Anterior

Aprenda Matemática no Jardim do Campo Grande

 

Uma das curiosidades da requalificação deste jardim (Agosto de 2012 - Novembro de 2013) é um percurso por acontecimentos que desde Pedro Nunes marcaram o desenvolvimento desta ciência. Foram também instalados jogos e equipamentos para estimular a flexibilidade mental.

 

O projecto foi concebido numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Matemática.

 

Quase tudo está hoje votado ao mais completo abandono. Entre os mais destacados destruidores deste projecto pedagógico, segundo apuramos no local, contam-se os estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e os da Universidade Lusófona, os quais nas suas continuas praxes destroem tudo o que aqui se encontra. A falta de uma ação fiscalizadora e punitiva por parte da policia municipal acaba estimular estas práticas lesivas do património público.

 

 

O Quarto de Ames está transformado numa improvisada retrete pública, cujo cheiro nauseabundo se propaga por toda a zona. Algumas praxes de estudantes, segundo nos foi referido, implicam defecar ou urinar neste equipamento científico público.

"Caloiros mergulham a cabeça em penicos cheios de porcaria". Os rituais das praxes académicas durante todo o ano no Jardim do Campo Grande são de tal forma absorventes que as referências à matemática neste espaço são ignoradas pela  esmagadora maioria dos estudantes que o frequentam. No inquérito que fizemos a dezenas deles nem um único sabia da sua existência. Foto: 18/05/2017

 

 
 

(Lado Norte)

Quarto de Ames (Ames Room)

Peça inventada pelo oftalmologista americano Adalberto Ames, em 1946, de ilusão óptica, com base na lei de Emmert , de Hermann Helmholtz, que permite criar uma perspectiva acelerada ou retardada, dependendo da posição do observador. O tamanho e a distância são confundidos no nosso sistema perceptivo.

Como realizar a experiência:

1. Duas ou mais pessoas entram no Quarto de Ames encostando-se a duas das suas extremidades de uma das paredes.

2. Uma terceira pessoa no exterior do Quarto de Ames, observa através de um orifício existente na parede oposta.

3. O observador depara-se então com algo inesperado:

- Uma das pessoas parece ter crescido de forma desmesurado e a outra diminuído.

- O quarto parece ter a forma cúbica, com paredes paralelas, quando na realidade não o são. O chão parece ser também direito, mas é inclinado.

4. A ilusão óptica só funciona para quem espreita pelo orifício.

(O quatro encontra-se atualmente vandalizado, servindo de retrete pública)

Os quatro bancos com jogos lúdicos matemáticos são em adiantado estado de degradação.

Quatro Bancos Matemáticos:

- Mancala

De origem provavelmente africana, faz parte de um vasto conjunto de jogos de tabuleiro. Era jogado já na Etiópia no século VI-VII. Desenvolve o raciocínio lógico, treina conceitos matemáticos de adição e subtração.

- Alquerque

É provável que tenha origem no Médio Oriente, antepassado do jogo das damas. No célebre "Livro dos Jogos" (1283) do rei Afonso X de Leão (avô materno do rei D. Dinis de Portugal), aparecem já descritas as suas regras essenciais. Desenvolve o pensamento estratégico. Outros nomes: Qirkat.

- Moinho

Jogo muito antigo remonta à pré-história. Aparece referido na "Arte de Amar" (1 d.C) de Ovídio. Era muito popular na Idade Média. O jogo do Galo é uma versão simplificada deste jogo. Outros nomes: trilha, Marel,  Lez-marellas, Jeu du moulin, Mulino, Mühle, Nine Men’s Morris, Merrills, Merrelus, Marels, Marelles, Marrills, Mills, Muller, Morrel, Moreles, Morenspel, Mylla, Mlynek, Mylta, etc.

- Hex

Foi inventado por dois matemáticos, o dinamarquês Piet Hein em 1942 e o norte-americano John Nash em 1948.

 

 
 

 

Ao longo do passeio ocidental do Jardim do Campo Grande placas metálicas assinalam acontecimentos significativos para o desenvolvimento da matemática.

Principais Acontecimentos da Matemática

1537. Pedro Nunes apresenta o conceito de curva loxodrómica. Uma curva sobre a esfera que mantém constante o ângulo com os meridianos.

1540. Lodovico Ferrari resolve a equação polinomial de grau quatro.

1545. Gerolamo Cardano escreve o Ars Magna, um importante tratado sobre álgebra, que inclui várias formulas resolventes para equações polinomiais.

1556. Nicollo Tartaglia publica o General Trattato di Numeri, et misvre, considerado o mais importante livro de aritmética do Renascimento.

1569. Pedro Nunes publica o Libro de Algebra en Arithmetica y Geometria.

...

2004. Ben Green e Terence Tao provam o teorema de Green-Tao: o conjunto dos números primos contém progressões aritméticas de qualquer comprimento.

2007. Uma equipa de investigadores na América do Norte e na Europa descreve a gigantesca estrutura conhecida como  Eusando redes de computadores.

2012. T. Tao prova que qualquer número impar maior que um é soma de, no máximo, cinco números primos.

 
 

(Lado Sul)

À semelhança do lado norte do jardim, este lado também possui equipamentos lúdicos sobre a matemática.

- Curva Loxodrómica de Pedro Nunes, demonstrada no "Tratado em Defensam da Carta de Marear", incluído na sua obra O Tratado da Esfera, de 1537.

- As Sete Pontes de Konigsberg, a construir no lago. É um famoso problema histórico da matemática resolvido por Leonhard Euler, em 1736, cuja solução negativa originou a teoria dos grafos.

- Redes poliédricas no Parque Infantil

Apesar destes equipamentos a verdade é que tanto a câmara municipal de Lisboa, a Sociedade Portuguesa de Matemática, mas sobretudo os estudantes e professores das várias universidades de Alvalade mostram-se indiferentes perante os mesmos. Tudo está ser lentamente destruído.