Mobilidade Urbana

Anterior

 

 

Parques de Estacionamente na Freguesia de Alvalade

A freguesia de Alvalade reune todas as condições para ter problemas de estacionamento: É atravessada pelos principais eixos viários de entrada na cidade, não lhe faltam grandes instituições e infraestruturas que empregam milhares de pessoas (aeroporto, universidades, hospitais, complexos desportivos, etc). Em dias de jogo no Estádio do Sporting Clube de Portugal toda a zona era devastada por milhares de automóveis, cujos condutores estacionavam onde lhes apeteciam.

Se a tudo isto somarmos a apropriação privada de logradouros públicos, a inação da CML face aos problemas na freguesia, temos reunidas as condições mais do que suficientes para o caos e foi isto que aconteceu durante decádas.

A situação caótica só começou a ser invertida a partir de finais de 2015 quando a EMEL entrou em força na freguesia procurando disciplinar o estacionamento. Alguns logradouros no Bairro das Caixas começaram também a serem limpos e reaqualificados. Consultar: Limpeza dos Logradouros dos "Bairro das Caixas"

Em várias zonas foram estabelecidos áreas reservadas para residentes e outras para residentes e não-residentes. Fruto desta medida e da ação fiscalizadora da EMEL, na maioria das ruas, durante o dia, desapareceu o estacionamento nos passeios, um autêntico milagre !

Foram criados vários parques de estacionamento, e muitos outros podem ainda serem criados aproveitando locais ocupados por lixeiras nos logradouros públicos. Muitos continuam a defender a situação anterior (estacionamento selvagem), mas a maioria mostra-se agradada com as mudanças.

Nada disto é todavia pacifico, pois como é sabido, os cerca de 380 mil condutores que todos os dias entram em Lisboa gostariam de poder estacionar onde quisessem, mas sem pagar, como continuam fazê-lo por toda a freguesia de Alvalade. Se estas entradas não forem reguladas, como já demonstramos, facilmente voltamos ao caos anterior.

O estacionamento na Cidade Universitária começou também a ser regularizado, com a criação de grandes parques. Alguns problemas que já existiam agravaram-se, nomeadamente os assaltos a estudantes. Num destes assaltos nos dia 28 de Dezembro de 2019 foi esfaqueado até à morte o jovem Pedro Fonseca, junto ao um parque de estacionamento perto do Museu de Lisboa.

 

Parques de Estacionamentos criados depois de 2016

1. Parque do Mercado de Alvalade

O parque já existia, mas servia apenas de apoio ao mercado norte de Alvalade. Era um claro desperdício.  A adaptação a parque público foi por isso consensual. Abriu em 2016.

 

2. Parque junto à Igreja do Campo Grande.

A abertura do ginásio nas antigas piscinas no Campo Grande está para breve, assim como o previsível aumento de automóveis na zona. Esta foi a principal razão que levou a CML a criar na zona novos lugares de estacionamento. As obras no entanto só começaram no dia 2 de Janeiro de 2017, e destinam-se a alargar a oferta de lugares de estacionamento junto à Igreja do Campo Grande, tendo sido cortado um metro na largura dos passeios.

Aproveitamento de lixeiras....

As lixeiras abundam pela freguesia de Alvalade e há décadas que muitos moradores defendem a sua limpeza e que se lhes dê uma função mais útil para a comunidade.

 

Numa operação de limpeza de três lixeiras, surgiram três novos parques de estacionamento: um nas Confeiteiras e dois na Rua Afonso Lopes Vieira.

 

3. Parque das Confeiteiras

 

Tem uma capacidade de 248 lugares. O acesso faz-se pela Azinhaga das Murtas e pela Rua José Santa Camarão. O local a até à pouco tempo uma incrível lixeira junto a um bairro social. Mais

A imagem do local antes desta intervenção era em tudo idêntica a um cenário de guerra. Casas em completa ruina, restos de carros, animais abandonados, lixo, muito lixo. Este era o panorama das traseiras da avenida do Brasil junto a um bairro social, num descampado onde costumam brincar crianças portuguesas de etnia cigana. 

As obras arrancaram no inicio de Outubro de 2016, e mal começaram as terraplanagem, máquinas e outros equipamentos instalados no local foram alvo de roubos e atos vandalismo (2/10/2016).

Antiga Lixeira das Murtas...

 

Onde hoje está o parque de estacionamento das confeiteiras foi durante décadas uma enorme lixeira, nas traseiras de um bairro social junto à Av. do Brasil, habitado por uma significativa comunidade de portugueses de etnia cigana. O local parecia-se com o ambiente de um campo de batalha.

 

A mudança que aqui ocorreu, em 2016, devia de ser repetido em muitos outros locais do Bairro de Alvalade onde não faltam igualmente enormes lixeiras.

 

Travessa das Murtas (Setembro de 2015)

Era inacreditável o estado de degradação das traseiras do bairro social das murtas.

Travessa das Murtas (Setembro de 2015 )

Travessa das Murtas (Setembro 2015 )

 

4. Parque 1 da Rua Afonso Lopes Vieira (cruzamento com a Av. da Igreja)

Após a limpeza uma profunda limpeza deste vasto logradouro, repleto de toneladas de lixo, surgiu um parque destinado a moradores com Dístico de Residente. Lugares: 32

Era indiscritível a porcaria que tinha sido acumulada pelos moradores neste logradouro, cujos vestígios ainda podem ser observados em muitas construções abarracadas que "sobreviverem" à limpeza geral iniciada em Outubro de 2015.

 

Logradouro após a limpeza da EMEL. Foto: Outubro de 2015

Logradouro em requalificação. Foto: Novembro de 2016

Logradouro em requalificação. Foto: Novembro de 2016

5. Parque 2 da Rua Afonso Lopes Vieira - Rua Branca de Gonta Colaço (cruzamento com a Av. da Igreja)

Mesmo em frente do anterior parque, um outro vasto logradouro igualmente repleto de lixo surgiu mais um parque de estacionamento para residentes munidos do respectivo Dístico. Lugares: 27. Hortas: 130 m2.

Quem vê hoje este parque de estacionamento não consegue imaginar as toneladas de lixo que existiam nas traseiras destas habitações. Esta obra demonstra aquilo que sempre dissemos: o caos que reina nos logradouros do "Bairro das Caixas" pode ser facilmente resolvido assim haja vontade política para o fazer.

Esperamos que outros parques de estacionamento surjam nestes logradouros do "Bairro das Caixas, como o das traseiras da Rua José Lins do Rego e da Rua Fausto Guedes Teixeira, um exemplo paradigmático da bandalhice que tem reinado na freguesia de Alvalade.

6. Parque de Estacionamento na Antiga Quinta do Narigão

Foi inaugurado no dia 9 de Setembro de 2017, pelas 9:00, esta importante obra na Mata de Alvalade/Quinta do Narigão. No lugar, onde durante décadas existiu um enorme bairro de barracas, o terreno foi limpo (2013), e foi agora requalificado, permitindo resolver o problema de estacionamento na zona. Tem 158 lugares de estacionamento com pavimento permeável e espaços verdes. O bilhete diário é de 2 euros. Está localizado na Rua Professor Veiga Beirão, com entradas pelas Avenidas Gago Coutinho e Dom Rodrigo da Cunha.

7. Projectos Falhados : Traseiras do Colégio de S. Vicente de Paula

 

Estacionamento selvagem na Rua das Murtas. Junto ao local existe um enorme parque de estacionamento, muito pouco utilizado, cuja tarifa diária é de 3 euros. Julho de 2017. Um projecto falhado, consultar Aqui

 

 

Zonas da EMEL

 

Sabe o que tem que fazer para obter o dístico de residente? Nós explicamos. 

 

A partir do dia 24 de Junho de 2016 as ruas  da denominada Zona 40 (Av. da Igreja) começaram a ser marcadas para permitirem um estacionamento ordenado. Os residentes deverão obter quanto antes o respectivo dístico, que lhes permitirá estacionarem de forma gratuita. Em breve a EMEL irá criar também nesta zona dois parques de estacionamento.

A EMEL com a introdução de parquímetros na Zona 40 está desta forma a concretizar o plano de expansão apresentado em 2014, como se pode verificar na imagem que acima reproduzimos.

 

 

Anterior