Restauração

 

Fast Food

O comércio tradicional está a desaparecer em Alvalade. Nos últimos anos muitos tem sido os estabelecimentos que encerram as portas. O mesmo tem acontecido com os restaurantes e cafés que foram durante décadas referências incontornáveis de moradores e vistantes. Nos mesmos locais surgem agora como cogumelos, estabelecimentos de cadeias internacionais, nomeadamente de "Fast Food". A manter-se esta tendência, num futuro próximo, os restaurantes de comida tradicional serão uma raridade em toda a cidade. Foto: 13/09/2022

Tutti a Tavola

Tutti a Tavola, assim se chamada o novo restaurante no Jardim do Campo Grande, no mesmo espaço onde funcionou o Café-Concerto. Reflectindo a presente situação de rápidos contágios, alguns dos seus trabalhadores contrairam Covid -19 o que adiou a sua abertura, o que se espera venha a ocorrer nos próximos dias. É o quatro espaço de restauração nesta zona que possui o empresário que ganhou a concessão em Agosto de 2021. O primeiro foi um pequeno café que abriu em 1978 no número 386 , seguiu-se outro mais amplo no número 382 e a que sumou a exploração da cafetaria na Universidade Lusófona. Exemplos que revelam dinamismo e saber servir. Foto: 11/01/2022

Esplanadas

Barneário

Antigo mictório inspirado na chamada "Casa Portuguesa" esteve durante mais de trinta anos fechado e ao abandono. Não faltaram projectos propagandeados aos quatro ventos para o resgatar da ruina em que se encontrava. A requalificação do lado sul jardim do Campo Grande abriu uma janela de oportunidades para a sua recuperação (abril de 2018). Filipe e Cristina Cabrita, com uma indomável persistência transformaram o que restava do edificio num belissimo bar com esplanada. Para que conste nos anais de Alvalade:  abriu às 17h00 do dia 6/10/2021 e funcionará entre a 9h00 e as 23h00.

Tatú

O Tatú, depois de uma longa decadência, durante a pandemia foi tomado de "assalto" por centenas de jovens que aqui passaram a aglomerarem-se para conversar e sobretudo beberem cerveja. Quem manifestamente se sente incomodado com esta afluência  são os moradores locais. O  barulho, lixo  e os desacatos tornaram-se frequentes. Situações que se  prolongam pela noite adentro. Foto: 28/09/2021

Esplanada da Mata de Alvalade

A Esplanada da Mata de Alvalade, um projecto de Joana Santiago e Jorge Saúde (2011), embora revele já alguns sinais de decadência, continua a ser um dos locais de visita obrigatório neste parque de Alvalade. Aproveite !

"Deja Vu Park "no Jardim Mário Soares (Campo Grande)

O nome reflecte o tempo, onde por todos os meios se procura atrair a atenção de turistas. Sinta-se em todo o caso em casa, isto é, em Alvalade. É um local muito agradável, por enquanto bem cuidado. Os empregados são simpáticos q.b. É um verdadeiro sucesso em Alvalade.

Estafetas

Take Away e Esplanadas

Muitos restaurantes, pastelarias e cafés encerraram as portas por "tem indeterminado". Noutros temos assistido a tentativas de reinvenção do serviço que prestam aos clientes. O serviço presencial foi substituído pelo "Take Away" ou "comida para fora". As encomendas online (através da internet) estão a crescer. Quem tem possibilidade abriu improvisadas esplanadas nos passeios públicos. Na esmagadora maioria dos casos os estabelecimentos que investiram neste tipo de serviço pouco lucro tem obtido, o que procuram é manter a ligação aos seus clientes habituais. Não querem ser esquecidos.

Filipe percorre a cidade e até os arredores entregando comida no sistema Take Away. A mãe no Brasil está apreensiva, confessou-nos. Teme o que lhe pode acontecer em Portugal. Perguntamos: - E as encomendas? Resposta: - Aumentaram 100%. Só assim compensa o risco de contágio que estamos a correr. Foto:Praça de Alvalade, 21/03/2020

A versão de outro Filipe, oriundo de Belém no Pará é diferente: - "As pessoas estão com medo. Temem que os possamos contagiar. As encomendas caíram a pique". A sua grande preocupação vai todavia para os pais com crianças em casa. Filipe tem um rapaz retido em casa e já não sabe como o entreter. Foto:Praça de Alvalade, 21/03/2020

Em Agosto de 2021, os números não enganavam: O sistema take away tivera um crescimento explosivo, assim como das empresas de distribuição que recorrem a milhares de trabalhadores imigrantes. Em relação ao seu futuro a incógnita persiste: o take away veio para ficar ou acaba quando terminar a pandemia?.

Restaurante Sem Palavras: o melhor ! (2021)

Na edição do Concurso Gastronómico "Sabores de Alvalade 2021" (4. edição), o restaurante "Sem Palavras" foi o melhor no prato tradicional: Perdiz Estufada à Conde da Guarda. A melhor sobremesa - Cheesecake de Doce de Leite com Banana Caramelizada do restaurante "Harmonia de Sabores".

The Wave Factory

"Sabia que em Alvalade existe um bar-restaurante que serve comida saudável e onde pode praticar surf durante todo o ano?. Foi inaugurado em Outubro de 2019 na Rua Acácio de Paiva por dois franceses (Clement Courtaigne e Armel Jacquet )". Fechou durante a pandemia e nunca mais abriu.

"Um espaço amplo e agradável par se estar e conversar." Vítima da pandemia

"A primeira onda artificial coberta de Portugal. Foto:15/1/2020". Vítima da pandemia.

Restaurante Borges : o melhor ! (2019)

Restaurante "Borges" na Rua Dr. João Soares

O restaurante "Borges" ganhou o primeiro prémio do Concurso Gastronómico "Sabores de Alvalade 2019", na categoria prato tradicional. Em segundo lugar ficou o resturante Mercado de Alvalade, seguido d`O Luis. Menções honrosas foram dadas a Golf Spot Restaurante - Academia de Golfe de Lisboa e ao Pomar de Alvalade. Na categoria de doces, o primeiro prémio foi para o restaurante "Harmonia de Sabores". O "Borges", como é conhecido, em 2017, ficou em terceiro lugar na mesma categoria.

O amplo espaço do restaurante Borges. Abriu as portas em 1960, transformando-se rapidamente num local obrigatório de encontro de professores e alunos da Universidade de Lisboa.

Os melhores Restaurantes

A Nossa Selecção

Os melhores Cafés

A Nossa Selecção

Os melhores bares

A Nossa Selecção

 

Novidades na Restauração em Alvalade

Aguarde um pouco. Estamos a selecionar algumas das muitas novidades que Alvalade tem para oferecer.

 

Restaurantes Tailandeses

Restaurantes Nepalenses

Sem Nome ?

Lisboa vai-se enchendo de lojas que pelo seu aspecto abarracado, nem sequer merecem tal nome. Funcionam 365 dias por ano. Ninguém consegue perceber o horário de abertura ou de fecho. O que está afixado é meramente indicativo. Vendem o que der dinheiro, incluindo bebidas alcoólicas não importa a quem. Em alguns casos, como é o caso, fazem "estranhas" exigências: "Não é autorizada a entrada de pessoas sem bilhete de identidade. Na entrada tens que deixar também a tua morada (caso exista algum distúrbio será divulgada na polícia". Estamos perante uma "sala de jogos" na Rua Afonso Lopes Vieira, 54A (Março 2017). O espaço é desde Dezembro de 2019 ocupado por um bordel.