Anterior

Alvalade Verde na Capital Verde da Europa 2020

Lisboa foi durante 2020 oficialmente a Capital Verde Europeia. Jornal da Praceta acompanhou o que se tentou fazer na cidade e na freguesia. Em Alvalade destacamos três iniciativas: o arranjo paisagistico das traseiras da Biblioteca Nacional e uma excelente exposição sobre os jardins em Portugal na mesma instituição. Foi um  marco importante com várias consequências práticas  num contexto de  Pandemia.

 

 

 

Lisboa foi durante 2020 oficialmente a capital verde da Europa. Jornal da Praceta acompanhou o que se tentou fazer na cidade e na freguesia. Em Alvalade destacamos três iniciativas: o arranjo paisagistico das traseiras da Biblioteca Nacional e uma excelente exposição sobre os jardins em Portugal na mesma instituição.

Pormenor da Exposição no Palácio Pimenta. Foto: 5/08/2021

No Palácio Pimenta até Setembro de 2021 pode também visitar uma bela exposição sobre as hortas de Lisboa desde a Idade Média aos nossos dias. Imperdível ! A pandemia acabou por marcar negativamente algumas das iniciativas que foram lançadas. 

Espaços Verdes Exemplos de Sustentabilidade

O ano de 2019 esteve repleto de sinais contraditórios na freguesia de Alvalade. Sinais que nos podem dar alguma pista do que podemos esperar em 2020 na freguesia.

Em meados de 2019 a morte abelhas no jardim do Campo Grande e arredores saltou para as páginas dos jornais. A sua mortandade, segundo os especialistas foi atribuída à utilização de pesticidas proibidos na UE. O partido PAN (Pessoas-Animais -Natureza) exigiu na Assembleia Municipal de Lisboa esclarecimentos mas ninguém lhos deu. A Câmara Municipal de Lisboa afirmou que desde finais de 2018 que não usava pesticidas. A questão ficou por esclarecer.

A destruição do arvoredo na freguesia prossegue de forma descontrolada na "Cidade Universitária". As arvores que rodeavam a estátua de D. Pedro V na Faculdade de Letras foram todas cortadas (2019). O assunto foi colocado em Outubro de 2019 na Assembleia Municipal de Lisboa, tendo a CML respondido que não tinha jurisdição sobre este espaço que pertence à UL. O jardim que existe nas traseiras na Faculdade de Direito tem igualmente os dias contados, está prevista a sua destruição para a expansão da biblioteca da referida faculdade.

CML/Junta de Freguesia no final de 2019 recomeçou a "conta gotas" a limpeza e requalificação dos logradouros no "Bairro das Caixas", onde o lixo e a ocupação ilegal de terrenos públicos continua na maior das impunidades. Ao longo de 7 (sete) anos (2013-2020) foram apenas requalificados neste "bairro" 2 (dois) logradouros o que demonstra a capacidade da atual câmara/junta para os limpar e requalificar e impedir a proliferação das lixeiras.

Foto:14/01/2020

O Choupo da Discórdia. Na Escola Básica Teixeira de Pascoais antes da mesma ser escola foi aqui plantada um árvore que, segundo nos contaram, teria sido plantada pelo avô de quem doou os terrenos para que a escola ser construída. A única condição imposta era que a árvore não fosse destruída. A atual Junta de Freguesia de Alvalade pretendeu derrubar o árvore, e logo a contestação eclodiu. No final de 2019, a junta lá acabou por anunciar que a árvore seria mantinda só que severamente podada.

A Plataforma em Defesa das Árvores aplaudiu a decisão da Junta e solicitou a classificação deste choupo, assim como das seguintes árvores na freguesia: Choupos-Brancos na Avenida dos EUA, Ciprestes no Largo Feytor Pinto, Freixo numa das pracetas da Rua Silva e Albuquerque, Plátano na Escola junto ao jardim de infância João de Deus, conjunto de Tílias na Av. Dom Rodrigo da Cunha.

Ao mesmo tempo que isto acontece, prossegue a expansão do aeroporto de Lisboa, assistindo-se ao aumento exponencial da poluição sonora e atmosférica em Alvalade.

Energia e Emissões

Objectivos de Lisboa Capital Verde Europeia:

  • Redução de 60% nas emissões de dióxido de carbono até 2030.
  • Atingir a neutralidade carbónica até 2050.
  • Poupança energética: 60% de redução do consumo energético (30% nos edifícios municipais; 20% no consumo geral residencial e de serviços; 10% na indústria).
  • Iluminação pública: 67% de redução do consumo energético.
  • Energia solar: atingir os 103 megawatts de produção de energia solar fotovoltaica oriunda de painéis solares instalados em toda a cidade.
  • Erradicação da "pobreza energética" até 2050.
  • Conclusão de uma central fotovoltaica para abastecimento de frota elétrica da Carris.

...e Alvalade?

Consumo Responsável

Lojas Comprometidas com a Sustentabilidade

A papelaria AZERT na Rua Dr. Gama Barros, nº. 37 B, é um excelente exemplo em Alvalade de um comércio comprometido com o desenvolvimento sustentável. Neste espaço verde encontra-se os mais variados artigos em papel reciclado (e reciclável) amigo do ambiente.

MARIA GRANEL - produtos biológicos de consumo consciente (café, cereais, especiarias, sementes, gomas vegan, sal, bolachas, etc). Rua José Duro.

BAGAS E SEMENTES - produtos biológicos de consumo consciente. Rua Luís Augusto Palmeirim.

Lojas Tradicionais Comprometidas com a Sustentabilidade

Em toda a freguesia de Alvalade apenas duas escolas estão inscritas no ano lectivo de 2019/2020 como eco-escolas: o Colégio Moderno e a Escola Básica Eugénio dos Santos. Conclusão: as escolas estão pouco mobilizadas para as questões ecológicas. Será?.

A Minha Capital é Verde

Desafio a todas as escolas de Lisboa. Increva sua escola até 31 de janeiro


Infraestrutura Verde e Biodiversidade

Objectivos de Lisboa Capital Verde Europeia:

  • Mais 100 hectares de zonas verdes até 2021 (atualmente existem 250 hectares).
  • 25% da cidade com espaços verdes até 2022.
  • Ter, até 2021, 90% da população do município a viver a menos de 300 metros de um espaço verde com pelo menos 2.000 metros quadrados.
  • Criação de sombras para combater as ondas de calor: plantação anual de 25 mil árvores e arbustos.
  • Resiliência à escassez de água: 75% de aumento da área de prados de sequeiro biodiversos.

...e Alvalade?

Mobilidade

Objectivos de Lisboa Capital Verde Europeia:

  • 410 novos autocarros de elevado desempenho ambiental até 2023.
  • Duplicação da frota de elétricos rápidos.
  • Mais 40% de oferta de transporte público rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa.
  • Expansão da rede do Metropolitano e renovação da frota da Transtejo.
  • Infraestrutura ciclável que ligue toda a cidade.

...e Alvalade?

Higiene Urbana

Objectivos de Lisboa Capital Verde Europeia:

  • Redução em 50% dos resíduos indiferenciados enviados para valorização energética até 2030 (reciclagem).
  • Implementar em toda a cidade até 2030 a recolha seletiva porta a porta de biorresíduos.
  • Atingir 50% de recolha seletiva de resíduos do total de resíduos produzidos até 2030 (atualmente a taxa de recolha seletiva é de 28%).
  • Atingir 60% na taxa de reciclagem e preparação para reutilização até 2030 (atualmente o valor é de 34,4%).
  • Redução da produção de resíduos per capita em 15% até 2030.

...e Alvalade?

A CML/Junta de Freguesia de Alvalade para além dos reforço nos equipamentos de limpeza tem distribuido cinzeiros pelos estabelecimentos comerciais, sacos para o "có-có" dos cães, instalou três oleões (Mercados e posto das Murtas) e algumas Ilhas de Ecopontos...

Água

Objectivos de Lisboa Capital Verde Europeia:

  • Instalação de uma rede de distribuição de água para reutilização que irá entrar em funcionamento na sua totalidade em 2025.
  • Poupar 25% de água através de um programa de eficiência hídrica nas vertentes de racionalização do consumo e reutilização.
  • Investir na drenagem da cidade, nomeadamente com várias bacias de retenção naturais para minimizar os efeitos das cheias.

...e Alvalade?

Eventos