Poluição e Higiene Urbana


Contaminação dos Solos em Alvalade

Bomba de Gasolina. Rua Frei Miguel Contreiras. Foto:4/02/2020

A Assembleia Municipal de Lisboa, onde habitualmente nada de relevante se passa, no dia 4 de Fevereiro de 2020 reconheceu que Lisboa não tinha um mapa dos solos contaminados ou potencialmente contaminados. Este conhecimento só é obtido quando as obras avançam e é que se descobre que os solos estão contaminados. Os trabalhadores envolvidos são deste modo expostos a graves riscos, nomeadamente cancerígenos.

Este conhecimento prévia é possivel e na maioria dos casos é simples de obter. Locais onde existem ou existiram estações de combustíveis são espaços potenciamente contaminados. A contaminação não se confina à área que ocupavam, propaga-se pelos lençóis friáticos e aquiferos existentes no solo. As consequências são gravissimas para a saúde pública, riscos que são descuradas pelas autarquias aquando do licenciamento das obras. Em Alvalade o panorama é duplamente precupante. Continuam a proliferar na malha urbana "bombas de gasolina". Algumas já foram fechadas mas os locais onde existiam não estão identificados. Quatro destas bombas estão coladas a habitações, o que constitui só por si um grave problema de segurança que não está devidamente acautelado.

Bomba de Gasolina. Praça Gonçalo Trancoso. Foto:4/02/2020

Bombas de Gasolina junto a Habitações

Bomba de Gasolina. Av. da Igreja

Bomba de gasolina. Av. Rio de Janeiro

A freguesia de Alvalade é em Lisboa aquela onde se concentra o maior número de bombas de gasolina junto a habitações. Uma situação perigosa para o moradores e que tem suscitado ao longo dos anos contínuos protestos.

"Aumento Exponencial da Poluição em Alvalade"

"O aumento do trafego aéreo no Aeroporto de Lisboa tem graves consequências para a freguesia de Alvalade: o aumento da poluição sonora e atmosférica, mas também um maior risco. Não espantou nenhum morador da zona do Campo Grande, quando a organização ambientalista Zero constatou, em Julho de 2019, que durante a noite o ruído dos aviõesultrapassava os valores permitidos por lei. Durante o dia a situação também é gravissima, pondo em risco a saúde pública. Aquando do anúncio das obras de expansão do aeroporto foi "garantido" que entre Janeiro e Junho de 2020 não haveria tráfego aéreo entre as 23h30 e as 6h30, uma "garantia" que ainda não se fez sentir."

Estas eram as palavras neste jornal em Março de 2020 quando a Pandemia provocou a suspensão do tráfego áereo. A mudança imediata, sem transições. A população de Alvalade passou a usufruir de um SILÊNCIO que ninguém tinha memória. O ar tornou-se respirável, ao longe as formas das coisas ficaram mais nítidas. A questão é que todos sabemos que nada disto irá durar. Em fins de Junho aos aviões estavam de volta... mas ainda muitos poucos. Mais

Higiene Urbana

Limpeza Confinada

Foto: Rua Violante do Céu, 10 Junho de 2020

Ao longo de 2020 a limpeza dos espaços públicos sofreu várias oscilações em função das vagas da pandemia. No começo da primeira vaga, em Março de 2020, muitos serviços públicos foram encerrados. A limpeza das ruas foi visivelmente descurada assistiu-se ao amontoar do lixo um pouco por toda a freguesia. Passada a primeira vaga em Maio e Junho iniciou-se um lento desconfinamento. Na freguesia de Alvalade assistiu-se a um movimento inverso: os serviços de limpeza assegurados pela junta de freguesia, sob a liderança da vogal - Cristina Lúcia Camilo Vieira - diminuiram ainda mais a sua atividade. O resultado foi o proliferação lixo e ervas por toda a freguesia numa dimensão sem paralelo no passado recente. Durante a trégua do verão a limpeza q.b. foi resposta, numa altura que o novo executivo da Junta de Freguesia (2021-2025) ansiava por organizar "espectáculos" ter alguma visibilidade. No Outono assistiu-se de novo ao agravar da pandemia e a limpeza piorou. Com o inverno houve algumas melhorias. As fortes chuvadas quando não provocaram danos e até melhoraram a limpeza das ruas. No ano de 2021 a situação voltou à incúria anterior. Em Outubro de 2023, a vogal da junta com o pelouro da higiene urbana, continuava a atribuir a degradação dos serviços de limpeza na freguesia à Pandemia (revista Alvalade, nº. 28, Agosto/Novembro de 2023).

Limpeza de fardas. "O que se Passa na Junta de Alvalade ?" (Fev. 2022)

Posto de Higiene Urbana das Murtas

Seis meses depois das eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021 sucediam-se já os casos na Junta de Freguesia de Alvalade. Desta vez foi a limpeza das fardas do pessoal da higiene urbana. A nova vogal com este pelouro - Cristina Lúcia Camilo Vieira -, tomou a decisão de mandar suspender o contrato da limpeza dos equipamentos usados pelos trabalhadores. "Que os lavassem em casa!". Confidenciou-nos quem a conhece que esta vogal não tem tempo para pensar, trabalha em simultâneo em duas freguesias. Perante os justos protestos dos trabalhadores, acabou por prometer que a Junta iria adquirir uma máquina de lavar roupa. O assunto para Amaral Lopes, ao que apuramos, passou-lhe ao lado. Andava ocupado com uma série de "projectos culturais" e na contratação de artistas, fotógrafos, pessoal técnico e assessores para a realização dos espectáculos e exposições de "grande qualidade" que pretende promover. O episódio foi na altura aqui registado.

Em Outubro de 2023, a mesma vogal apresentou a aquisição da máquina de levar e a contratação de uma trabalhadora para esta tarefa como um ideia sua, registando inclusive que realizou uma poupança de mais de 90% ! (revista Alvalade, nº. 28, Agosto/Novembro de 2023).

Vazadouros Ocasionais

Se há tema recorrente nas redes sociais, o da higiene urbana é um deles. Talvez seja mesmo o primeiro. Na verdade basta um simples percurso pela freguesia para se encontrar não apenas lixo, mas verdadeiros vazadouros. A actual Junta de Freguesia (2021-2025) tem, como se sabe, outras prioridades. Foto: Avenida da Igreja, 1 de Julho de 2022. Mais

Prioridades 

As redes sociais estão repletas de imagens que nos remetem para situações com que se deparam dia-a-dia os fregueses de Alvalade resultantes  da inoperância da Junta de Freguesia. Foto: RS, Av.Dom Rodrigo da Cunha, 12/07/2022

A falta de limpeza dos espaços públicos e na manutenção dos espaços verdes atingiu proporções que não podem ser ignoradas. O problema era previsivel. A explicação como temos verificado prende-se com pouca atenção que lhes são dedicadas por parte do actual executivo da Junta de Freguesia, em especial os vogais com os pelouros da Higiene Urbana e dos Espaços Públicos.  Não moram na freguesia e os seus assessores não os previnem ou não tomam as medidas  necessárias.  Nas sessões da Assembleia de Freguesia de Dezembro de 2021 foram alertados para situação que poderia ocorrer. Havia que a tempo e horas lançar concursos públicos e  firmar contratados com as empresas que realizam estes trabalhos. A Junta não tem funcionários para o fazer.  Os meses foram poassando e o assunto só preocupou o executivo em Maio de 2022 ! A partir daqui tem sido um continuo improviso e adiamento em a adiamento dos contractos. Prioridades... 

A Limpeza das Ruas nas Redes Sociais

Foto: 9/03/2021

O tema da falta de limpeza das ruas e recantos de Alvalade é de longe aquele que provoca maior número de denuncias nas redes sociais. Durante as eleições autárquica a frequência de "posts" aumenta exponencialmente. Se em muitos casos a situação é real, na maioria deles é claramente fabricada ou empolada. Três entre muitos outros exemplos:

- Num qualquer canteiro coloca-se uma saco de lixo (falta de civismo), tira-se uma fotografia e coloca-se a mesma no facebook denunciando de seguida a falta de limpeza em espaços públicos.

- Atira-se literalmente todo o tipo de lixo para a rua (colchões, móveis, malas, etc), documenta-se fotograficamente a situação, e de seguida alguém na internet denuncia mais um caso da incúria dos serviços camarários responsáveis por este tipo de recolhas.

- Os restaurantes, cafés, pastelarias e outros similares são obrigados a limparem o espaço em frente aos seus estabelecimentos. Uma prática corrente em qualquer país minimanemente civilizado. Embora a esmagadora maioria não o faça, mas alguns não deixam de "postar" no Facebook a incúria dos serviços de higiene urbana que não lhes varreu a soleira da porta do estabelecimento.

A situação atingiu tais proporções em Alvalade que os próprios trabalhadores encarregues da higiene urbana sentiram-se ofendidos. Testemunham que limpam um dado espaço que pouco é transformado numa lixeira, cuja imagem é logo publicada na internet, como o exemplo da porcaria que alastra pelo bairro. Revoltados com a situação, cerca de uma dezena destes trabalhadores passaram também a "postar" nas redes sociais repostando a falsidades de moradores ou outros que se dizem habitar na freguesia..

Somos os primeiros a apontar as deficiências dos serviços de higiene urbana na freguesia, há todavia uma coisa que não escondemos: a enorme falta de civismo demonstrada quotidianamente por muitos moradores, pouco importa a sua idade ou a formação académica.

Falta de Civismo ou Falta de Manutenção ?

Pouco passava das 10 horas da manhã, do dia 17/08/2021, quando uma jovem mãe segurando um saco de lixo dirigiu-se para uma "eco-ilha" existente na rua Dr. Gama Barros. A contrário do que seria de esperar colocou o saco junto a um das aberturas. Quem ali estava observou o acto, classificou-o como mais uma prova da falta de civismo de grande número de fregueses. A explicação não tardou. Enquanto ajeitava uma criança no carrinho referiu a razão deste e outros sacos de lixo estarem a amontoarem-se no local : a eco-ilha estava cheia. Foto:17/08/2021

Um Cuidado Pouco Habitual

Os sapatos colam-se ao pavimento dos passeios e as viaturas ficam cobertas de cola libertada pelas árvores. A forma de evitar este problema explicou-nos pacientemente o senhor César é pulverizá-las primeiro com um detergente apropriado e depois com água. Foto: 13/07/2021

Pombos cercam Restaurante

O problema não é novo e há quem queira que persista. O simpático restaurante de comida nepalesa na Av. do Brasil está continuamente cercado de pombos. Nada os consegue afastar, mesmo em tempo de pandemia. A razão é simples: alguns vizinhos "amigos dos animais" teimam em alimentá-los. O resultado é uma elevada concentração de aves no local pondo em risco a saúde pública. Foto: 8/03/2021

Tenha Vergonha. Não Suje as Ruas*

Pombos

O aumento da população de pombos, devido ao excesso de alimentos, tornou-se num grave problema na cidade de Lisboa.

Abundam fezes nos passeios

Restos de ninhos, excrementos e animais mortos entopem as sarjetas e algerozes, destroem monumentos.

O contacto com as suas fezes, parasitas e penas pode provocar problemas alérgicos e  respiratórios, para além de transmitirem doenças como a Salmonelose, a Criptococose, a Ornitose, especialmente aos grupos mais vulneráveis da população (crianças, idosos e imunodeprimidos).

O que fazer?

Não alimente os pombos !

Limpe e desinfecte com regularidade as caleiras e locais onde se abrigam e defecam.

Vila Afifense

Conhece as ruinas da antiga Vila Afifense nas traseiras da Rua Dr. Gama Barros, junto à Avenida de Roma? Sabe que ainda aqui vivem pessoas no meio de lixo e barracas? Sabia que no local existia um posto de limpeza da CML/Junta de Freguesia ? Foi já aprovado a requalificação de todo o espaço, mas as obras nunca mais começam. Mais

Lixeira das Murtas

Foto:7/02/2020

Toda a zona da Rua das Murtas, traseiras da Universidade Lusófona e do Colégio de S. Vicente de Paulo continua transformada numa imensa lixeira. O projecto de ligação do Campo Grande-Calvanas à Alta de Lisboa foi metido na gaveta. Mais

Barracões Abandonados e Cheiros Pestilentos

Quem se dirige à Piscina do Complexo Desportivo Universitário de Lisboa depara-se do lado esquerdo com um cenário de barracões em ruinas do Hipódromo do Campo Grande. A conhecida guerra entre a Universidade e o Hipódromo tem destas consequências...

Virado para a Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade, o Hipódromo não arranjou melhor sítio para construir barracas, amontoar lixo e estrume de cavalos. Quem trabalha perto do local afirma que o cheiro em certas alturas é pestilento. Foto: Nov. 2019 .

"Jardim" junto à Escola Básica Almirante Gago Coutinho (Setembro de 2015)

A escola estava, em 2015, literalmente rodeada de lixo e ruinas. As esculturas de Stela Albuquerque estavam e estão mutiladas. O ambiente era convidativo à frequência de marginais. Mais

Os Heróis de Alvalade

Faça sol ou chuva alguém tem que limpar as ruas, desobstruir as sarjetas... Quem o faz ? (foto:21/12/2019)

A Visibilidade Preocupa

"Apesar das melhorias sentidas na limpeza de muitas ruas com a passagem da sua competência para as juntas de freguesia, a verdade é que nas zonas de menor visibilidade o que abunda é lixo, escombros de obras e barracas. Os exemplos são muitos.  Traseiras da Escola Básica de Santo António (antiga Escola Primária 33). Setembro de 2015.

Parece um cenário parece de guerra, mas não é. Aqui habitam pessoas  e até existem pequenas oficinas. Lixo, escombros, construções abarracadas, pombais, etc. A situação era assim em 2015, passados quatro anos nada mudou, muito pelo contrário, está pior." A junta de freguesia, em 2021, resolveu intervir requalificando grande parte da envolvente poente da escola.

A Universidade perante os desafios do Antropoceno

A Universidade de Lisboa (UL), no dia 24 de Outubro de 2023, Dia Mundial da Luta Contra as Alterações Climática, organizou um conjunto de eventos na reitoria, subordinados ao tema:A Universidade perante os desafios do Antropoceno.Mais

Emergência Climática

Há sempre quem duvide que estamos perante uma catastrofe global e que é preciso mudar de vida. Uma mudança que todos somos chamados a participar hoje. Amanhã poderá ser tarde demais.

Numa colaboração com a Associação Portuguesa da Imprensa, no âmbito da iniciativa Word News Day  não deixe de ler a  importante entrevista com presidente do IPMA sobre a emergência climática. Mais

Responsabilidade Ecológica

Todos temos responsabilidades sobre o estado em que se encontra o planeta. Não raro somos assaltados pela pergunta: como foi possível chegar a esta situação ?A resposta, talvez, esteja na forma como encaramos a natureza, o que nos remete para os paradigmas. Modos globais de pensar que determinam a forma como agimos. Mais

Antologia do Lixo de Lisboa

(Nota Cultural)

As lixeiras e a falta de higiene em Lisboa eram mundialmente conhecidas.  Desde o século XVI que muitos estrangeiros que nos visitaram ficaram impressionados com a porcaria nas ruas da cidade. Mais

 

 Assembleia Municipal de Lisboa "aprova" Regulamento de Higiene Urbana

A assembleia deu um importante passo para aprovação do novo Regulamento de Gestão de Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana de Lisboa (3/12/2019). A CML pretende que entre em vigor no início de 2020. O último regulamento data de 2004. Mais

Recolha Selectiva de Lixo

O novo sistema, iniciado em Abril de 2011 na actual Freguesia de Alvalade, mostrou que é mais adequado que o anterior para efectuar uma recolha selectiva do lixo.

Apesar disso muito são os que continuam a colocar sacos do lixo nas ruas em vez de nos contentores. Muitos dos que o fazem todavia também não respeitam as horas, nem os dias indicados para o fazer. O lixo orgânico, por exemplo, é frequentemente deitado nos contentores destinados à recolha de papel...

Recolha a Pedido

Para a recolha de objectos volumosos, tais como móveis, máquinas de lavar, frigoríficos, aparelhos eléctricos, resíduos de jardins e de construções, vidros, vidraças, etc. , pode solicitar a sua remoção gratuita pela CML:

O pedido pode ser feito:

  • No portal: Na Minha Rua"
  • Por telefone, através do 808 203 232 (das 08h00 às 20h00, de 2ª feira a sábado)
  • Presencialmente, nos Balcões de Atendimento.

Após formalização do pedido, deverá aguardar posterior contacto dos serviços para agendamento da recolha