Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

 

 

 

Educação

 

Escola Secundária Rainha Dona Leonor

Nova entrada da ESRDL (2011)

A rainha Dona Leonor ficou para a história pelas suas acções caritativas a favor dos pobres. A escola não se limitou a tomar Dona Leonor como patrona, tem-lhe seguido os ensinamentos, assumindo como uma das suas dimensões formativas, a prática da solidariedade. Nas muitas campanhas que aqui são organizadas ao longo do ano lectivo participam activamente alunos e professores. 

Frequência

A ESRDL é uma das mais procuradas em Lisboa pela qualidade do seu ensino, sendo por isso constituída por uma população escolar cada vez mais heterogénea. No ano lectivo de 2013/2014, tinha 1.429 alunos e 97 professores. No terceiro ciclo - 4 turmas do 7º. Ano; 4 no 8º.Ano e 5 turmas no 9º. Ano. No ensino secundário (10º., 11º. e 12º.Ano) tinha em cada um dos anos 10 turmas. 

Breve história do "Rainha"

O Liceu Rainha D. Leonor foi criado pelo Decreto - Lei nº. 36.495 de Setembro de 1947, para funcionar na zona ocidental da cidade de Lisboa com frequência exclusivamente feminina. 

Situava-se, na altura, na rua da Junqueira 66 - 68, no antigo Palácio da Ribeira, local onde passou a funcionar a Escola Secundária Rainha D. Amélia. 

Com a construção do actual edifício, a Escola instalou-se em 1961 no Bairro de Alvalade, freguesia de São João de Brito, em Lisboa, mantendo a frequência exclusivamente feminina. 

A partir do ano lectivo 1974/75, a população escolar, em estabelecimentos de ensino oficial, passou a ser mista, tendo o termo de Liceu dado lugar à designação de Escola Secundária. 

O ensino abrange actualmente do 7º. ao 12º. Ano, funcionando em regime diurno e nocturno.

José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal (2005-2011, em Março de 2007, anunciou um vasto programa de requalificação das escolas secundárias, que aguardavam à décadas por obras de conservação. No ano seguinte foi estabelecida da meta de 332 escolas até 2015. Apesar da crise económica internacional foram recuperadas até 2011 apenas 200 escolas, entre elas a ESRDL. O novo governo de direita (PSD-CDS) mandou parar todas as  obras, acabando com o programa de requalificação que estava em curso.

O projecto de remodelação da Escola Secundária Rainha Dona Leonor foi realizado pelo Atelier dos Remédios. Prémio Valmor 2011.

Escola Secundária Rainha D. Leonor

Rua Maria Amália Vaz de Carvalho, 1749-069 Lisboa

Telefone: 218428880 . Fax: 218470948

 

A ilustre patrona

Rainha Dona Leonor de Lencastre

Família: 

Bisneta de D.João I, neta de D. Duarte, sobrinha de D. Afonso V, esposa de D. João II e irmã de D. Manuel I. Prima do Imperador Maximiliano I da Alemanha e de Isabel, a católica de Espanha. 

Era filha o poderoso Infante D. Fernando (1453-1470), Condestável de Portugal, Fronteiro do Alentejo e Algarve, etc. Foi casado com a Infanta Dona Beatriz. Possuía a administração da Ordem de Santiago (1444-1470), para além do Ducado de Beja (1453) e os senhorios de Moura e Serpa, e parte dos exclusivos do fabrico de Sabão, das pescarias e do corso. Herdou do Infante D. Henrique, o Ducado de Viseu (1460), o senhorio da Covilhã e Algarve, os arquipélagos da Madeira, Açores e Cabo Verde e a administração da Ordem de Cristo (1460-1470).Era um dos homens mais ricos do seu tempo. Mais

 

 

Atividades

Visitas de Estudo

As visitas de estudo organizadas pelas escolas em muitos casos são a uma das raras oportunidades para os alunos conhecerem o país, contactarem com ambientes, obras e atividades que só conheciam através imagens ou textos. A ESRDL ao longo do ano tem um vasto programa de visitas de estudo que procuram alargar os horizontes dos alunos para além das salas de aula. A título de exemplo, destacamos apenas algumas que sabemos terem sido realizadas de forma sistemática longo dos anos:

- Visitas a casas de escritores: Camilo Castelo Branco (S. Miguel de Seide), Aquilino Ribeiro (Tabosa do Carregal, Sernancelhe), Eça de Queiróz (Tormes), José Régio (Póvoa do Varzim, Portalegre, comentário), Porto (Almeida Garrett), Manuel Teixeira Gomes (Portimão), etc.

- Locais evocados em textos literários: Almada (Frei Luis de Sousa), Leiria (Crime do Padre Amaro), Lisboa (Os Maias), Lisboa -S. Roque (Sermões do Padre António Vieira), Batalha e Centro Interpretativo (Fernão Lopes), etc.

- Visitas a empresas industriais ou agricolas, mas também a instituições de ensino superior são outras das atividades regulares proporcionadas pela ESRDL.

- Visitas a outros países, sobretudo a cidades emblemáticas como Roma, permitem alargar numa outra dimensão os horizontes culturais dos alunos.

Visita a S. Miguel de Seide, 2006

Visita a Roma, 2016

Projectos

Ao longo do anos os alunos são estimulados a envolverem-se em projectos, permitindo desta forma uma aprendizagem de trabalho em grupo, pondo em prática ideias muitas vezes geradas pelo próprio grupo.

Alvalências - (Alvalade + Competências) - Estudo de Caso

Experiências para o desenvolvimento de Competências Socioambientais

Numa feliz proposta de estudo, envolvendo experiências de desenvolvimento de competências socioambientais, alunos do 9º ano do AESDL andaram por locais diversificados e pouco frequentados de Alvalade. Publicamos três dos seus testemunhos do que viram, gostaram e do que acharam que urge corrigir. Mais

Cesário Verde em Alvalade

Um grupo de alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, no final do ano lectivo de 2017/8, andou pelas ruas e mercados de Alvalade, inspirados pelos belissimos poemas de Cesário Verde.Vejao que viram, cheiraram e se encantaram. Mais

 

Intercâmbios Internacionais

Projecto Lisboa-Petrópolis (Brasil), em 2003/2004, uniu alunos e professores de filosofia de dois continentes, tendo proporcionado várias visitas de estudo a partir de interesses comuns. Mais

De Lisboa para Petrópolis (Brasil), 2003

Aquele abraço, 2003

Atividades Desportivas

Entrou na rotina da escola a canoagem na Barragem de Montargil ou em Constância, mas também outras atividades realizadas fora do espaço escolar, como o surf na Costa da Caparica ou em Ribeira d`Ilhas (Ericeira).

Surf, Ribeira d`Ilhas, 2006

Formação Artística

A formação e sensibilização estética e criativa não se reduz aos alunos que frequentam os cursos de artes. Diversas iniciativas procuram que esta importante componente da formação individual seja o mais abrangente. Neste sentido, visitas a museus, exposições, monumentos, assistência de espectáculos são uma constante ao longo do ano.

Exposições

Os alunos realizam regularamente exposições e outras iniciativas artísticas não apenas nos espaços escolares, mas um pouco por toda a cidade. Mais

Teatro

Conferências

A girafa...

... os artistas !

Iniciativas Cívicas e Solidárias

O Rainha, nome pela qual carinhosamente esta comunidade trata a escola, realiza ao longo de todo o ano lectivo muitas e diversas iniciativas de solidariedade.  É uma tradição mantida e estimulada, dando desta forma continuidade à obra da patrona da escola, a Rainha Dona Leonor, fundadora das Misericórdias.

 

Rainha - Lar de Santa Joana Princesa (Dezembro 2003)

Festa de Natal !

Rainha - Padre Moniz (Janeiro-Abril de 2003)

De Cabo Verde, mais precisamente da Ilha de Santiago, povoação de Calheta de S. Miguel, chegou à Escola Secundária Rainha D. Leonor um apelo: Ajudem os nossos alunos a estudar!   Mais

Curso de cultura e língua portuguesa para imigrantes

A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu em 2005 um significativo apoio financeiro a um projecto desta escola, para organização de ações de formação em língua portuguesa destinado a imigrantes e produção de material didáctico para o efeito. Este projecto (Rainha Acolhe), iniciado no ano lectivo de 2004/2005 contou também com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os resultados alcançados superaram as melhores expectativas do seus promotores.Cerca de quatro centenas de imigrantes frequentaram aulas de português na Escola Secundária Rainha Dona Leonor.

 

Sinal dos tempos:

Renascimento da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor (aerdl)

Nos últimos anos a associação de estudantes da ERDL desapareceu sem deixar rasto de si, mais eis que numa manhã do dia 17 de Novembro de 2015 se inicia uma animada campanha eleitoral com meios de propaganda raramente vistos em escolas públicas. Muitas empresas, nomeadamente as de refrigerantes, pizzas, doces e de consolas de jogos descobriram no apoio a estas eleições estudantis, um excelente veiculo de propaganda. Não faltam patrocínios.

Não faltou uma carrinha de "crepres".

Os programas eleitorais prometem bailes de finalistas, música nos intervalos, volei nocturno, skates, torneios de video jogos, surf day, vendas mensais de bolos, descontos em lojas no bairro, ciclos de cinema, semanas culturais, jornais de parede, semanas académicas, festas temáticas, promoção de voluntariado, vendas de gomas, pipocas, castanhas através de rifas e muitas outras coisas.

Imagens da ESRDL

 

 

Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque