Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   Anterior

Para a Avaliação do Mandato do PS em Alvalade

2013- 2017

A atual freguesia de Alvalade, formada em 2013, com os seus cerca de 31 mil habitantes, é uma das maiores das cidade de Lisboa.

Temos que reconhecer que desde 2013 então muita coisa mudou para melhor nesta zona da cidade. Muitas destas melhorias não se devem exclusivamente à ação da Junta de Freguesia, mas resultam de uma estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, EMEL e outras entidades.

Este mandato autárquico pode ser divido em duas fases: a primeira de 2013 -14 foi centrada na organização da junta; a segunda de 2015 -17 foi marcada por uma maior intervenção nos espaços públicos, marcado também pelo crescente afastamento do presidente da junta - André Moz Caldas.

1. Organização da Junta de Freguesia.

A união de três juntas de freguesia implicou durante 2013 e 2014, um vasto de organização de uma nova entidade. O número de funcionários passou de 12 pessoas para 111. A junta recorreu ao trabalho pontual de alguns elementos, que quando sairam interromperam de forma abrupta vários projectos. Foi reorganizada rede de polos de atendimento (P. Azinhaga dos Barros, P. dos Coruchéus, P. Teixeira de Pascoais, 2014), reabilitado também um edificio para os serviços centrais, etc. Neste mandato a junta realizou investimentos superiores a 4 milhões de euros.

Os grandes obreiros na mudança em Alvalade foram os trabalhadores da limpeza e higiene. A falta de civismo de muitos moradores e comerciantes ultrapassa todos os limites do aceitável, mas a Junta de Freguesia insiste em não aplicar medidas punitivas.

2. Limpeza e Higiene Urbana

- A melhoria da limpeza das ruas, um facto só por si assinalável. Proliferavam as lixeiras pela freguesia de Alvalade. A junta fez questão de obter a certificação de qualidade (norrma ISO 9001.2009) em 2015. Adaptações no parque de equipamento de limpeza na Rua das Murtas, etc.

- Diponiblização de sacos para os donos dos cães apanharem a porcaria dos mesmos. Uma iniciativa que se tem revelado um total fracasso.

3. Espaços Verdes

- Recuperação do lado sul do Jardim do Campo Grande

- Requalificação da Mata de Alvalade/Parque José Gomes Ferreira

- Abertura do Parque Aquilino Ribeiro Machado, com hortas urbanas

- Requalificação de vários jardins pequenos. Foi uma das medidas mais sentidas pelos moradores de Alvalade habituados que estavam à degradação em que os mesmos se encontravam. Destaques: Jardim da Rua Teixeira sde Pascoais,

- Requalificação de alguns logradouros da Av. dos EUA, e de dois na Rua Afonso Lopes Vieira para parques de estacionamento, para além do Logradourio da Rua Mem de Sá

- Substituição de árvores em vários arruamentos, como na Avenida do Brasil, onde falhou a recuperação dos logradouros.

- Parques Infantis. Foram construidos ou recuperados vários: Parque Infantil dos Coruchéus, da Rua José Duro, da Praça Andrade Caminha, etc.

4. Educação

- Requalificação de seis escolas básicas na freguesia

- Centro Infantil de João de Deus

- Três novas salas de jardim de infância na Escola Básica de São João de Brito

- Requalificação dos espaços envolventes de algumas escolas

- Abertura do Centro Académico de Lisboa (antigo Caleidoscópio),

5. Solidariedade Social

- Apoio aos refugiados. Dádiva de 50 mil euros.

- A criação do Conselho Social de Alvalade (CSA), constituiu uma promissora iniciativa que permitiu que multiplas entidades públicas e privadas na freguesia se conhecessem e pudesem trabalhar em rede. O número de adesões tornou-o no maior CS de Portugal ! Apesar da dimensão o único trabalho concreto foi apenas um documento - Retrato Social de Alvalade (2017).

Através do CSA André Moz Caldas deu-se a conhecer às várias entidades da freguesia, mas pela sua sistemática ausência tornou-se num péssimo cartaz da sua ação como presidente. Muitos dos que participaram nesta iniciativa sentiram-se usados ou defraudados nas expectativas de ação que depositavam na CSA.

Biblioteca Manuel Chaves Caminha, na Avenida Rio de Janeiro. Um espaço desperdiçado para o conhecimento e divulgação da história do atual território da freguesia de Alvalade. Quase nada, do muito que tem sido publicado, consta no acervo da biblioteca, nem sequer as publicações da atual e das anteriores juntas de freguesia.

6. Cultura

- Promoveu e financiou diversas iniciativas culturais para chamar à atenção para o excelente património urbanístico da freguesia, embora a maior parte esteja adulterado ou irreconhecível na sua traça original. 

A iniciativa - Lisbonweek2015 (10 a 19 de Abril de 2015) - foi execelente, mas a Junta de Freguesia não soube tirar partido do investimento realizado para promover uma nova imagem de Alvalade, que não se pode circunscrever ao Bairro de Alvalade de Faria da Costa. Falta por completo uma visão integradora de Alvalade, um problema crónico.

- A Biblioteca Manuel Chaves Caminha foi melhorada e muitos aspetos, nomeadamente no espaço infantil. No entanto, é absolutamente incompreensível que não tenha uma única parteleira, nas suas muitas estantes, dedicada às publicações sobre o território da atual Junta de Freguesia de Alvalade. NADA ! Nem sequer possui um colecção dos boletins publicados pela atual junta de freguesia, sob o pretexto que "não guarda periódicos". No acervo da biblioteca que conta com mais de 10 mil livros, não constam obras básicas sobre o Bairro de Alvalade ou o Campo Grande. Inacreditável !

Novo Parque de Estacionamento na antiga Quinta do Narigão

7. Mobilidade e Estacionamento

- A regularização do estacionamento em toda a freguesia de Alvalade, que passou a ter 18 zonas, constitui uma obra notável. Porque permitiu acabar com o caos no estacionamento que durante décadss reinou em Alvalade.

- Abertura de vários parques de estacionamento: Mercado de Alvalade Norte, Parque das Confeiteiras, Dois parques na Rua Afonso Lopes Vieira, Parque na Quinta do Narigão.

- Diversas obras de fundo, em colaboração com a CML, como a repavimentação das ruas. A Junta em relação à Rua Alberto de Oliveira, neste contexto, merece um elogio particular, pois corrigiu um tremendo erro da CML.

- Transporte Porta-a-Porta (2014). A sua utilização foi um verdadeiro fracasso.

- Difusão dos limitadores de passeios, vulgo pilaretes. Chamada a intervir para evitar o estacionamento abusivo em muitas passeios e ciclovias, a Junta nem sempre soube agir com a eficácia que se exigia. como foi o caso na entrada sul do Horto do Campo Grande, na Alameda da Cidade Universitária. A degradação crescente deste espaço é a prova provada do que dizemos. Em dias de futebol no Estádio do Sporting esta e muitas outras zonas são devastadas.

Paragem de autocarros na Av. do Brasil. A Junta de Freguesia alega que não pode intervir porque o terreno é privado, enquanto a situação não se esclarece, as pessoas que por ali circulam são frequentemente obrigadas a andar pela rua, o espaço é ocupado com automóveis abandonados e muito lixo.

- Paragens de Autocarros. Em muitas delas, como a da Avenida do Brasil, junto ao Campo Grande, as intervenções da Junta têm sido minimalista, quase nada melhorando as condições degradantes que suportam todos os dias centenas de pessoas.

Bairro de São João de Brito. O local mais concorrido nas eleições aurárquicas de 2017, com quase toodos os partidos a defenderem que se devem legalizar todas as barracas e casas construídas no local.

8. Urbanismo, Requalificação de Espaços Públicos

- Inicio do processo de legalização, limpeza e requalificação do Bairro de São João de Brito (2017), que tem sido local obrigatório de visitas nesta campanha eleitoral.

- Legalização das casas de duas cooperativas no Bairro Fonsecas e Calçada

- Logradouros. Clarificação da situação dos espaços sobrantes, permitindo identificar mais de 18 mil m2 só no "Bairro das Caixas" (células 1 e 2). Apesar disto, a Junta/CML/PSP/Policia Municipal de Lisboa revelam uma total inação perante a apropriação por privados de espaços públicos.

9. Inovação e Comércio

- Requalifficação do Mercado de Alvalade Norte e do Mercado do Levante

- Mercado de Natal, Concurso Gastronómico de Sabores de Alvalade, etc.

Pavilhão Municipal da Freguesia de Alvalade

10. Desporto

Entre as várias iniciativas desportivas desta junta que merecem algumn destaque, está a participção nas Olisipíadas, no qual a freguesia conta com o maior número de participantes em Lisboa, para o qual muito contribuiu a ação do vogal do PCP. O apoio à pratica do ciclismo é outro dos destaques assinaláveis.

- Pavilhão Municipal da Freguesia de Alvalade, no Bairro de Fonsecas e Calçada

- Requalificação do Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito, com o arranque da construção do Bulldog Stadium

11. Segurança

Não foram notórias as mudanças na área da segurança. O Retrato Social da Freguesia de Alvalade (2107), assinala com clareza que o sentimento de insegurança agravou-se.

A Junta para apoiar a ação da PSP tem oferecido à 18ª. Esquadra diverso material, como um carro eléctrico (set.2017), bicicletas e computadores.

Apesar disto, temos que registar várias melhorias: a libertação dos passeios de automóveis, melhorou a vida de quem anda neles. A melhoria da iluminação pública em muitos lugares da freguesia aumentou a sensação de segurança.

O vandalismo continua a ser um problema, a que não escampam monumentos, como a Estátua de Santo António na Praça de Alvalade, cuja base foi danifica, ou o percurso de Matématica no Jardim do Campo Grande.

12. Fiscalização

A Junta de Freguesia de Alvalade durante este quatrom anos evitou sempre sancionar os infractores, mesmo quando tinha competências para agir.

Foi sistematicamente alertada pelos moradores para a apropriação de espaços públicos, nomeadamente nos logradouros do Bairro das Caixas e nada fez. Desta forma transmitiu um sinal que a impunidade era para continuar.

Foi alertada  para vandalismo provocado pelos donos de cães nos jardins que acabara de requalificar e nada fez. O resultado foi andar a esbanjar dinheiro em obras que passado pouco tempo já estão degradadas.

Foi alertada para a porcaria que muitos estabelecimentos fazem nos passeios públicos, colocando por vezes em risco a saúde pública, e nada fez.

João Ferreira, o candidato do PCP, na última assembleia descentralizada no Caleidoscópio, assegurava que esta posição das juntas em ignorarem a vandalização dos espaços públicos devido aos seus presidentes temerem perder votos com ações repressivas.

Conclusão: a JF de Alvalade chumba em toda a linha na fiscalização e na repressão dos infractores nas áreas que lhe foram atribuídas. Prefere esbanjar dinheiro ou ignorar situações em que devia actuar só para não perder votos.

Avaliação

Tratam-se de um conjunto de ações, realizadas em quatro anos, que não têm paralelo nos últimos quarenta anos na freguesia de Alvalade.

O resultado da ausência de André Moz Caldas à frente da Junta, como dissemos, provocou uma crescente descoordenação nas ações em cursos na freguesia, que a custo vogais, assessores e técnicos procuraram colmatar.

Nesse sentido, apesar do meritório trabalho realizado pela junta de freguesia, devido ao afastamento de André Moz Caldas, a sua reeleição está cada vez mais dependente da apreciação que os eleitores fizerem do trabalho de Fernando Medina à frente da CML.

   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque