Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Eleições Autárquicas - 2009

 

Programas Eleitorais, Comentários, Resultados

Eleições Autárquicas de 11 de Outubro de 2009

Câmara Municipal de Lisboa: PS -  44,01% (Maioria Absoluta); PSD/CDS/MPT.PPM- 38,69%; PCP - 8,07%; BE -4,56%; Abstenção/Votos Brancos/Votos Nulos: 48,12%.

 

Assembleia Municipal de Lisboa PS - 39,35%; PSD/CDS/MPT.PPM- 38,78%; PCP - 10%; BE -6,73%; Abstenção/Votos Brancos/Votos Nulos: 49,21%

 

Juntas de Freguesia

 

Assembleia de Freguesia de Alvalade: PSD/CDS -PSD/CDS/MPT.PPM- 3041 votos (54,65%); PS -1680 votos (30,19 %); PCP - 383 votos (6,88%); BE - 289 (5,19%); Abstenção/Votos Brancos/Votos Nulos: 43,36%

 

Assembleia de Freguesia do Campo Grande: PSD-CDS-PPM -  2.398 votos (43,29%); PS - 2069 votos( 37,35%); PCP -PV - 524 votos(9,46%); BE -365 votos (6,59%); Abstenção/Votos Brancos/Votos Nulos: 46,65%

 

Assembleia de Freguesia de São João de Brito: PSD/CDS/MPT.PPM- 3.869 votos (53,9%); PS -2.078 (28,95%); PCP - 471 votos (6,56%); BE - 372 votos (5,18%); CPL- 113 votos (1,57%);   PNR-50 votos (0,70%). Abstenção/Votos Brancos/Votos Nulos: 44,71%

 

Partidos, Movimentos, Candidatos, Programas e Comentários

Estas eleições autárquicas foram as primeiras em que se assumiu a irrelevância das campanhas para as assembleias de freguesia em Lisboa. O objectivo dos partidos políticos foi concentrar todas as atenções em volta dos alegados candidatos à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Abstenção: 

Antes das eleições escrevemos: "A completa ausência de ideias para resolver os graves problemas que enfrenta a cidade de Lisboa, revelam a enorme pobreza dos candidatos. Perante este confrangedor panorama, estamos convictos que cerca 50% dos eleitores se irão mais uma vez abster. " 

Embora os resultados da abstenção em Lisboa não tenham atingido os 50%, a verdade é que os 46,6% obtidos, estão claramente acima da média nacional (41%). Um facto revelador do alheamento da população das propostas dos diferentes partidos políticos.

Tendência:

A personalização das eleições na figura dos candidatos à Câmaras Municipais esvaziou de sentido as eleições às Juntas de Freguesia. Em Alvalade, Campo Grande e São João de Brito, à semelhança do que ocorreu por toda a cidade, a maioria dos partidos políticos nem sequer apresentou propostas para as diferentes freguesias. O deserto de ideias nunca foi tão grande.

  

António Costa (PS)

Em 2007, cerca de 10% dos eleitores deram-lhe o seu voto, tanto bastou para ganhar as eleições. Os que votaram nele esperavam que fizessem uma limpeza radical à corrupção, parasitagem e laxismo que reina na CML. A única coisa que fez foi deixar que alguns inquéritos fossem realizados e parte das suas conclusões fossem tornadas públicas. Nestes dois anos limitou-se a contemporizar com tudo o que encontrou. O que estava mal, mal ficou. 

O seu principal trunfo nesta eleições é o pagamento das dívidas aos pequenos fornecedores, e re-negociação das dividas da CML com os bancos. Quanto ao resto revelou-se incapaz de atacar os problemas que bloqueiam a cidade, a começar pela própria Câmara.

O que é se propõem fazer para os próximos anos? 

1. Dar prioridade às pessoas: Desimpedir os passeios de automóveis.

2. Criar oportunidades: promover a reabilitação urbana e o arrendamento.

3. Sustentabilidade: promoção dos transportes públicos, uso de bicicletas.

4. Emprego: turismo.

5.Admnistração autárquica: descentralização de serviços. 

O programa eleitoral é muito genérico. No essencial, propõe-se manter o que está, e sem grandes sobressaltos e ao longo dos próximos 4 anos introduzir melhorias pontuais na gestão da cidade. 

Outros candidatos:

-Ana Sara Brito, a vereadora de habitação social de António Costa (2007-2009). Ficou célebre em 2008 ("Lisboagate" ) quando se ficou a saber que entre 1987 e 2007, na rua do Salitre, possuía uma casa da CML. Em teria estas casas destinavam-se a pessoas com graves carências económicas, mas na prática acabavam por ser dadas a dirigentes, funcionários camarários e a uma vasta cambada que vive à custa do erário público. Na época, Ana Sara Brito detinha o pelouro da Acção Social e geria a atribuição de habitações sociais. A inclusão do seu nome nas listas de António Costa foi sentido por milhares de pessoas que vivem em condições degradantes na cidade como um verdadeiro insulto. Não foi eleita a 11/10/2009.

- Catarina Vaz Pinto, casada com o ex-primeiro-ministro António Guterres. Antiga secretária de estado da Cultura (2007-2000), no governo de Guterres, tendo-se revelado um completo desastre nestas funções.

Resultados eleitorais:  9 vereadores (Maioria Absoluta)

 

Santana Lopes (PSD / CDS )

 

A sua passagem pela CML, entre 2002 e 2005, continua a ser recordada como uma página negra na história da cidade de Lisboa. A política foi substituída pelo mais repugnante espectáculo feito com o dinheiro dos contribuintes. A corrupção atingiu proporções assustadoras. 

 

A actual dirigente do PSD - Manuela Ferreira Leite -, numa atitude provocatória para com os habitantes de Lisboa, impôs de novo o seu nome para a presidência da Câmara.

O que é se propõem fazer para os próximos anos? 

 

1. Túneis

 

2. Investir na requalificação dos bairros sociais, onde residem actualmente entre 25 e 30% da população da cidade. Um número de votantes não desprezível.

 

3. Prosseguir com a política espectáculo.

 

Outros candidatos:

 

Sem surpresas Santana Lopes faz-se acompanhar de uma lista de inqualificáveis personagens, cada qual pior  que a anterior.   

 

Resultados eleitorais:  7 vereadores

PSD, o exemplo perfeito da choldra partidária !

A queda do regime monárquico, em 1910, ficou a dever-se não à força dos republicanos, mas à podridão que minava os partidos monárquicos. A 1ª. República (1910-1926) nasceu refém de políticos republicanos incompetentes e corruptos, que prepararam em pouco tempo o caminho para uma longa ditadura (1926-1974). 

Os principais partidos políticos da 3ª. República, nascida em 1974, continuam a repetir todos os erros do passado e mais alguns. Por força da entrada de Portugal na União Europeia (1986), não está hoje em causa o regime democrático, mas a prosperidade do país minado pelos descrédito das suas instituições políticas e jurídicas.

O PSD ao nomear para as eleições, em 2009, candidatos como Pedro Santana Lopes (presidência da CML), António Preto e Helena Lopes da Costa (Assembleia da República) prestou um péssimo serviço ao país.

Com estas nomeações deu um claro sinal que no PSD a ética política é uma questão secundária. A questão assume contornos de enorme gravidade dado surgir numa altura em que muitos ex-dirigentes do PSD estão abraços com a justiça por envolvimento em casos de corrupção e outras trafulhices. 

Ruben de Carvalho (PCP)

Um programa que é praticamente o mesmo ao longo de muitos anos, revelando a continuidade dos mesmos problemas ou a ausência de novas ideias. 

 

Resultados eleitorais:  1 vereador

 

Luís Fazenda (Bloco de Esquerda )

 

Um deserto de ideias para a cidade.

Resultados eleitorais:  Não elegeu nenhum vereador

 

 

Eleições para a Junta de Freguesia do Campo Grande

A situação no Campo Grande era de enorme confusão. A junta presidida por Valdemar Salgado estava profundamente envolvida em manobras para viabilizar negociatas na freguesia. Em pleno período eleitoral recorreu a todos os meios para promover o candidato do PSD - Pedro Santana Lopes - que acabou derrotado. Mais

 

   
   
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque