ano de alguns milhares de cartões, assinalando o aniversário de fregueses; 2. Ajardinamento de alguns espaços abandonados na freguesia; 3. Criação de pequeno parque infantil, num recanto da Freguesia.  

Quem conheça a freguesia rapidamente se apercebe que os moradores estão profundamente descontentes com outros problemas, tais como: o aumento da insegurança e criminalidade, falta de limpeza das ruas, transito e estacionamento caótico, proliferação de construções abarracadas, apropriação ilícita de logradouros públicos, aumento da poluição sonora e atmosférica, destruição do Jardim do Campo Grande, degradação da Alameda da Universidade, etc,etc. Problemas que a Junta ignorou ao longo de 4 anos.

Apesar disto, o PSD voltou a ganhar as eleições no Campo Grande. Surpresa? Nenhuma, se tivermos em conta as votações maciças que obtiveram candidatos a contas com a justiça em Amarante, Felgueiras, Oeiras, Gondomar e muitos outros sítios no país. As eleições autárquicas estão em risco de se tornarem numa farsa.

Candidatos e Programas 

Partido Socialista - Mudar Lisboa !

Candidatos à Assembleia de Freguesia: José Pedro Ferreira (Presidente), Raúl País de Sousa, Rita Cavaleiro Madeira, Paulo Lopes Ferreira, Ana Catarina Lopes, Maria Otília Santos, Gerardo Tristão e Castro, Maria do Carmo Abalada, José Carlos  Sequeira, Alfredo Ferreira de Sousa, Maria do Carmo Menezes, João Quina Antunes e António Miguel Santos.

Programa:

1. Requalificar as traseiras dos prédios do Bairro das Caixas, disponibilizando aos Moradores: estacionamento, equipamentos de higiene para animais domésticos, espaços verdes e de convívio, caminhos pedonais, iluminação pública, rede de bocas-de-incêndio, estacionamento para viaturas de emergência;

2. Apoiar a população jovem que se tem estabelecido, quer no Bairro das Caixas, quer na zona da Azinhaga das Galhardas, nomeadamente a oferta de vagas no jardim-de-infância e nas escolas, e apoiando projectos nesta área de intervenção;

3. Criar um Conselho de Cidadania no Campo Grande

4. Envolver a PSP na criação de um programa de Sensibilização sobre Segurança da população em geral.  

Partido Social Democrata

Candidatos à Assembleia de Freguesia:  Valdemar António Fernandes de Abreu Salgado (Presidente), Tiago da Mota Veiga Moreira de Sá, Alexandra Maria do Carmo de Abreu Salgado, Nuno Carlos Costa Santos Cardoso de Araúlo, Mª Manuela da Silva Correia de Brito e Nunes dos Santos, João Pedro Saldanha Serra, Carla Marisa Oliveira Silva Costa, Mª Cesaltina dos Santos Mendes Clemente da Silva, Manuel Luís Peixoto Reis Costa, Carlos Alberto da Cunha Vidal, Eduardo Fernando Teixeira D'Avila Pinto da Silveira, Pedro Miguel Correia Henriques, Joana Souto Patrício Barreto Antunes.

Programa:

1. Espaços verdes- continuar a sua recuperação. Manutenção dos logradouros dianteiros e dos recantos do Bairro das Caixas.

2. Bairro das Caixas Limpo - Limpeza de todos os espaços entre as traseiras dos prédios do Bairro das Caixas.

3. Novo Espaço de Convívio Sénior -  Zona de lazer na esquina das Ruas Alberto de Oliveira e António Patrício.

4. Junta Descentralizada - Criar novos centros de atendimento descentralizados.

5. Acção Social - Continuar as parcerias com a Paróquia do Campo Grande na área social.

6. Desporto - apoiar as iniciativas as entidades promotoras da prática desportiva, nomeadamente o Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada e o Centro Cultural e Recreativo dos Coruchéus.

7. Habitação social - Através de protocolo com a CML, desenvolver um programa de recuperação da habitação social.

 

 

.

Outras Eleições (2004 e 2005)

Eleições para  Assembleia da República ( 20 de Fevereiro de 2005)

Resultados das votações nas três freguesias e na cidade de Lisboa em %

.

Freg. AlvaladeFreg. C.GrandeFreg. S.J.BritoLisboa
PSD 33,3526,57 33,9024,84
CDS 17,97 12,1116,38 10,54
PS 31,11 40,3031,78 42,48
BE 7,71 8,917,64 8,71
PCP 5,00 6,985,35 8,23
Abstenção 29,67 32,60 32,10 34,85

.

Os resultados das eleições legislativas do passado dia 20 de Fevereiro, nas quais o PS obteve a maioria absoluta, foram marcados por uma pesada derrota da coligação PSD/CDS no concelho de Lisboa, e um enorme recuo nas suas votações nas três freguesias do Bairro de Alvalade/Campo Grande. Estes dois partidos obtiveram o seu pior resultado de sempre. A política desastrada de Pedro Santana Lopes/Carmona Rodrigues à frente da CML não deixou de contribuir para este desaire eleitoral. Nunca a cidade de Lisboa foi tão mal gerida e a bandalheira camarária foi tão grande. 

.......

Eleições para o Parlamento Europeu (13 Junho de 2004)

Resultados das votações nas três freguesias e na cidade de Lisboa em %

..

Freg. AlvaladeFreg. C.Grande Freg. S.J.BritoLisboa
PSD/CDS 49,0737,95 48,71

33,39

PS 29,41 37,7829,92

41,21

BE 9,24 98,56

8,45

PCP 5,49 9,065,96

9,58

Votantes 49,1344,18 45,39

42,26

Abstenção 50,87 55,82 54,61

57,74

.

As eleições europeias foram o primeiro sinal que algo estava profundamente mal na gestão da cidade de Lisboa. A coligação PSD/CDS no Governo e na CML, obteve em Lisboa uma votação inferior à conseguida em todo o país. Os lisboetas quiseram demonstrar o seu descontentamento pela forma desastrada como Santana Lopes geria a cidade. A propaganda a que recorria, mostrou-se também incapaz de esconder, o que todos os que aqui viviam podiam constatar diariamente. Nas três freguesias a coligação PSD/CDS obteve o seu pior resultado de sempre.  ~...

 
   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque