Rewind

Por detrás desta porta do edifício dos Corucheús está uma obra enigmática. Muitos poucos já a viram. Era para ser retirada no dia 21 de Outubro de 2023, mas 20 dias depois continuava lá, esperando quem a descubrisse.   

Rewind - Vídeo-Instalação

Emanuel Ramalho num video-instalação resolveu reflectir sobre os punks de Lisboa nos anos setenta e oitenta. As imagens que usou fazem parte do espólio de Fernando Serpa (1965-2010). O texto de apresentação fala-nos de uma viagem ao passado. Numa primeira sequência de imagens é exposta a pobreza de pessoas que povoavam as ruas de Lisboa. Na seguinte, são mostradas imagens do punks de Alvalade. Com execepção de uma ou outra imagem, a roupa, penteados e acessórios que usam e até o espaços onde aparecem retratados são convencionais. O "A" circundado, simbolo do anarquismo, está lá para os associar a este movimento. Todos estes elementos mostram-nos um punk comedido nos seus anseios de revolta ou ruptura com a sociedade. A grande ruptura que urgia fazer era com a pobreza endémica da sociedade portuguesa. A sociedade de consumo contra a qual os punks noutros países se revoltavam, tinha ainda pouca expressão em Portugal. Para acentuar o seu limitado inconformismo, segundo o artista, o televisor onde estas imagens são mostradas, surge no cimo de uma escadaria típica dos séculos XVII/XVIII ladeada de azulejos. Está também assente sobre um pano vermelho para lhe dar uma dimensão doméstica . Nada de rupturas.

Musicos e Bandas de Música em Alvalade

Entre os anos 60 e 90 o território que hoje constitui a freguesia de fervilhava de criadores musicais. É um fenómeno que carece de ser estudado e valorizado. A maioria nem sequer eram de Alvalade, mas aqui vinham encontrar-se com outros músicos, tocarem ou ensaiarem.

Cantores:

Paulo de Carvalho

Fernando Tordo

Carlos Mendes

António Variações. Em 1978 trabalhou como barbeiro no Baeta no Centro Comercial de Alvalade. Os seus discos tem a ativa colaboração de músicos de Alvalade, como Pedro Ayres de Magalhães.

Rodrigo Leão (aluno do Liceu Rainha Dona Leonor)

Aurea - estreou-se no Templarios Bar

 
 

 

Compositores

Frederico de Freitas

Vitorino de Almeida

 

 
 

POP

As Doces

Trovante (1976, João Gil, ...)

 
 

Rock e Punk

No final dos anos 70 desperta em Alvalade o movimento Rock e Punk que marcou até aos anos 90 a música no bairro. João Ribas ( morador na Av. de Roma, 96), João Pedro Almendra e João San Payo são apontados como os grandes promotores dos grupos punk em Alvalade.

Aqui D`el Rock (1977,Óscar Martins, Alfredo Pereira, Fernando Gonçalves e José Serra) . Formou-se no Bairro do Relógio, mas com uma forte ligação a Alvalade

Faíscas (1978-1979): Os "punks de Alvalade" ( Pedro Ayres Magalhães e Paulo Pedro Gonçalves ) estreiam-se no Clube Atlético de Campo de Ourique.

Xutos e Pontapés (1978, Zé Pedro, João Cabeleira... )

Vodka Laranja (1979, Nuno Magalhães e João Cabeleira, alunos do Liceu Rainha Dona Leonor, em Alvalade, com Tá (baixista), Paulo (vocalista) e Orlando (guitarra). 

Corpo Diplomático (1979, Pedro Ayres Magalhães)

Heróis do Mar (1981, Pedro Ayres Magalhães)

Sétima Legião (1982, Rodrigo Leão, Pedro Oliveira, Nuno Cruz)

Ku de Judas (1983-1987, João Ribas, Almendra)

Censurados (1988-1993, João Ribas, Samuel Palitos, Orlando Cohen e Fred) 

Peste & Sida (1986, Almedra, San Payo, Fernando Raposo, Luís Varatojo, Orlando Cohen)

Tara Perdida (1995-2014, João Ribas, Rui Costa )

Afonsinhos dos Condado (1984)

Reggae

Nuture (1999, Frederico Oliveira ... Freddy Locks), Groove Missions (2006, Freddy Locks)

Pop-Rock

Capitão Fausto (2011)

 

 
 

Palcos

Voxmania: onde passaram os GNR, Heróis dos Mar, etc.

Popular de Alvalade

Templários Bar

 
 

 

Críticos e Promotores

Luiz Villas Boas (jazz)

 
 

 

Escolas de Música

 

/