Alvalade lés a lés



 

Percurso 3

Caminhada por Alvalade Sempre Verde

Propomos-lhe uma agradável caminhada pela freguesia de Alvalade, com vários quilómetros, percorrendo vários espaços verdes. Em alternativa pode fazer o percurso de bicicleta.

1. Lactário

O ponto de partida é um edificio em ruinas, mas  repleto de história: um antigo lactário situado junto ao Bairro Fonsecas e Calçada.

2. Estadio Universitário

A partir do lactário faça o percurso até ao Complexo Desportivo Universitário de Lisboa. A partir daqui faça o percurso pela ciclovia na direção da 2ª. Circular. Contorne o Campo de Golfe e siga para sul na direção do Estádio Universitário, tomando o caminho dos pinheiros. Junto a um bebedouro, tome o caminho da saída do oriente sempre por uma ciclovia.

Campo de Golfe

Todo o complexo desportivo possui uma boa rede de ciclovias, basta segui-las e desfrutar da paisagem.

Este é o caminho dos pinheiros que tem que seguir antes de sair do complexo desportivo.

3. Cidade Universitária

Depois de sair do complexo desportivo siga na direção do Jardim do Campo Grande, sempre pela ciclovia passando pelas traseiras da Biblioteca da Faculdade de Letras, Hipodromo do Campo Grande, Faculdade de Ciências, Torre do Tombo...

4. Jardim do Campo Grande

Atravesse as estradas até o Centro Académico de Lisboa (antigo Caleidóscópio). Contorne o Lago do Campo Grande tomando a direção da Avenida do Brasil.

 

5. Parque de Saúde de Lisboa/Hospital Psquiátrico de Lisboa

Entre na Avenida do Brasil seguindo em direção do Aeroporto de Lisboa. Faça a sua entrada no parque da saúde de Lisboa pelo portão 53B (alternativa Portão Central). Tome a direção do Café Versailles, e uma vez aqui chegado avance na direção da saída pelo portão da 2ª. Circular. Não deixe de admirar a harmonia que ainda se preserva de todo antigo Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos inauguardo em 1942.

6. Jardim Aquilino Ribeiro Machado

Após sair do Parque de Saúde de Lisboa entre no Portão Norte do novo jardim de Alvalade. Faça outro magnifico percurso ao longo de todo o jardim na direção da Avenida do Brasil, passando pelas hortas urbanas e contemplando o Muro Azul.

Portão oriental do jardim. É por aqui que tem que entrar.

Passadiço do Jardim

7. Mata de Alvalade/Parque José Gomes Ferreira

Depois de sair do sair do jardim tem agora que fazer o trajecto até à Mata de Alvalade (Parque José Gomes Ferreira), seguindo ao longo da fachada do Laboratório Nacional de Engenharia (LNEC), sempre por uma ciclovia. Uma vez chegado ao parque dirija-se para o Lisboa Racket Center e a partir daqui entre na Mata de Alvalade contornando os campos de ténis de modo a poder ver Lisboa oriental de um miradouro.

O percurso pelo interior da Mata de Alvalade termina na Avenida Dom Rodrigo da Cunha. A partir daqui, se ainda tiver forças, deverá dirigir-se para o Estádio 1º. de Maio (Inatel), onde irá finalmente refrescar-se numa agradável esplanada.

Carlos Fontes


 

 

Entrada


História local

Guia do Lazer

Quiosque