Judaísmo em Portugal

Carlos Fontes

.

A Longa Guerra Social: Católicos contra Cristãos Novos 

Anterior

 

 

 

 

.

Em Portugal até finais do século XV foram raros ou nulos os tumultos da populaça contra os judeus. Um caso excepcional no contexto europeu marcado pela repressão contra os judeus. Alguns exemplos: Em 1290 foram expulsos da Inglaterra; em 1306 do Norte da França; em 1342 na Região do Saxe; em 1420 na Austria e em 1492 na Espanha. 

Em Portugal tudo mudou depois de 1497, quando D. Manuel I impôs a conversão forçada dos judeus aos cristianismo, criando o grupo social dos chamados "cristãos-novos" (conversos). 

Os cristãos novos serão a partir daqui alvo de vários motins por parte dos católicos (cristãos velhos) para os matar e roubar. 

Vários motins marcaram esta guerra social, por detrás dos quais estiveram sempre grupos de espanhóis, clérigos da Igreja Católica e frades ligados a várias ordens religiosas, em especial da Ordem de São Domingos, os "cães de Deus".

Principais Motins 

1504 (Lisboa), 1505 (Évora), 1506 (Lisboa), 1524 (Évora), 1531 (Lisboa), 1605 (Lisboa), 1630 (Lisboa, Coimbra, Santarém, Portalegre, Torres Novas, Évora e Braga) e 1671 (Lisboa). 

Espanhóis e Outros Estrangeiros

Foi tão grande o envolvimento dos espanhóis na Inquisição em Portugal que durante séculos se divulgou a ideia que teriam sido eles a criá-la. Para uns teria sido o castelhano Juan de Saavedra (1537), para outros  o cardeal Taveira, arcebispo de Toledo e Inquisidor-geral de Castela (1539) .

O primeiro Regulamento da Inquisição Portuguesa é uma cópia do Regulamento da Inquisição espanhola. Os livros de propaganda contra os judeus mais divulgados em Portugal, são obra de autores castelhanos. O principal motim contra os cristãos novos, em 1506, foi liderado por um frade dominicano espanhol...

Depois dos espanhóis, ao serviço da Inquisição em Portugal, destacam-se os genoveses. Apoiados pela Cúria Romana trabalhavam para substituir os cristãos-novos como banqueiros da corte. 

Igreja Católica Portuguesa

- Bispos.

- Ordem de São Domingos.

 A ligação da Inquisição aos dominicanos remonta ao seu fundador. Um dos seus priores em Portugal, Frei Soeiro Gomes, tentou estabelecer por volta de 1219 aqui a  inquisição, mas o rei não o permitiu. O mais célebre dos seus inquisidores dominicanos foi Torquemada. Os autos de fé do Tribunal do Santo Ofício em Lisboa, eram realizadas na Igreja de S. Domingos, junto ao Rossio.  Os dominicanos tinham nele um lugar de destaque.  Em 1623 apresentarem-se pela primeira vez num Auto-de Fé com o seu pendão de São Pedro Mártir.  

Nobreza Portuguesa

Propaganda Anti-Cristãos-Novos 

A propaganda contra os cristãos novos acusava-os de quase tudo: os seus antepassados judeus mataram Jesus Cristo, traziam epidemias, provocavam terramotos, eram falsos, especuladores, tinham rabos como os macacos, etc

Destruição de Portugal

Esta longa guerra social conduziu ao despovoamento e ruína do vastas regiões de Portugal, em particular de Trás-os-Montes, Beira Interior, Alentejo e Algarve. 

Heróis da Luta Contra a Intolerância Religiosa

Durante a longa guerra social muitos foram os portugueses que se opuseram contra a barbarie, combatendo a Inquisição, não raro acabaram assassinados. 

-  Duarte da Paz

- Padre António Vieira

- Cavaleiro de Oliveira 

Em Construção !

 
Carlos Fontes
 

 

 

Para nos contactar:

carlos fontes


jornalpraceta@sapo.pt