Lisboa Virtual

Desde 1995 que os lisboetas têm uma presença regular na Internet na divulgação da sua cidade.  

A maioria  das páginas são de intervenção cívica, e giram em torno de causas: Defendem a memória colectiva de bairros opondo-se ao abandono da cidade, à destruição do património, aos atentados urbanísticos praticados pela câmara municipal. etc.

Mas estas e muitas outras páginas, não deixam de divulgar a história da cidade, os seus habitantes e costumes, o seu património e lugares mágicos, assim como outros aspectos que Lisboa possui. São páginas de amor por uma cidade escritas por quem se ofende pela forma como a mesma está a ser tratada. 

 

 

Jornal da Praceta

Teve início no verão de 2001 ligado ao protesto contra mais um atentado urbanístico praticado pela CML: a destruição de um jardim público. Opôs-se com firmeza às negociatas camarárias dos parques privados de estacionamento em jardins públicos. De Jornal de Rua, passou a jornal das freguesias de Alvalade, Campo Grande e São João de Brito. Nesta expansão foi-se desdobrando em novos jornais. Hoje integra a única rede de sites dedicados a Lisboa.

 
     
 

 

Lisboa Abandonada

No estrangeiro Pedro Fonseca, em 2000, recordou-se de Lisboa e das suas casas abandonadas (mais de 30 mil em 2003).Criou um site para alertar para o estado de degradação da cidade, mas acrescentou-lhe uma importante novidade: as imagens dos edifícios em ruína. Outras pessoas juntaram-se entretanto ao projecto.

 
     
 

 

Alface Voadora

O projecto começou a 1 de Maio de 1997. Oferecia uma visão moderna de Lisboa, mas onde não se esquecia o seu passado. A 21 de Junho de 2002 devido a dificuldades de manutenção foi suspenso. Fica o pioneirismo.

 
     
 

 

Páginas de Lisboa

No longínquo ano de 1995, o Hugo de Carvalho, resolveu fazer um site sobre Lisboa. Registou a imagem padrão da cidade. Em 1997 deixou de o actualizar e assim ficou até ao nossos dias. O que bem vista as coisas é uma grande sorte, pois constitui um autêntico documento histórico !

 
     
 

 

Odeon

Perante a destruição de mais um cinema de Lisboa, Paulo Ferrero, em 2002, cria uma página para unir pessoas em torno de um projecto comum: salvar o Cinema Odéon. Entre as acções inovadoras que tem desenvolvido, conta-se a de um virtual leilão de cadeiras do cinema.

 
     
 

 

 

 

Bairro Azul

Corria o ano de 2002, quando surgiu o site do Bairro Azul. Era o orgão de ligação dos seus moradores, mas também de difusão da sua luta contra o estacionamento caótico. Hoje é o orgão de uma Associação de Moradores e divulga as suas acções, mas também o comércio local.

 
     



 

História de Lisboa

Bibliografia sobre Lisboa

 

 

   
 


Para nos contactar:jornalpraceta@sapo.pt