Desporto

 

Tiraram-lhes as Piscinas Públicas

A onda liberal que varreu e varre a Câmara Municipal de Lisboa tirou às miudas e miudos de Alvalade as suas piscinas no jardim do Campo Grande. Uma placa no local indica que é proibido tomar banho, mas quando o calor aperta é ver a criançada a tomar banho nos lagos. Foto: 6/05/2022.

Jogo da Malha na Quinta do Alto (Junto ao Bairro de S. João de Brito)

No dia 27 de Maio de 2023, quando o Sport Lisboa e Benfica se sagrou campeão, 8 equipas, num total de 16 pessoas, disputaram na Quinta do Alto, um dos jogos mais tradicionais de Portugal, o jogo da malha. A escolha do dia, um domingo ao fim da tarde, era aparentemente o menos indicado para a realização deste torneio. Estavamos enganados e fomos surpreendidos com o que vimos. Mais

Nijas no Campo Grande

As bicicletas tem uma longa tradição no Campo Grande. Nas cidades são hoje uma alternativa ao excesso de automóveis em circulação. Um numeroso de grupo de "nijas das bikes", no dia 26 de Março de 2023 pelas 15h00 marcou aqui o seu ponto de encontro.

O movimento wheelie Gads começou no dia 21 de Novembro de 2020 no Barreiro, com o objectivo de promover uma convivência saudável inter-comunitária, aliando o prazer e o talento de andar em cima de uma bicicleta. Começou com uma bicicleta, mas rapidamente tomou tais proporções que regista presentemente trabalhos profissionais nacionais e internacionais. Não estão associados nenhum movimento internacional, embora afirmem que existem recriações de wheelie Gads espalhados pelo mundo.

Estrelas de S. João de Brito

A História de um Pagamento a Prestações

O Clube Os Estrelas de SJB tinha vários processos judiciais pendentes com a CML. À Junta de Freguesia de Alvalade devia 9.900 euros, tendo sido condenado em tribunal a efectuar o respectivo pagamento. Nuno Lopes, presidente do clube, em 2021 teve uma ideia luminosa: associar-se a um partido político que concorresse á CML e à Junta de Freguesia de Alvalade. Terá tentado o Chega, mas não obteve o que pretendia. Juntou um grupo de amigos, criou um "movimento apartidário" (Mudar Alvalade) e concorreu às eleições autárquicas de Setembro de 2021. Conseguiu um lugar de vogal na Assembleia de Freguesia de Alvalade. A sorte protege os audazes. O PSD /CDS estando em minoria, para elegerem o executivo e obterem a presidência da assembleia de freguesia fizeram uma coligação com o Nuno Lopes, o Chega e a Iniciativa Liberal. A partir daqui estava aberto o caminho para Os Estrelas saldarem as dívidas e receberem apoios financeiros da Junta e da própria CML (PSD/CDS). Mais

Apoios desportivos da Junta de Freguesia

A mudança de executivo na Junta em Setembro de 2021, como temos documentado reflectiu-se de imediato na promoção do desporto na freguesia. Se no inicio falamos em continuidade, os sinais são por demais evidentes para constatarmos uma mudança. Mais

Centro Cultural Recreativo dos Coruchéus

Um incêndio no dia 27 de Setembro de 2002, pelas 22h00 destruiu a sede deste clube tendo colocado em risco as habitações envolventes. Neste espaço funcionava também a Academia de Seniores de Lisboa. Mais

Complexo Desportivo de São de Brito

O complexo de campos estava decadente e a necessitar de obras urgentes, cujo inicio foi sucessivamente adiado. Estavam aqui sediados um vasto grupo de associações desportivas e outras estavam a caminho.

1. Hockey Club de Portugal. O primeiro que existiu em Portugal e com um largo palmarés. Vive tempos muito difíceis.

2.  Núcleo de Cicloturismo de Alvalade.

3.  Clube de Rugby São Miguel. Fundado em 1970 no Bairro de S. Miguel (Alvalade), apesar de ser uma importantíssima escola de rugby nunca tinha conseguido um campo próprio para jogar. Este clube foi o grande vencedor do Orçamento Participativo de 2010/2011, tendo-lhe sido prometido pela CML a verba necessária para criar um campo de rugby na Alta de Lisboa. Foi depois decidido que o campo ficaria no complexo de S.João de Brito: o Bulldog Stadium. Em 2014 estava quase tudo pronto para avançar as obras, mas nada aconteceu. Como é habitual só tiveram inicio muito próximo das eleições autárquicas de 2017... 

Bulldog Stadium

Pormenor das novas instalações

Bulldog Stadium

O Clube de Rugby São Miguel foi grande vencedor do Orçamento Participativo de 2010/2011, tendo-lhe sido prometido pela CML a verba necessária para criar um campo de rugby em Alvalade.  As obras só arrancaram oficialmente no dia 11/02/2017, mas foram pouco depois suspensas devido a problemas com o empreiteiro. A Junta de Freguesia preparou e abriu um novo concurso. As obras foram retomadas em Janeiro de 2018, sendo o complexo inaugurado oficialmente a 2/02/2019, embora as obras ainda não estejam concluídas ... O clube conta atualmente com cerca de 340 atletas (2023).

Foto de 2016

GoFit

Após meses de promessas nunca cumpridas, finalmente abriu no dia 17/04/2017 o ginásio GoFit nos jardins do Campo Grande. Pouco ou quase nada resta de lembrança das antigas piscinas municipais inauguradas em 1964, para alegria das crianças de Lisboa. Após décadas ao abandono, a CML acabou por entregar o espaço para a construção de um ginásio de exploração privada. Agora é tudo pago, mas a verdade é que tem sido um sucesso.

Parque Jogos 1º de Maio - Inatel

Uma Fotografia Inédita de 1959

Instalações desportivas: Pista de atletismo, campo de futebol, percurso de manutenção, 2 polidesportivos, 1 pavilhão desportivo, ginásio de musculação, piscinas, sal de judo, ténis de mesa, campos de ténis, minigolfe, sauna, parque infantil.

Parque José Gomes Ferreira

Entradas: Avenida do Brasil e Avenida Gago Coutinho

"Parque Aventura (Racket Adventure), inaugurado em Abril de 2014, está mesmo no meio dos  8,5 hectares do parque permitindo a realização de actividades como downhill e slide (duas pitas), tiro ao alvo, orientação, arborismo, btt, etc. ". Um ano depois, o parque já estava abandonado !.

Clube de Padel de Lisboa

9 campos de vidro em pleno Jardim do Campo Grande. Funciona das 7 h às 24h, os campos podem ser alugados por 1 h ou 90 minutos. Possui uma escola de Padel com 4 níveis.

Complexo Desportivo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL)

Campo de Golf

Num amplo espaço (40 hectares) o EUL permite um vasto conjunto de actividades desportivas, entre as quais destacamos: atividades aquáticas (complexo de piscinas), fitness, desportos colectivos (futebol, voleibol, futsal, basquebol, rugby), desportos de combate (aikid, esgrima, judo, karaté, kickboxing, krav mage, jujutsu, capoeira, taekwondo, etc), ténis (5 campos), golfe (driving range, campo de 6 buracos e Clube house), percursos de manutenção, etc. Mais

Hipódromo do Campo Grande

As corridas de cavalos no Campo Grande, atual freguesia de Alvalade, remontam ao século XIX. Os primeiros clubes que aqui as organizaram foram o Club Equestre (1873-1875) e o Jockey Club (1975-1883), tendo contribuído para a consolidação de um hipódromo nesta zona de Lisboa. O principal impulso deu-se todavia quando a SHP-Sociedade Hípica Portuguesa (fundada em 1910), organizou no Campo Grande, em 1930, o 1º. Concurso Hípico Internacional, e  aqui se fixou.

O Hipódromo do Campo Grande, reflecte na forma orgânica das suas construções as vicissitudes a história da SHP. Possui 4 picadeiros cobertos, 1 campo relvado (na imagem), 1 campo de treino, 400 boxes para cavalos, 1 restaurante (Jockey Restaurante), lojas, etc.

Toda a área do Hipódromo do Campo Grande, incluindo aquela onde estão as polémicas "bombas de gasolina" pertence ao Campus da Universidade de Lisboa.  

Entre as suas múltiplas atividades, destacamos as aulas de hipoterapia, realizadas através de um protocolo com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

Pavilhão Municipal  Fonsecas e Calçada, na Quinta dos Barros

Junto ao Pavilhão foi construida em 2021 a nova sede do GDC Fonsecas e Calçada. Foto: 27/10/2021

O Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada (fundado em 1945) tem finalmente o seu pavilhão. Não deixe de visitar o clube.

Conheça Alvalade a Pedalar

Não faltam na freguesia ciclovias para deslocalizações quotidianas em segurança. Em muitas zonas também a velocidade está limitada a 30km. Motivos não falta para uma "bicicletada".

Bicicletas e Ciclovias em Alvalade

Uma longa história povoada de êxitos e de fracassos. Esqueça tudo isto e venham andar de bicicleta, faz bem à saúde e ao ambiente. Mais

Algumas Associações Desportivas em Alvalade

CDUL - Clube Atlético de Alvalade - Racket Clube - Hoquei Clube de Portugal - C.C.D .Estrelas de S. João de Brito  - Centro de Voleibol de Lisboa - Soc. Columbófila de Alvalade

Porque não começar a praticar remo?

Quando em Janeiro de 2020 publicamos uma reportagem sobre a experiência como remador do nosso director, no Clube Ferrovário de Portugal, na doca de Santo Amaro em Lisboa, chuveram pedidos para mais informações sobre o remo. Embora Alvalade seja campo e não rio ou mar, na redacção demos aos pedidos que recebemos a devida atenção. Fomos reunindo material para uma nova e mais alargada publicação. Entretanto houve novas experiências e registos que agora damos publicidade. Mais

 

Campeonato Nacional de Estrada. 2016

Ao longo realizam-se na freguesia de Alvalade várias provas desportivas de âmbito nacional, como foi o caso do Campeonato Nacional de Estrada (23/01/2016). A prova de seniores-feminino foi ganha por Dulce Felix (SLB), Sara Moreira (SCP) ficou em 2º. e Jéssica Augusto (SCP) em 3º.lugar. A prova de seniores-masculino foi ganha por Rui Silva (SCP),  Alberto Paulo (SLB) ficou em 2º. e João Pereira (SLB) em 3º.lugar. Fantástico foi o resultado da prova de juniores-feminino ganha por Rita Mineiro do CDUL - Centro Desportivo Universitário de Lisboa.