A Cultura da Junta de Freguesia de Alvalade

 

 

Festival Cister

A 30.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça chega a Alvalade no dia 7 de julho, com o concerto Voces Cælestes & Real Câmara, dirigido por Paul Agnew. O momento musical revela a surpreendente flexibilidade e suprema beleza da música sacra alemã do início do século XVIII, tem lugar na Igreja São João de Brito e a entrada é livre.

Paul Agnew é um dos mais aclamados intérpretes atuais da música dos séculos XVII e XVIII e dirige o coro Voces Caelestes e a orquestra barroca Real Câmara, num programa que inclui um salmo de Zelenka, baseado numa peça de órgão de Frescobaldi; um moteto anónimo, que poderá ter passado pelas mãos de Kuhnau, Bach e Graun; uma missa de Bach, que recicla andamentos de três cantatas anteriores; e obras instrumentais de Fux, que citam os estilos de Lully, Muffat ou Corelli. 

Já a 19 de julho, o momento alto da chegada do Cistermúsica a Alvalade tem lugar na Aula Magna, com o concerto «Amazing Grace: A Gospel Celebration to Aretha Franklin», pelo coro gospel The Black Heritage Choir. Com direção de Jerry Smith, e Katie Graham como solista, este momento vai celebrar um dos mais belos discos da música popular do século XX e o álbum mais vendido de Aretha Franklin e na história do Gospel.

Arraial da Junta de Freguesia e Os Revenge of 90s

Rui Pregal da Cunha, ao centro na imagem, recebendo instruções como devia operar com a mesa de mistura.

No dia 17 de Junho muitos do que foram ao arrail da Junta de Freguesia alimentavam a ilusão de ouvir cantar Rui Pregal da Cunha, um dos fundadores de bandas como os Heróis do Mar ou Lx-90. Rui não cantou, assumiu o papel de DJ, "passando" as músicas que segundo afirmou, deviam ser tocadas nos "santos populares". Dada a sua inexperiência como DJ o resultado foi confrangedor.

No dia 12 de Junho tivemos em simultaneo dois arrais em Alvalade, o que nos permitiu fazer algumas comparações. Aqui

Orquestra Filarmónica Portuguesa

O Concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade, na Aula Magna, foi no dia 19 de março — Dia do Pai. A entrada era condicionada pela lotação da sala e mediante a ordem de inscrição. Nesse sentido, foi pedida a confirmação e de quantos lugares eram precisos até ao dia 18 de março, por email cultura@jf-alvalade.pt.

O Evento terá início às 18h00 e percorrerá o seguinte repertório:

Edvard Grieg (1843-1907) – Suite “Peer Gynt” nº 1, Op. 46

Johannes Brahms (1833-1897) – Dança Húngara nº 1

Antonín Dvo?ák (1841-1904) – Sinfonia nº9 em Mi menor, Op. 95, “Do Novo Mundo”

No dia 29 de Setembro de 2014 comemorava-se o primeiro aniversário da criação da Freguesia de Alvalade, que resultara da reorganização administrativa de Lisboa. A anterior Junta liderada pelo Partido Socialista organizou na Aula Magna um notável concerto, com a participação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, da Banda da Força Aérea Portuguesa e com prestigiados solistas. A entrada era livre. O então presidente da Junta André Moz Caldas, conhecido melómano, justificou o evento como uma manifestação cultural que assinalava um acto fundacional de grande relevância para a comunidade local. Durante os últimos oito anos muitos outros eventos culturais foram promovidos com regularidade, embora com menor dimensão, por diferentes lugares e espaços da freguesia. Muitas entidades culturais, artistas e escritores foram apoiados.

A nova Junta liderada pelo PSD/CDS desde que tomou posse começou a organizar um interessante programa natalicio (12 a 21 de Dezembro), de forma a assinalar o inicio do seu mandato (2021-2025), que incluia também um concerto na Aula Magna e outro no Teatro Maria Matos. A 5ª. vaga pandémica levou, como é sabido, ao cancelamento deste ambicioso programa. O actual presidente (José Amaral Lopes) apressou-se a prometer realizar, quando a ocasião o proporcione, muitos concertos. Nada temos a opôr à sua realização, todavia, o importante é que para além da sua realização, a Junta não se esqueça das competências que lhes estão atribuidas, nomeadamente a manutenção e reaqualificação de espaços e equipamentos públicos ou a higiene urbana.