Hortas, Parques Hortícolas e Hidroponia

Mais do que Um Buracão

"A estufa que se ergue num recanto do jardim Horticola Aquilino Ribeiro Machado prometia ser um dos projectos mais interessantes de Lisboa Capital Verde Europeia (2020). Projectada em Singapura custou mais de 200 mil euros, valor que nunca parou de subir e ainda não funciona. O actual executivo da Junta de Freguesia, desde que foi eleito em Setembro de 2021 tem mantido o projecto no limbo. Dá trabalho. A ligação à electricidade e abstecimento de água só foi feita em Abril de 2022. As necessárias correcções e a própria manutenção da estufa tem sido realizada de forma muito esporádica. Em Setembro de 2022 foi decido fechar a estufa para obras. Dá menos trabalho.

O suposto envolvimento dos moradores bairros das Murtas, São João de Brito e Pote d`Água na produção de alimentos nunca aconteceu, apesar de ser o objectivo inicial. Dá trabalho. Os únicos que tiveram possibilidade de ver alfaces a crescer foram alguns alunos de escolas da freguesia. José Tavares, o engenheiro agrónomo que, um vez por semana por lá aparece, confidenciou-nos que o projecto deveria ser revisto nos seus objectivos. A produção de alimentos será sempre simbólica, neste sentido, o melhor seria pensar na utilização pedagógica da estufa. O problema é que a Junta, a principal entidade pública envolvida no projecto, parece apostada em o manter no limbo. Dá menos trabalho. Foto: 27/02/2023".

Depois de publicarmos esta notícia, a Junta de Freguesia de Alvalade, a 24 de Março de 2023, montou uma típica operação de propaganda. Nas redes sociais divulgou fotografias onde elementos do Centro Social e Paroquial do Campo Grande e da Associação de Moradores do Bairro de S. João de Brito faziam a colheita de viçosas alfaces para distribuirem pelos moradores. Esta abundante "colheita", segundo nos contaram adquirida no Mercado de Alvalade, nunca mais se repetiu.

Fomos observando a estufa, a última vez a 7/06/2023, na esperança de ver crescer as tão abundantes alfaces. Nada! O sistema elevatória aparentemente está abandonado. Alguém continua a trabalhar para ali crescer algo visivel. O tema tornou-se irrelevante. A Junta, como sabemos, tem outras prioridades. Depois, para alfaces sempre temos o Mercado de Alvalade. Como previmos, a estufa tornou-se um local para visitas para "ver como poderia ser e não para a produção comunitária.

Hortas no Bairro Fonsecas e Calçada

A dona Adozinha do Bairro Fonsecas e Calçada talvez não saiba que tem uma das mais belas e cuidadas hortas urbanas da freguesia de Alvalade. Paga 60 euros por ano, um valor irrisório para aquilo que a terra lhe dá, não contabilizando os alimentos. Com ela são mais cinco, os que cuidam desta horta, situada mesmo ao lado do pavilhão municipal. Foto: 5/12/2019

Quem Disse Que Eram Só Promessas ?

Durante a campanha eleitoral, em Setembro de 2017, o PS garantiu que se ganhasse as eleições para a Assembleia de Freguesia em Alvalade prosseguiria na requalificação dos logradouros do Bairro das Caixas. Ganhou-as. As obras arrancaram poucos dias depois das eleições. Não estamos habituados a tanta prontidão no cumprimento das promessas eleitorais. Nas traseiras da Rua Afonso Lopes Vieira e da Rua Branca Gonta Colaço foi criado um Parque Horticolo, com 7 hortas urbanas, vedadas e com bocas de água, no espaço de um mês.A obra é pequena, mas significativa. Passados dois anos as hortas continuam, mas já estavam quase todas abandonadas e os equipamentos de apoio vandalizados.

Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

16 de Maio de 2017 foi a data escolhida para a inauguração de um novo jardim em Alvalade. Ocupa uma área de 24.414 m2, possui equipamentos de fitness, um observatório de aviões, um parque hortícola (4.230 m2). O espaço verdejante faz a ligação entre o Corredor Verde Central e o Corredor Verde da Alta de Lisboa.O ideia inicial era abrir à população os amplos espaços verdes do LNEC, mas ainda não foi desta. Mais

Hidroponia em Alvalade

Em pleno centro da freguesia de Alvalade existe uma magnifica horta vertical hidropónica. Aqui se cultivam entre outros legumes saborosas alfaces. Sabe onde fica?