Jornal da Praceta

Fundado em 2001


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito)

 
 

 

 

Anterior

 

Governo

Face á rápida propagação da gripe Covid -19, o Governo no dia 12/03/2020 tomou um vasto conjunto de medidas com forte impacto em todoo país. Consultar

Junta de Freguesia de Alvalade

Em conformidade com as diretrizes da Direção-Geral da Saúde e com as indicações gerais da Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alvalade determina as seguintes medidas para a contenção do atual surto do vírus COVID-19:

- O acionamento do Plano de Contingência da Junta de Freguesia de Alvalade;
- A suspensão das atividades do Espaço Briosos Alvalade;
- A suspensão das atividades do Centro Cívico Edmundo Pedro;
- A suspensão das atividades de índole cultural organizadas pela Junta de Freguesia de Alvalade;
- O encerramento da Biblioteca Manoel Chaves Caminha;
- A suspensão do serviço Porta-a-Porta;
- A suspensão das oficinas para crianças organizadas pela Junta de Freguesia de Alvalade;
- Que se mantenham abertos os Polos de Atendimento da Junta de Freguesia de Alvalade;
- Que se mantenha aberto o Cento Cívico Edmundo Pedro para atos da vida administrativa das associações que nele têm sede;

- Que se mantenha aberto o Pavilhão Municipal de Alvalade para jogos oficiais, ficando as demais atividades suspensas;
- Que se mantenham a decorrer as atividades da Junta de Freguesia nas escolas.

Estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente, definindo-se para já a sua vigência a partir de amanhã, dia 11 de março e até ao próximo dia 3 de abril.

A Junta de Freguesia de Alvalade, face às medidas de contenção relativas ao vírus Covid-19, criou o serviço de entregas de compras ao domicílio em parceria com o comércio local.
Esta iniciativa tem como objetivo garantir os bens essenciais e de farmácia aos grupos mais vulneráveis residentes em Alvalade, nomeadamente:
- Idosos referenciados pelo Projeto Radar;
- Idosos com +65 anos;
- Pessoas sob quarentena obrigatória ou profilática, com sinalização Covid-19 (sem limite de idade);
- Doentes crónicos (sem limite de idade).

Aos interessados ou aos familiares e vizinhos que tenham conhecimento de uma situação que preencha um dos critérios acima referidos, apelamos para que partilhem o seguinte contacto 211 358 611 para a realização de pedidos. 
O serviço entrará em vigor no dia 17 de março e funcionará de segunda a sexta, das 9H30 às 16H.

Todos juntos conseguiremos ultrapassar esta situação!

Para realização de pedidos contacte: 211 358 611

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa apresenta medidas temporárias para reduzir riscos de exposição e contágio Covid-19

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da Direção-Geral da Saúde para diminuir a evolução epidemiológica, a CML tomou as seguintes medidas temporárias:
- Encerramento das piscinas geridas pelo Município e Juntas de Freguesia;
- Encerramento dos Museus, Galerias e Bibliotecas Municipais;
- Encerramento dos Teatros Municipais (São Luiz, LuCa e Teatro do Bairro Alto), do Padrão dos Descobrimentos e Cinema São Jorge;
- Suspensão de todas as atividades desportivas promovidas pelo Município em recinto fechado (nomeadamente, as Olisipíadas); 
- Suspensão de todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município; 
- Suspensão das atividades complementares à ação educativa do tipo visitas de estudo e passeios promovidas pelo Município ou com recurso ao serviço de transportes da CML;
- Manter, por enquanto, em funcionamento feiras e mercados, reforçando as ações de formação e prevenção já em curso;
- Promover com cada Junta de Freguesia a avaliação de cada iniciativa concreta que se encontre programada;
- Mantêm-se em funcionamento regular todos os serviços de atendimento ao munícipe, assim como os parques e jardins de gestão municipal. O Castelo de São Jorge mantém-se aberto ao público.

Estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente, definindo-se para já a sua vigência a partir de amanhã, dia 11 de março, e até ao próximo dia 3 de abril.

 
 

Universidade de Lisboa

NOTA DE IMPRENSA

QueConsiderando a evolução da situação relativa ao COVID-19, a Universidade de Lisboa entendeu tomar um conjunto de medidas de contenção da propagação do vírus.

Neste sentido, as Escolas suspendem as atividades letivas presenciais, procedendo à sua substituição, sempre que possível, por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares agora suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.

É ainda suspenso o funcionamento de bibliotecas, salas de estudo e dos refeitórios de alunos dos Serviços de Ação Social.

As atividades físicas e desportivas, realizadas nas instalações do Estádio Universitário e das Escolas, são suspensas, nomeadamente as que decorram em recintos fechados, ou mantidas com restrições.

Os estudantes alojados nas Residências da ULisboa, que não necessitem de frequentar atividades presenciais nas respetivas Escolas, serão aconselhados a regressar às suas residências habituais, mantendo-se apenas o funcionamento indispensável para assegurar o apoio a casos excecionais.

As atividades de grupo desenvolvidas nos museus da Universidade de Lisboa, e nos seus jardins botânicos são suspensas, mantendo-se a abertura ao público no caso de visitantes individuais.

Serão incentivadas as atividades por teletrabalho, sempre que possível, de modo a assegurar o funcionamento da Universidade.

Tendo em vista a proteção da comunidade da Universidade são canceladas as deslocações em serviço ou para estudos.

O auto-isolamento deve ser observado por todos aqueles que constituam casos suspeitos, neles se incluindo os que regressem de zonas de risco.

Estas medidas, que se aplicam nas próximas duas semanas, serão ajustadas conforme a necessidade e a evolução da situação

Universidade de Lisboa, 9 de março de 2020

Universidade Lusofona