Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Chinatown em Alvalade

 

Ao contrário do que se pensa, a verdadeira Chinatown de Lisboa, não se localiza na zona do Largo do Martim Moniz, mas sim em Alvalade-Campo Grande. Proliferam por esta zona da cidade, muitas lojas e restaurantes chineses. Abrem e fecham com uma rapidez estonteante.

Estas lojas tem ajudado a dar alguma ocupação a vastas áreas comerciais que ficaram vazias em consequência do crescente encerramento das lojas de comércio tradicional, stands de automóveis, cafés, lojas de pronto-a-vestir, restaurantes e até de agências bancárias. 

As atividades da comunidade chinesa têm-se vindo a diversificar, sendo cada vez mais visivel a sua presença em outras áreas de negócio.

Avenida do Brasil. Loja 1

Esta loja Chinesa na Av. do Brasil é provavelmente a maior de todas no Campo Grande, ocupando a área de uma antiga loja e os vários pisos da garagem de um prédio. Não tem nome, como muitas outras no bairro. Para a identificar basta-lhes apenas um ou outro símbolo chinês, como o "TinLum".

Avenida do Brasil. Loja 2

Esta loja chinesa também na Av. do Brasil, no lado norte da avenida é um típico armazém chinês. Em princípios de 2014 estava já tinha encerrada.

 

 

 Avenida da Igreja

Uma típica loja chinesa, om as montras muito pouco cuidadas. O importante é mesmo a quantidade e variedade de produtos a baixo custo. Foto:16/01/2020

 

A fotografia da loja anterior mas com cerca de dez anos de diferença. A exposição pouco cuidada dos produtos mantém-se.

Rotunda de Entrecampos

O interior desta lojas lembram vagamente imagens de antigos armazéns do inicio do século XX. No lado esquerdo vê-se um dos produtos mais populares -  a "baba de caracol". Um dos poucos produtos é anunciado como sendo produzido em Portugal. Encerrou em 2019

 

Rua Marquesa de Alorna. Loja (1)

É verdadeiramente fascinante a tralha que é posta à venda nestas lojas. Por mais pirosas que os artigos sejam,  há sempre um comprador interessado.

Rua Marquesa de Alorna . Loja (2)

Um pouco mais abaixo na mesma rua, surge outra loja, com os inconfundíveis manequins chineses à porta. 

Rua Luís Augusto Palmeirim

O reclamo pode enganar. Não se trata de um stand de Automóveis, mas de uma loja de artigos chineses. 

 

Para além destas lojas muitas outras tem aberto, sem que todavia se verifique grandes alterações na exposição dos produtos. O importante para este logistas é mesmo a quantidade e variedade de produtos a baixo custo.

 

   
   
 
 

Entrada

 
 
Quiosque