Bairro das Fonsecas e Calçada (Quinta dos Barros)

Um Obra Extraordinária de Amor ao Próximo

Quem entra no Salão das Cooperativas Unidos do Povo e 25 de Abril, na Rua Men de S, bloco B, 13 cave, não pode deixar de ficar impressionado com o ali se vê, sob o lema "Construir Comunidade".

A irmã Júlia Barroso, uma das três religiosas da Associação Santa Teresa de Jesus - Dignidade e Desenvolvimento foi-nos explicando as multiplas atividades que aqui desenvolvem. Entre elas dão apoio à procura de emprego, ensino a distância, oficinas de confecção de alimentos, costura, teatro, etc. O salão é também o centro de convívio da população de "maior de Idade".

Esta comunidade religiosa estabelecida neste bairro carenciado desde 2004 prossegue o trabalho iniciado pela Paróquia do Campo Grande. Entre os voluntários que aqui trabalham contam-se estudantes do ISCTE e da Faculdade de Ciências da UL.

O salão é um dos três polos de atividades comunitárias que as três irmãs possuem no bairro. Os outros dois estão sobretudo orientados para crianças, nomeadamente ciganas que residem no bairro. É a pensar nelas que as irmãs têm um curso de ensino à distância, em colaboração da Escola Secundária Fonseca Benevides.

João de Deus e a Hospitalidade como Imperativo Ético

Aires A. Nascimento, nosso prezado amigo, acaba de publicar um livro sobre uma personagem fascinante: João Cidade, mais conhecido por João de Deus. Nesta biografia retirou-lhe tudo aquilo que a hagiografia foi acrescentando ao longo dos séculos, para descobrir o homem e a obra do patrono dos médicos, enfermeiros, assistentes formais e informais, em suma de todos os que se dedicam a cuidar de quem sofre e carece de ajuda. Mais

ADSE - Sede: Praça de Alvalade

Sistema de saúde para funcionários e aposentados da administração pública central, regional e local, os quais descontam mensalmente 3,5% da sua remuneração base, correspondendo na prática 4,08% da remuneração bruta, dado os descontos incidirem sobre 14 meses. Os beneficios abrange os descendentes e equiparados a descendentes dos titulares com idades entre os 18 e os 26 anos. A ADSE foi criada em 1963. contando em 2018 com 1.204.864 aderentes. Neste último ano as suas receitas foram de 592 milhões e as despesas de 548 milhões.

Na freguesia de Alvalade tem a sua sede importantes organizações a nível nacional que diariamente, pelos mais diversos motivos, são notícia na comunicação social. Vamos conhecê-las uma a uma.

 

 

Casa do Gil, Av. do Brasil. Uma instituição a apoiar.

(Avenida do Brasil)

A Fundação do Gil foi criada em 1999 para apoiar a integração familiar de crianças com internamentos prolongados por razões sociais

Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira , da Casa Pia de Lisboa

Saber Mais

 

(Centro de Educação e Desenvolvimento para ensino e reabilitação de crianças, jovens e adultos surdocegos).

Rua Alberto de Oliveira, n.º 24, 1700-020 Lisboa. Telefone: 217 935 963

 

 

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, fundada pela Rainha Dona Leonor, possui na freguesia de Alvalade uma conjunto significativo de casas de apoio a várias áreas sociais.

Casa dos Girassóis. Acolhimento da SCML para crianças órfãs até aos 3 anos.Morada: Rua Duarte Lobo, n.º 10, 1700-150 Lisboa.Telefone: 218 499 142

Centro de Acolhimento e Observação Psicopedagógica Santa Joana.Centro de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para crianças órfãs até aos 10 anos. Rua Conde de Arnoso, nº 1, 1700-112 Lisboa.Telefone: 218 429 790

Centro Residencial Arco Íris. Apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a pessoas dos 11 aos 41 anos. Rua Conde Ficalho, n.º 38, 1700-114 Lisboa. Telefone: 218 473 481

Residência Santa Rita de Cássia. Residência temporária da SCML para adultos sem-abrigo com doença crónica. Telefone: 217 276 363/4

 
 

 

Instituições Religiosas

A freguesia de Alvalade, no contexto de Portugal, está longe de ser uma zona pobre, no entanto regista uma número apreciável de instituições religiosas destinadas a apoiarem os mais desfavorecidos.

 
 

 

Algumas Instituições Católicas

 

 
 

O Centro Social da Paróquia do Campo Grande é seguramente uma das mais importantes e dinâmicas instituições religiosas da freguesia de Alvalade.

Paróquia do Campo Grande

Paróquia independente desde o século XVIII, desenvolve, nos nossos dias, uma importante obra em prol dos mais desfavorecidos. 

As obras realizadas, em 1996, permitiram ampliar a acção que vinha sendo desenvolvida a favor da comunidade. Para além das obras de restauro e conservação da  Igreja, foi construído um salão paroquial intercomunicante com a nave central da Igreja, que possibilitou resolver o problema da insuficiência de espaço.  Foi ainda recolocado o Cruzeiro setecentista, e construído de raíz um funcional e moderno edifício onde foram instalados os serviços do Centro Social Paroquial do Campo Grande (CSPCG) que presta apoio a largas centenas de paroquianos carenciados, através de uma Creche com capacidade para 40 crianças, de um Centro de Dia que passou a acolher e dar almoço a cerca de 60 idosos, de Serviços Sócio-Pedagógicos que dão apoio no seu conjunto, a cerca de 100 crianças e jovens.

Através de um amplo programa apoiado pelas mais diversas entidades (Segurança Social, Fundo Social Europeu, IEFP, Santa Casa da Misericórdia, etc), mas também de fundos recolhidos pela Paróquia, o CSPCG organizou cursos profissionais, lançou ações contra pobreza numa escala muito significativa, mas também promoveu o Projecto de Realojamento operado no Bairro das Murtas e Quinta do Picadeiro (2002) . Mais

Presentemente é uma das mais ativos IPSS da Freguesia de Alvalade.

Centro Social e Paroquial do Campo Grande.Centro de dia / apoio domiciliário / ajuda técnica / núcleo da juventude / atendimento social / jardim infantil / pré-escolar e creche. Campo Grande, n.º 244, 1700-094 Lisboa. Telefone: 217 812 480

Berçário e jardim de infância. Campo Grande, n.º 246, 1700-094 Lisboa. Telefone: 217 812 480

Lar (idosos) Santa Clara - Venerável Ordem Terceira de São Francisco

Fundado em 1936 continua a ser uma instituição de referência na freguesia de Alvalade.O edificio remonta ao século XVIII. Existia aqui uma ermida dedicada a São Caetano, dos Padres da Divina Providência. No século XIX já pertencia aos irmãos da Ordem Terceira de S. Francisco que aqui tinham um hospital.

 
 

Centro Social Paroquial de São João de Brito

Fundado em 1972 desenvolve uma vasta atividade de apoio social, em especial de apoio às crianças e à terceira idade. No largo Largo Feitor Pinto possui uma residência temporária para idosos.

Centro Social Paroquial de São João de Brito. Centro de dia / apoio domiciliário.Morada: Largo Frei Heitor Pinto, n.º 8, 1700-111 Lisboa. Telefone: 218 405 731

 
 

Instituto Particular de Solidariedade Social

 

Objectivo: Apoio à população carenciada, em especial crianças e jovens em situação de risco. 

Obras: Lar de Crianças e Jovens  e Centro de Apoio Social

Sede: Rua António Andrade, nº 4-B. Lisboa - Paróquia de Santa Joana Princesa

 

A obra O Nazareno é uma das muitas iniciativas do Grupo JESUS DA GALILEIA, um grupo de Renovamento Carismático Católico, integrado na Diocese de Lisboa. Fundado a 21 de Junho de 1991, por irmãos residentes na zona de Alvalade, abriu as suas assembleias de oração ao público em geral, em 23 de Abril de 1992, nas instalações da Igreja de S. João de Brito. Em 1996, após a transferência das instalações do Lar de Crianças e Jovens para a Rua António Andrade (Freguesia de Alvalade), passou a suas assembleias de oração para a Igreja da Paróquia de Santa Joana Princesa,  onde se mantêm. As assembleias de oração realizam-se todas as Quintas - Feiras, pelas 21 horas na Igreja paroquial, à Rua Teixeira de Pascoais.

 

Lar de Crianças e Jovens

Após algumas acções pontuais de apoio às crianças mais carenciadas, a primeira grande realização da instituição foi a criação do seu Lar de Crianças e Jovens que entrou em funcionamento, no dia 2 de Maio de 1994, com capacidade para 15 crianças, nas instalações provisórias da Trav.ª do Cabral, em Lisboa, gentilmente cedidas por uma das suas primeiras associadas e primeira médica das crianças. Desde 1996 o Lar de Crianças e Jovens possui instalações próprias, repartidas por quatro pisos, na moradia onde a instituição está sediada. Conta actualmente com 20 crianças, dos dois aos treze anos. 

Centro de Apoio Social

O Centro, para além de actividades regulares de distribuição de roupas, brinquedos, medicamentos e outros bens, iniciadas em Dezembro de 1999, fornece diariamente  refeições e serviços de higiene, banhos e lavagem de roupas. 

Neste momento serve mais de 100 refeições diárias e tem uma longa lista de espera. Está nos planos desta Obra, assim que seja possível promover igualmente acções de formação e de reinserção social.

 
 
Complexo Paroquial Santa Joana, Princesa

Um Sonho

A História é conhecida. Embora a Paróquia tenha sido criada em 1959, a verdade é que nunca teve um local próprio de culto. Durante cerca de três décadas, apenas existiu uma improvisada capela num anexo de uma escola primária. Não obstante o padre Carlos Alberto Guimarães procurou mobilizar vontades para realizar um sonho: - construir uma Igreja na Freguesia de Alvalade. Após anos e anos de árduos trabalhos, o sonho tornou-se realidade.

O Complexo de Santa Joana, Princesa  é da autoria dos arquitectos Diogo Lino Pimentel, Rita Falcão e Hugo Venado e está implantado numa área de cerca de 3500 metros quadrados, destacando-se pela sobriedade das suas linhas geométricas.O complexo impressiona todavia pelas suas valências. Possui:

- Uma Igreja

- Um centro paroquial com quatro pisos

- Um centro cultural (Padre Carlos Alberto Guimarães), com um anfiteatro para 300 pessoas

- Um centro social, que inclui um lar, um centro de dia para a terceira idade e apoio domiciliário 

- Quatro casas mortuárias 

- Um parque de estacionamento subterrâneo de três pisos com capacidade para 284 veículos.

A conclusão da obra não seria talvez possível, sem a dedicação do cónego João Carlos da Conceição Rocha. Foi inaugurada, a 30 de maio de 2002, no Dia do Corpo de Deus, pelo cardeal patriarca de Lisboa, José da Cruz Policarpo. 

Paróquia Santa Joana Princesa – Centro Sociocultural.Morada: Rua dos Lagares D’El-Rei, Centro Paroquial, Lisboa.Telefone: 218 454 450

 
 

Comunidade Vida e Paz

Organização fundada em 1988, estabeleceu-se em Alvalade na Rua Domingos Bomtempo, nº 7, em 1992. Apoio a sem-abrigo e famílias carenciadas.

Comunidade Vida e Paz. Apoio aos sem-abrigo.Rua Domingos Bomtempo, n.º 7, 1700-142 Lisboa.Telefone: 218 460 165

 

 
 

Associação de Beneficência Casas de São Vicente de Paulo

Instituição pertencente à Província Portuguesa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, cuja implantação em Portugal data de 1821. Está hoje amplamente disseminada por todo o país. 

As instalações em Alvalade foram inauguradas em 1949. Nelas funciona uma creche-jardim infantil, uma escola e um lar para a terceira idade.

Casas de São Vicente de Paulo. Berçário / jardim de infância / escola 1º e 2º Ciclo / lar / centro de dia / apoio ao domicílio. Morada: Av. Marechal Craveiro Lopes, n.º 10, 1700-284 Lisboa. Telefone: 217 521 430

Infantário Nossa Senhora da Purificação. Apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Praça Gonçalo Trancoso, n.º 4, 1700 Lisboa. Telefone: 217 800 993/97

 

 
 

Instituto Social das Religiosas de Maria Imaculada

Possui na Rua Frei Tomé de Jesus, 16, uma importante residência para jovens.

 
 

 

Algumas Instituições Evangélicas

 

 
   

As igrejas evangélicas e os seus múltiplos centros de ajuda espiritual e outros, tem-se multiplicado ao longo dos anos por toda a freguesia de Alvalade. Muitos destes centros estão constantemente a abrirem e a fecharem, revelando uma enorme dificuldade na sua implantação. É fácil ficar desactualizado quando referimos os endereços destas entidades e centros de ajuda tal é a rapidez das suas mudanças.

Igreja Maná

A Igreja Maná chegou a ter um enorme complexo na Igreja de Alvalade que não deixava ninguém indiferente pelas suas dimensões e valências.

Um dos edifícios que a Igreja Maná ocupou na Rua João Saraiva

Em 2015 já não restava memória de por ali ter passado.

Igreja Maná abandona Alvalade?

Desde 1989 que a Igreja Maná se começou a instalar em Alvalade. Vários edificios devolutos na antiga Zona do Artesanato, na Freguesia de S. João de Brito foram sendo ocupados por esta igreja evangélica. Onde antes haviam actividades materiais surgiram as novas industrias do Espírito. 

A Igreja Maná foi fundada em Lisboa, em 1984, por Jorge Tadeu, um moçambicano formado em Engenharia Civil. A expansão desta Igreja evangélica ocorreu a partir de Portugal, tendo hoje uma grande implantação na África lusófona (Angola, Moçambique, São Tomé e Principe ), mas também em vários países europeus. 

No bairro de Alvalade funcionou um importante centro de produção e difusão multimédia (internet, programas de rádio - Rádio Vida, televisão por satélite, etc), mas também a sede da internacional de treino dos pastores desta Igreja. Mais

 

 
 

IURD - Igreja Universal do Reino de Deus

Verdadeiro potentado entre as igrejas evangélicas que exercem a sua actividade em Portugal, multiplica-se em novos espaços na Freguesia de Alvalade. O último centro de ajuda espiritual abriu as suas portas na Rua Marquesa de Alorna, 25 D (2013), mesmo atrás do antigo Cinema Alvalade (actual cinema City Alvalade). Recorde-se que quando este cinema foi encerrado em 1985, foi o mesmo arrendado pela IURD que o abandonou no ano 2000.

 

 
 

Assembleia de Deus da Missão de Portugal

 

.

Assembleia de Deus da Missão de Portugal, na Rua Flores Lima, freguesia de Alvalade.

 

Estamos perante uma comunidade de protestantes brasileiros que se estabeleceu num edificio, onde durante largos anos funcionou uma empresa de publicidade luminosa. O mesmo fenómeno de ocupação de antigos espaços fabris, ocorreu noutros lugares na freguesia de Alvalade.

 Saiba mais sobre o protestantismo, Aqui

 
 

Legião da Boa Vontade

A Legião da Boa Vontade tem a sua sede em Lisboa na Avenida do Brasil, 33-A. Trata-se de uma organização fundada no Brasil nos anos 60 do século XX, e que se chegou a Portugal em 1993,com o objectivo de apoiar os sem-abrigo.

Outras Instituições em Alvalade
Hospital Júlio de Matos
LNEC
 

Fundação Cidade de Lisboa

Fundação Adolfo Vieira de Brito
Fundação do Gil
Fundação Raquel e Martin Sain
Fundação INATEL
Fundação para a Computação Científica Nacional - FCCN
Fundação Denise Lester
Fundação Renascer
Fundação Leal Rios