Anterior

 

Escola Secundária de Padre António Vieira

 

Imagem da escola (Julho de 2011)

 

 
 Oferta Educativa da ESPAV

3º. ciclo e o ensino secundário (7º. ao 12º. ano), para além de cursos profissionais.

Com a abertura de um CQEP nas suas instalações passou a oferecer educação para adultos e RVCC, em horário pós-laboral.

 
 

 História

Esta escola foi inaugurada em 1965 e destinava-se a acolher cerca de 700 alunos, num bairro em plena expansão demográfica. O projecto original é do arquitecto Rui d`Authoguia, mas está actualmente bastante alterado.

Foto: 1966 (?). AMF

Foto: 1966 (?). AMF. Ao fundo observa-se o enorme bairro de barracas da Quinta do Narigão, cujo número de habitantes nunca parou de diminuir.

Foi até ao 25 de Abril de 1974 um Liceu masculino altura em que se transformou numa  escola secundária, integrando uma população escolar mista. A partir desta altura, a escola passou a absorver um número crescente de alunos provenientes de outros bairros de Lisboa, incluindo das suas periféricas.

Multiplos testemunhos são hunanimes em afirmar que antes de Abril de 1974 era a comunidade educativa da escola era bastante politizada, o que certamente terá influenciado a ação social e política de muitos dos seus alunos, alguns dos quais conhecidas figuras públicas. A organização da escola era muito descentralizada, dando grande autonomia aos directores de turma e de ciclo. Entre os professores alguns tem sido justamente mencionados pela sua ação em prol da liberdade: Alberto Neto (religião e moral), padre da capela do Rato entre 1961 e Outubro de 1972, onde ocorreu a célebre Vigilia da capela do Rato (Dezembro de 1972) contra a Guerra Colonial. Na sequência deste acontecimento foi transferido para a Paróquia de São João de Brito. A 6 de Julho de 1987, perto de Setúbal, foi descoberto o seu cadáver. Fora assassinado com um tiro de pistola na nuca. Maximiano Barbosa de Sousa, mais conhecido por "Padre Max", em França absorveu a influência do Maio de 1968. Fez-se padre para poder ajudar os mais necessitados. Exerceu docência no Liceu Padre António Vieira. A seguir a 25 de Abril prosseguiu a sua militância política por uma transformação radical da sociedade. Foi barbaramente assassinado em Abril de 1976. José Magno (co-fundador da Associação dos Professores de História), João B. Serra (prof. de História,1971-1977), etc. Do período antes do 25 de Abril recordam-nos como director Carvalho Novas, e a seguir na Comissão Directiva Conselho Miquelina Mendes.

A abertura da Escola da Cidade Universitária em 1980 produziu uma grande mudança na ESPAV, com a saída para a mesma de muitos professores. Esta escola só leccionava o 12º. ano e estava inserida na Cidade Universitária o que lhe conferiu uma grande atratividade. No corpo docente nos anos oitenta contavam-se professores como Manuela Carvalho, Regina Teixeira (português), Filomena Tapada, Luis Lima Barreto (português), Maria Luz Duque (história), Domingos Pechincha (literatura), Floriano de Carvalho (filosofia e história), Maria Luisa Guerra (História e História de Arte), Maria Helena Mesquita (inglês), etc.

Nos ano noventa a escola não deixou de reflectir o estado de abandono de Alvalade, onde se registavam uma continua e acentuada diminuição da população residente. As instalações escolares careciam de obras que tardavam a ser executadas, tornando pouco actrativa a sua frequência, o que contribuiu para a redução do número de alunos. Graças ao profissionalismo da esmagadora maioria dos professores muitos dos problemas estruturais foram sendo superados. Na Comissão directiva registamos os nomes de Maria Helena Oliveira e Vitoriano.

No ano lectivo de 2003/2004, a ESPAV integrou grande parte dos alunos e professores da Escola Secundária da Cidade Universitária com a qual se fundiu, depois de uma enorme polémica em que se pensou extinguir a escola ( Consultar ).

Novo Ciclo

Novo bloco. Foto: Dez. 2021

A ESPAV à semelhança de muitas outras escolas do país foi objecto entre 2009/2011 de profundas obras de remodelação, segundo um projecto da autoria de Teresa Nunes da Ponte. As novas instalações, equipamentos, parque desportivo e áreas envolventes é consensualmente magnifica.Fotos Actuais

A ESPAV desde Junho de 2012 passou a fazer hoje parte do Agrupamento de Escolas de Alvalade, agregando também a EB2,3 Alm. Gago Coutinho, EBI/JI Teixeira de Pascoais e a EBI/JI S. João de Brito, que disponibiliza uma oferta educativa desde o jardim infantil ao 12º. ano.

Apesar destas mudanças, a direção da ESPAV manteve sem grandes oscilações: Dulce Chagas, em 1 de Setembro de 1998 foi eleita directora e, a 1 de Setembro de 2021 iniciou um novo mandato de quatro anos. Entre os elementos da equipa directiva que atravessou estes "mares agitados" destacamos Pedro Botas (2000-2021) e Helena Pinto.

Contactos

 

Rua Marques do Soveral. 1700 Lisboa.  Tel: 218 484 111 Telm.: 934 563 703