Anterior

A campanha na rua

Campanha de Viver Lisboa na Rua. Francisco Costa, candidato à presidência da Junta de Freguesia de Alvalade e a sua equipa, não se cansou de percorrer a freguesia, sempre aberto à discussão do programa eleitoral de Viver Lisboa. Aplaudimos as suas propostas destinadas às crianças, pais e avós que cuidam de crianças. Trazem uma visão nova sobre o que pode fazer, a nível local, para combater o colapso demográfico do país, um dos mais envelhecidos do mundo. No último dia de campanha, registamos com agrado a sua presença junto ao parque infantil do Campo Grande, uma acção carregada de simbolismo. Foto: 10/10/2025. Mais

Campanha da CDU na Rua. No cruzamento da Rua Afonso Lopes Vieira com a Rua José Lins do Rego a CDU, no dia 8 de Outubro, às 21 horas, colocou o microfone aberto aos moradores para falarem sobre o que é viver debaixo dos aviões durante a noite. Numa conversa sempre interrompida pelo ruído de aviões a baixa altitude, vários moradores relataram que é muito incómodo viver constantemente com o ruído dos aviões, que protegeram as casas mas que isso é insuficiente dada a intensidade de ruído, e que não há apoios para a insonorização das habitações. Também foi demonstrada preocupação com a poluição atmosférica, invisível mas nem por isso menos nociva.Notam com preocupação que se deixou de falar da mudança do Aeroporto para Alcochete, temem que a sua construção seja protelada.

 .Os moradores tomaram a palavra para, entre a passagem dos aviões, reafirmarem aquilo que é do conhecimento de todos: não conseguem dormir, e quando o fazem acordam cansados, as ruas cheiram a petróleo. É urgente acabar com os voos nocturnos, dar primazia à saúde e não aos negócios do turismo.   Mais

Foram também dados exemplos de outras cidades que se livraram deste flagelo que perdura em Lisboa. Era igualmente necessário debater desde já o futuro daqueles terrenos, que são mesmo fronteiros a Alvalade. É necessário ir lá caminhar, correr, andar de Bicicleta, etc. 

Sofia Lisboa, uma antiga aluna da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, e primeira candidata da CDU à Assembleia Municipal, falou de como as opções de concessão da ANA à Vinci criaram um conflito entre o interesse público e o interesse do lucro da concessionária.

Campanha do Volt na Rua. O passo era apressado na Avenida Rio de Janeiro, inquiridos sobre a campanha, desiludiram-nos as nossas expectativas. Não estavam a fazer campanha pela candidatura de Mateus Carvalho à Junta de Alvalade, mas sim Assembleia Municipal de Lisboa. Em ambos os casos é candidato. Mais duas ou três palavras e lá prosseguiram em passado largo. Foto: 7/10/2025

Campanha de Viver Lisboa na Rua. O convite era irrecusável: venha tomar um cafezinho com Francisco Costa junto ao Mercado de Alvalade. Ás 10h30 minutos em ponto lá estava o Jornal da Praceta. Não tardou que outros moradores da freguesia se abeirassem do candidato dando-lhe conta de problemas concretos. Cafés que soubessemos não foram servidos, bolinhos esses voaram.

As questões apresentadas nem sempre eram fáceis de expôr, algumas da quais arrastavam-se à longos anos sem que a Junta de Freguesia lhes desse solução, como o estacionamento caótico na Avenida do Brasil, entre is Campo Grande e a Avenida de Roma.Foto: 7/10/2025

Campanha da CDU na Rua. Assinalamos o retorno a  dois locais "obrigatórios" que já o tinham sido em 2021 : o posto de Limpeza das Murtas em contacto com os trabalhadores (3/10/2025) e o Mural "Fora o Aeroporto" que foi repintado (5/10/2025). Só falta na foto, para além de Ricardo Varela, Sérgio Morais, Frederico Lira, Pedro Bastos, o  Aquino Noronha para termos os principais activistas da coligação em Alvalade. Créditos: CDU.

E Por Ti, Lisboa?

O leitor mais atento terá reparado na pouca informação que temos dado da candidatura de Por Ti, Lisboa (PSD, CDS e IL). A razão é simples: Esta candidatura não presta informações ao Jornal da Praceta. Tomás Gonçalves, o actual presidente da Junta, acedeu recentemente a fazê-lo, mas no dia e hora que havia de marcar. Estamos à espera que tal aconteça.