Jornal da Praceta

Transportes

Área em construção. Espere um pouco! 

Situado num dos principais eixos viários de entrada e saída da cidade de Lisboa, na zona do Campo Grande, foi desde a 1ª. metade do século XIX servida por uma rede moderna de transportes públicos. 

 

Óbibus

Desde pelo menos 1853 que existia uma carreira regular entre o Largo do Pelourinho (junto aos Paços do Concelho) e o Campo Grande.

 

Combois Larmanjat

A utilização de locomotivas para transportes urbanos foi largamente aplicada no século XIX. O engenheiro francês Larmanjat concebeu para o efeito um pequeno comboio com apenas um carril central. Em 1869 fez-se a primeira experiência em Lisboa, e no ano seguinte foi aberta a primeira linha entre Arroios e o Lumiar, passando pelo Campo Grande. Este meio de transporte não durou muitos anos, dado que em 1877 faliu a companhia que o explorava.

 

Eléctricos

As primeiras experiências com carros eléctricos em Lisboa datam de 1887, mas tive pouco êxito. A primeira  rede efectiva de carros eléctricos em Lisboa começou a ser construída a partir de 1901. No ano seguinte era inaugurada uma linha entre o Rossio e o Lumiar. Em 1921, o início desta Linha passou para o Restauradores. O seu percurso passava pela Avenida da Liberdade, Marquês do Pombal, Saldanha, Avenida da República, Campo Grande e  Lumiar.

Em 1962, após ter sido eliminada a Linha entre os Restauradores e o Lumiar, o percurso passou a ser feito através de uma Linha complementar que começava no Largo Martin Moniz, subia a S. Lázaro, seguindo depois pela Rua Gomes Freire, Largo Dª.Estefânia, Arco Cego, Av. da República, Campo Grande terminando no Lumiar.

A última linha de eléctricos que passava pelo Campo Grande terminou a 14 de Setembro de 1971.

 

Metropolitano