Anterior

Fundação Raquel e Martin Sain

Desde 1959 ao serviço dos invisuais

 

  A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 1959, cuja principal finalidade é a reabilitação profissional e a integração socioprofissional de deficientes visual

A Instituição ficou sediada inicialmente na Rua Vale do Pereiro, e posteriormente na Avenida D. Carlos I, estabelecendo-se em definitivo na Rua João Saraiva, n.º 11, em Lisboa, edifício que adquiriu e ocupa na totalidade deste 1961.

Formação Profissional

A sua missão é a educação e ocupação de cegos, tendo em vista assegurar-lhes possibilidades de trabalho remunerado, e, acessoriamente, quaisquer fins desinteressados, de natureza caritativa, educativa, cultural ou científica, relacionados com a situação dos cegos em Portugal.

Lar

A fundação possui um Lar Residencial que tem como público-alvo a população com deficiência visual, visando a sua integração socioprofissional. Neste sentido, o lar assegura a residência temporária a utentes que se encontrem a desenvolver um projeto de inserção sócio profissional na área de Lisboa (frequência de ações de formação profissional, formação em contexto de trabalho ou início de um atividade profissional) e que não disponham de estadia necessária (por exemplo utentes residentes fora da área metropolitana de Lisboa).

O Lar Residencial e os serviços que por este são disponibilizados são orientados para adultos autónomos, que sejam cegos ou amblíopes.

São parceiros nesta atividade o Instituto da Segurança Social, que assegura o subsídio de estadia para o máximo de 6 utentes no Lar Residencial, e a Câmara Municipal de Lisboa, através de um protocolo de cedência de instalações (mediante pagamento de aluguer do espaço).

Morada do Lar Residência: Praça Dr. Fernando Amado, lote 565 3ºC. Bairro do Condado.1950-089 Lisboa

Rua João Saraiva, nº 11
1700-248 Lisboa
Telefone: 218480136. Fax: 218492753

Quem foi Martin Sain ?

Foi o introdutor da industria de refinação de crude em Portugal. Judeu romeno, radicado em Paris (1935)e principal acionista da empresa de refinação - Redeventza-, cuja sede estava em Bucareste. Um ano depois vem Portugal, e obtém para a Redeventza, a licença para instalar “uma refinaria de petróleos brutos e seus derivados”.

Com o apoio do governo da altura, é constituída a principal empresa portuguesa deste sector: a Sacor - Sociedade Anónima de Refinação de Petróleos (1936), que tinha a Redeventza como uma das suas principais acionistas. A 25/05/1938 o governo concede-lhe o exclusivo da refinação. A 11 de Novembro de 1940 era inaugurada a refinaria de Cabo Ruivo, a primeira unidade industrial do sector.

Fonte: Miguel Satúrio Pires- História da Refinação de Petróleos em Portugal. Fundação Galp Energia. 2013.