Curso de Educação Para a Cidadania

Formação Cívica

 

Anterior.

..

Partidos Políticos

(..

.

Faz parte da essência dos regimes democráticos, que os cidadãos elejam livremente os seus representantes para exporem, defenderem e conciliarem os seus interesses com os demais, tendo em vista o Bem Comum. Os partidos competem entre si para formarem governo, de forma a aplicarem o seu programa. Na sua génese, os partidos políticos não eram mais do que grupos de cidadãos que se união para defesa de pontos de interesses comuns. 

 

Com a emergência dos regimes parlamentares (século XVIII,  tornaram-se em grandes organizações, associadas a uma dada concepção de sociedade (ideologia). Os partidos ligados à aristocracia eram considerados conservadores, e os ligados à burguesia eram denominados de  liberais.

 

Durante a revolução francesa  (1789), consagrou-se a sua divisão ideológica em partidos de direita (conservadores) e de esquerda (revolucionários), denominação que se vulgarizou em finais do século XIX. Na 1ª. metade do século XX, os partidos adquiriram uma enorme complexidade organizativa, com elevado grau de profissionalização interna, dotando-se de poderosos meios de propaganda e organizações especificas os vários grupos sociais (juventude, mulheres, sindicalistas, autarcas, etc). As suas fontes de financiamento são em geral estatais, mas também privadas. 

 

Embora formalmente as democracias sejam regimes multipartidários, a tendência em muitos países, como EUA, Grã-Bretanha ou Portugal  é para a constituição de dois grandes partidos que se alternam ente si no poder (bipartidarismo). 
.

.

Partidos Políticos em Portugal

.