Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

    Anterior

Universidade de Lisboa na Primeira Linha

A Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa associaram-se para montar um hospital de campanha com capacidade para 500 camas no Estádio Universitário de Lisboa (EUL).

O objetivo é deslocar pacientes com outras patologias que estão neste momento nas enfermarias do Hospital de Santa Maria, libertando assim camas para o previsível aumento de casos de COVID-19. 

A Universidade de Lisboa cedeu três pavilhões do complexo desportivo e o Exército Português forneceu cerca de 500 camas. 

Prevê-se que no próximo sábado o hospital de campanha esteja já operacional. 

-Em complemento do Hospital de Campanha está igualmente a ser montada uma tenda com quase 1000 metros quadrados num dos relvados do EUL, bem como tendas mais pequenas junto aos pavilhões para garantir a confeção e distribuição de refeições ao pessoal hospitalar. 

A confeção e distribuição destas refeições serão asseguradas pelos Serviços de Ação Social na Cantina Velha  

-Também o Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa se associaram à luta contra o COVID-19 e terão capacidade para mais realizar 1000 testes diários de diagnóstico do Coronavírus. 

Mas a Universidade de Lisboa foi mais longe, através dos contactos preferenciais que dispõe com a República Popular da China, com quem a Universidade tem vindo a estabelecer acordos de parcerias ao nível do Ensino e da Investigação, tendo identificado - fornecedores que dispõem de material de proteção e combate ao vírus e facilitado a comunicação entre estes e Serviço Nacional de Saúde. 

Ainda no âmbito de uma iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Sport Lisboa e Benfica e a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD foi possível doar um milhão de máscaras e 40 ventiladores, fruto dos contactos privilegiados da ULisboa e da doação de um milhão de Euros por parte do Clube 

O Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa também se associou a esta causa e está a produzir viseiras médicas para os hospitais 

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa do Departamento de Engenharia Mecânica, desenvolveram e estão a produzir viseiras para proteção de infeção por COVID-19, por impressão 3D. As viseiras produzidas e montadas serão entregues a hospitais


   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque