Anterior

Vidas e Memórias do Bairro

 

Reunião de trabalho com três dos muitos elementos que constituem o grupo "Vidas e memórias de Bairro" em Alvalade. Da esquerda para a direita Dinah Mendonça, Lucílio Costa e Elisabete Santa-Bárbara (coordenadora do projecto). Foto: 04/10/2021 

A Pandemia dificultou mas não parou a actividade deste grupo que se reúne com regularidade na Biblioteca dos Coruchéus. 

 Homenagem a António Cartaxo

No Palácio das Galveias, no dia 28/10/2021, organizaram uma sessão de memórias com António Cartaxo. Registamos também a publicação de duas colecções de postais, uma sobre poetas e outra sobre músicos que deram nome a ruas da freguesia. 

Dina Mendonça (na foto), colega de António Cartaxo na Faculdade de Letras, recordou a "bela voz" do homenageado.

O cartaz do projecto "Vidas e Memórias de Alvalade" sugeria que António Cartaxo, celebrado jornalista e realizador de programas radiofónicos sobre música clássica iria falar sobre as suas memórias de Alvalade. Ao contrário do esperado, fiel à sua paixão de criança brindou-nos com uma intervenção repleta de música. Quem se deslocou ao Biblioteca das Galveias, no dia 28/10//2021, pode escutar peças de J.S. Bach, Joseph Haydn, David Popper e Shostakovich tocadas pelo Ensemble de Violencelos da Escola de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Ouvir uma gravação de 1977 de António Cartaxo e Jorge Ribeiro que ganhou um concurso radiofónico europeu sobre o tema "Você Gosta de Beethoven ?". Descobriu como três tias, duas pianistas e uma cantora, em Évora, tratando mal uma criança despertaram nela o gosto pela música, involuntariamente ajudadas por um revista de banda desenhada (O Mosquito). De Alvalade poucas memórias registou, a maior de todas foi ter "inaugurado " como residente o Bairro das Estacas

Ensemble de Violencelos da Escola de Artes Aplicadas

António Cartaxo, natural da Amadora (1943), num breve percurso de vida falou-nos da sua passagem por Angola, a residência no Bairro das Estacas e sobretudo a experiência assumida como traumática em Évora. 

Insistiu na ideia ter sido um trabalhador-estudante. Recordou o célebre café Monte Carlo junto à Praça do Saldanha, ponto de encontro de estudantes e intelectuais, para referir um episódio. Foi no seu interior que em 1958 se refugiaram muitos oposionistas de uma  carga policial aquando das eleições presidências. O café fechou as portas para impedir a entrada da policia. Decisivo foi a sua ida para a BBC em Londres (1961), com Jorge Ribeiro.Ao  fim de 14 anos foram despidos  por discordarem da censura que a BBC impunha às noticias vindas de Portugal. O país vivia então um período revolucionário. O caso foi para tribunal e os dois jornalistas ganharam o processo. Regressou a Portrugal e passou a colaborar com a antiga Emissora Nacional (actual RDP) e a RTP.  Este curto registo biográfico terminou, como dissemos, em Beethoven, quando comemoramos os 250 do seu nascimento. António Cartaxo não disse, mas nós apuramos. O seu tio José Cartaxo foi casado com Fernanda Cartaxo que fundou, em 1949, a primeira farmácia em Alvalade: a Farmácia Cartaxo na Avenida da Igreja.

Postais

O grupo "Vidas e memórias de Bairro" que se reúne na Biblioteca dos Coruchéus elaborou duas colecções de postais, uma sobre poetas e outra sobre músicos que deram nome a ruas da freguesia de Alvalade.

A primeira foi lançada no dia 21 de março de 2021, Dia Mundial da Poesia. A colecção é composta por 39 postais referente a todas as ruas da Freguesia que têm nome de poetas. Cada postal é acompanhado de uma curta biografia, um poema e de duas fotografias da rua com o nome do poeta ou poetisa. Nota curiosa: as fotografias  são da autoria do membro do grupo que elaborou o postal.

Lucílio Costa visivelmente satisfeito por ter partipado nesta iniciativa dizia-nos:."Antes eram apenas nomes de rua, agora são placas toponímicas de poetas de figuras que jamais imaginaria. Um das que me surpreendeu foi Branca de Gonta Colaço (1880-1945), esposa de notável artistica Jorge Colaço."

A segunda colecção composta por 13 postais é dedicada ao músicos presentes na toponimica da freguesia. Foi lançada no dia 1 de Outubro de 2021, Dia Mundial da Música. O modelo do postal é similar aos da anterior colecção. A biografia é acompanhada de uma composição musical acessivel no youtube, através do  respetivo endereço electrónico (QR code).

Os postais de poetas e músicos foram distribuidos gratuitamente nas ruas onde figuram os seus nomes.