Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

 Poluição

Anterior

Vila Afifense

Conhece as ruinas da antiga Vila Afifense nas traseiras da Rua Dr. Gama Barros, junto à Avenida de Roma? Sabe que ainda aqui vivem pessoas no meio de lixo e barracas? Sabia que no local existe um posto de limpeza da CML/Junta de Freguesia? Função ? - Servir de posto de carregamento de baterias dos automóveis.

2021

Foi aprovado a requalificação de todo o espaço, mas como é habitual o inicio das obras pode levar décadas. Consultar

Em Novembro de 2019 mantém-se a situação de abandono com pequenas melhorias. Alguns dos edificios abandonados foram "entaipados" de modo a evitar que fossem ocupados por "sem-abrigo".

A CML durante 2018 andou à procura dos proprietários, tarefa que não se apresentou fácil de resolver nomeadamente em relação ao nº.1 (Rua Moniz Barreto, nº1) . O espaço da Vila Afifense foi sendo vendido aos pedaços, alguns dos quais nem sequer permite qualquer construção dada a sua diminuta área.

Em 2016 foram feitas algumas melhorias à volta da Vila Afifense de modo a delimitar a lixeira, as casas em ruínas e a zona do estacionamento. O aspecto geral melhorou mas no essencial tudo continuou na mesma.

Em 2015 o ambiente era indescritível de tanto lixo acumulado. Um dos factos mais chocantes era todavia a presença no local de um posto de limpeza da CML/Junta de Freguesia de Alvalade. O abandono do local foi evidenciado quando alguns dos edificios da envolvente foram requalificados. Existia no local um caótico parque de estacionamento em terra batida. Quando chovia os moradores eram obrigados a andarem no meio de um enorme lamaçal.

2019

O que resta da Vila Afifense, Nov. 2019

Edificios "entaipados". Nov. 2019. A abundância de gatos no local tem evitado a proliferação de ratos.

No meio das ruinas descobrem-se restos de antigas barracas, que continuam a servir para as mais diversas utilizações... Nov. 2019

Antes estacionavam no local viaturas da Câmara Municipal de Lisboa, agora são as da Junta de Freguesia de Alvalade. Nov. 2019

2017

A situação continuou a arrastar-se, sem solução à vista. Em Janeiro 2017, deflagrou um incêndio num edificio abandonado, e por pouco não atingiu outro habitado. A CML passou a exigir que fossem feitas obras, o problema estava em descobrir onde moravam os proprietários.

Estado da zona ajardinada junto à Vila Afifense em Janeiro de 2017.

 

2016

A situação da vila foi discutida a 17/5/2016 na Assembleia Municipal de Lisboa. A Junta de Freguesia de Alvalade meteu mãos à obra e requalificou parte do espaço, isto é, uma parte do logradouro da Vila Afifense transformou-o num parque de estacionamento. A verdade é que pouco depois de serem arranjado o local foi votado de novo ao abandono. O aspecto geral melhorou, mas no essencial tudo continuou na mesma, na zona onde viviam pessoas e as construções abandonada.

 

Arranjo em volta da Vila Afifense. Foto: Junho de 2016

Ao fundo pode ver-se o barracão da CML que durante anos esteve rodeado de uma enorme lixeira. Foto: Junho de 2016

O problema que rapidamente se constatou é que as casas abandonadas e as barracas existentes no local, serviam para as mais diversas funções, nomeadamente ilicitas. Uma inspecção da CML dava conta da insalubruidade e insegurança de alguns edificios.

 

2015

Em 2015, fizemos uma chamada de atenção para a gravidade da situação. Era indescritível a quantidade de lixo acumulado. Um dos factos mais chocantes era todavia a presença no local de um posto de limpeza da CML.

 

A Vila Afifense estava rodeada de lixo e construções em ruína. 2015

 
   
 
 

Entrada

 
 
   
 

Tenha Vergonha. Não Suje as Ruas*