Torneio de Jogo da Malha

Quinta do Alto (Junto ao Bairro de S. João de Brito)

Dia 27 de Maio, pelas 18h00

No dia 27 de Maio, quando o Sport Lisboa e Benfica se sagrou campeão, 8 equipas, num total de 16 pessoas, disputaram na Quinta do Alto, um dos jogos mais tradicionais de Portugal, o jogo da malha. A escolha do dia, ao fim da tarde, era aparentemente o menos indicado para a realização deste torneio. Estavamos enganados e fomos surpreendidos com o que vimos. Mais de três dezenas de pessoas participaram ou assistiram animadamente ao jogo.

Numa tarde de calor, a cerveja não faltou, mesmo para os juris da prova como o senhor Arsénio, assim como o relato do que se passava no Estádio da Luz.

O senhor Jaime, andou num corropio entre o automóvel e os dois campos que foram criados para que quatro equipas pudessem jogar em simultâneo. O primeiro jogo, por volta das 18h30 minutos foi ganho por José Porteiro e José Minhoto.

Enquanto o Torneio prosseguia na Quinta do Alto, no Centro Comercial de Alvalade, os golos marcados pelo Benfica provocavam diferentes reacções.

Carlos Neves contou-nos como tudo começou. Para "passar tempo" decidiram jogar à malha junto ao café do senhor Manuel, ponto de encontro e cavaqueira. O número dos praticantes e entusiastas não parou de aumentar, incluindo a sua neta que lhe tomou o gosto.

O jogo requer perícia, cálculo e musculação, o que não era dificil de encontrar neste local repleto de oficinas de automóveis e carpintarias.

Face a um crescente interesse pelo jogo surgiu a ideia promover este torneio entre adultos

Cada jogador tem a sua técnica de lançamento, alguns revelavam ter uma larga experiência. O que foi comentado pela assistência. Em todo o caso, a competição foi sempre muito renhida, obrigando os juris a constantes medições das distâncias das malhas em relação aos pinos.

Quem ganhou e levou para casa os dois magnificos troféus, oferecidos por dois jogadores?. Ainda não sabemos. Faltam disputar alguns jogos pelo que o torneio continua no próximo sábado, dia 3 de Junho !

Os organizadores do torneio têm em vista promover este jogo entre os mais novos. Nas suas palavras irão procurar "retirá-los" de casa onde passam horas frente a um ecram ou ao telemóvel.