Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   Anterior

Partidos Políticos Candidatos

à Assembleia de Freguesia de Alvalade

 

PSD - Partido Social Democrata

O PSD no território da atual freguesia de Alvalade foi durante décadas o principal partido em número de votantes. Nas eleições para as antigas assembleias de freguesia em 2001, coligado com o PPM, obteve 9.979 votos. Nas eleições de 2005 desceu para 9.003 votos. Nas eleições de 2009, coligado com o CDS-PP, conseguiu apenas 8.909 votos. Nas eleições de 2013, coligado com o CDS-PP e o MPT, foi o descalabro obtendo apenas 4.190 votos !

O que justifica estes resultados eleitorais? Três explicações tem sido apontadas:

a) A prestação dos últimos candidatos à presidência da câmara municipal de Lisboa - Santana Lopes, Fernando Negrão e Fernando Seara -, refletiu- se negativamente nas eleições para as assembleias de freguesia. Todos deixaram uma péssima imagem do PSD na câmara municipal de Lisboa. Pior era impossivel !

b) Os candidatos do PSD às presidência das assembleias de freguesia, neste território, têm sido péssimas escolhas. Envolveram as juntas de freguesia, como documentamos, em intrigalhadas partidárias, em negociatas com o património público, etc.

c) Alvalade em 2013 não é constituida pela mesma tipo de população que nos anos 80 e 90 do século XX. A composição social desta zona, nomeadamente do território das antigas juntas de Alvalade e de São Joãod e Brito, foi alterada. Um parte significativa das pessoas que aqui vivia tinha ligações à ditadura (1926-1974), mas entretanto faleceram ou mudaram-se para outros locais. As novas gerações tem uma mente mais aberta, procuram outras opções políticas para além daquelas que localmente a direita lhes oferece.

As eleições de 2017, por tudo isto, são um verdadeiro teste ao PSD em Alvalade. Ou continua a fundar-se, ou começa a recuperação do eleitorado. Resta saber se João Pessoa e Costa é a pessoa indicada para o fazer.

Francisco Camacho, candidato do CDS-PP à presidência da junta de freguesia de Alvalade em campanha. Foto:27/09/2017

CDS-PP

O último grande resultado do CDS-PP no território de Alvalade ocorreu nas eleições autárquicas de 2001, quando obteve para as asembleias de freguesia 2.439 votos. Nas eleiçoes de 2005 conseguiu apenas 1.707 votos. Face a estes magros resultados passou a aliar-se ao PSD.

O maior número de votantes neste partido foi sempre no território da antiga freguesia de São João de Brito. Estamos perante um partido que não possui uma efetiva implantação na freguesia, mas que graças a excelentes campanhas eleitorais protagonizadas pelos seus líderes nacionais (Paulo Portas e Assunção Cristas) conseguem superar as melhores expectativas em votações locais.

O CDS-PP, nas eleições de 2017, aposta em força en Alvalade tentando ocupar o espaço deixado em aberto pelo PSD.

André Moz Caldas em campanha. Conseguirá voltar a ganhar as eleições de 2017, como fez de modo surpreendente em 2013 ?

PS - Partido Socialista

O PS foi desde 1977 uma importante força poltica neste território, em particular na área da antiga freguesia do Campo Grande.

Coligado com o PCP e o PEV, em 2001, conseguiu 6.632 votos para as assembleias de freguesia. A derrota no Campo Grande foi um sério revez, provocada por um desastroso presidente de freguesia que se envolveu em negociatas. Concorreu sozinho nas eleições de 2005, onde aprofundou a sua queda - 4.185 votos.

O desatre da gestão do PSD na CML e nas juntas de freguesia permitiu uma reviravolta do PS nas eleições intercalares para a CML em 2007. Nas eleições para as assembleias de freguesia em 2009, sozinho, obteve aqui um total de 5.827 votos !. Nas eleições de 2013 aumentou para 6.592 votos.

Conseguirá manter esta votação ou aumentá-la? Esta é a grande desafio que se coloca a André Moz Caldas, o candidato do PS à presidência da junta de Alvalade.

PCP- PEV CDU

Os históricos do PCP em Alvalade estão a desaparecer, dada a sua avançada idade. A média de idades da lista do PCP/PEV em 2017 é de 55,2 anos. O número de votantes nesta força política nunca foi muito expressivo. Em 2005, por exemplo, conseguiu um excelente resultado - 1.750 votos. Nas eleições de 2009, fixou-se nos 1.378 votos. Em 2013 ficou nos 1.053 votos.

Um bom resultado para o PCP/PEV é manter um resultado que lhe permita ter pelo menos uma voz na composição da junta de freguesia.

BE- Bloco de Esquerda

Os bloquistas tem tido uma presença discreta na freguesia de Alvalade, com excepção de um ou outro episódio nas escolas secundárias. Em 2001 obtiveram 371 votos e em 2013 um total de 640, o mais expressivo resultado desde que concorrem neste território. Veremos qual o apoio que conseguem em 2017.

PAN

 

   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque