Anterior

Sabia que o "campus" do LNEC é, desde o dia 24 de dezembro de 2012, considerado Monumento de Interesse Público ?


Inaugurado em 1952, o Campus do LNEC, que se estende ao longo de 22ha, desde a a Av. do Brasil até à 2ª Circular, é composto por um conjunto de edifícios de grande interesse arquitectónico, construídos em diferentes épocas, da autoria de nomes maiores da Arquitetura portuguesa, como Pardal Monteiro, autor do Edifício Principal do LNEC, Januário Godinho, João Andersen, entre outros.

Centro Escolar Republicano Alferes Malheiro (C.E.R.A.M.)

Alvalade ficou mais pobre. O C.E.R.A.M. fechou as portas. Fundado no Campo Grande, em Dezembro de 1908, teve a sua primeira sede na Rua Oriental do Campo Grande, nº 111, e sempre no Campo Grande, acabou os seus dias no nº.294, 1º.Esquerdo. Homenageava - Augusto Rodolfo da Costa Malheiro (1869-1924) - que liderou revolta republicana no Porto do 31 de Janeiro de 1891, tendo-se exilado no Brasil. A actual Avenida do Brasil começou por ser denominada Avenida Alferes Malheiro, mas o nome do homenageado acabou remetido para uma rua no Pote d`Agua.

O C.E.R.A.M manteve durante décadas uma escola primária, e em épocas muito recuadas chegou a prmover conferências. Em 1987 foi agraciado com a Comenda da Ordem da Liberdade.

Hospital Júlio de Matos: Histórias nunca contadas. Mais 

Alvalade no Cinema

Próxima rubrica

Bandas de Música em Alvalade

Próxima rubrica

Palacetes de Alvalade

Palacete (Campo Grande)

Palacete Lagares del`Rei

Palacete S. José (Campo Grande)

Palacete dos Coruchéus (séc. XVII- XX). Foi construído na antiga Quinta dos Coruchéus. Reconstruído após o terramoto de 1755, entrou em decadência no século XX. A CML adquiriu-o em 1945, transformando-o no depósito dos trajes do célebre cortejo histórico de Lisboa (1947). Pouco antes de 1974 serviu como biblioteca especializada em arte. Anos depois entrou de novo em profunda degradação, sobretudo entre 1989 e 2009 quando aqui esteve o Departamento do Património Cultural da CML. Voltou a servir como biblioteca a partir de 2013.

Escultura de Luisa Todi no Jardim do Campo Grande

Antigos e Actuais Moradores da Freguesia de Alvalade

Zona do Campo Grande:

Azeredo Perdigão, Aquilo Ribeiro, Durão Barroso,  Fausto Figueiredo, Frederico de Freitas, Lauro António, João Lopes SoaresMário Soares, João Soares, Jorge de Brito, Lindley Cintra, Manuela Pinheiro, Vitorino de Almeida, Vale e Azevedo, Paulo de Carvalho.

Zona de Alvalade:

Alexandre Cabral, Ana Maria MagalhãesAquilino Ribeiro (filho), Arnando Madureira, Artur Agostinho,  Carlos Pinhão, Carlos Rocha, Costa Gomes, Daciano Costa, Dórdio Guimarães, Fidelino FigueiredoFernando Lopes, Frederico de Freitas, Isabel Alçada, Isabel de Castro, João Sá da Costa,  José Gomes FerreiraJosé Cardoso Pires, Lídia Jorge, Marcelo Caetano, Maria Luisa Guerra, Manuela Simões, Nuno Teotónio Pereira, Raul Rego, Salgado Zenha,   Rogério Fernandes, Santos e Castro, Soares Branco, Virgílio Ferreira, Fernando Tordo.

Dossier : 25 de Abril:

Arquivo Histórico da antiga Junta de Freguesia de Alvalade (1959-2013)

Arquivo Histórico da antiga Junta de Freguesia de São João de Brito (1959-2013)

Arquivo Histórico da antiga Junta de Freguesia do Campo Grande (-2013)

Nas ruas de Alvalade faz-se eco à indignação pela existência de presos políticos em Espanha. Rua João Soares, Alvalade, 31/10/2019. A bandeira continuava na mesma varanda, assinalando que nada mudou na Catalunha.

Bruxelas, 23 de Março de 2016 , 8h00

A noticia espalhou-se rapidamente. Às 8h00 ocorreram duas explosões no aeroporto de Zaventem, e às 9h10 ocorreu outra na estação do Metro de Maelbeek. Foi o resultado de mais um ato terrorista de radicais islâmicos que custou a vida a mais de 30 pessoas, tendo ficado feridas centenas de outras. Ninguém pode ficar indiferente perante mais este crime contra a humanidade.

Lisboa, Entrecampos, 23 de Março de 2016, 18h25

Apesar da distância, o que aconteceu em Bruxelas foi intensamente vivido em Portugal. Numa cidade cosmopolita como Lisboa, era natural que muitas pessoas manifestassem uma maior preocupação com a segurança ou até medo. E assim aconteceu. Pelas 18h30 era dado o alerta que na paragem de autocarro, junto à entrada para a estação do Metro de Entrecampos estava um saco abandonado. A polícia mobilizou rapidamente para o local uma panóplia de meios de deteção de minas e armadilhas, o que foi largamente difundida na comunicação social. Tratava-se afinal de um saco de lixo, mas podia ser um engenho explosivo. A diferença seria então entre a vida e a morte. A polícia agiu bem.

Paris, 13 de Novembro de 2015

Na manhã a seguir aos hediondos atentados em Paris, bandeiras da república francesa surgiram nas varandas do bairro de Alvalade num manifestação pública de solidariedade com o povo francês. Conheça a barbárie que está  a ameaçar a nossa civilização. Mais 

Alvalade em 1945. Foto Eduardo Portugal, AMF

Ao fundo vê-se o Hospital Júlio de Matos, inaugurado em 1942. O local foi aplanado para a construção da Célula 1 do Bairro de Alvalade (1947-1949). O edifício da quinta foi mantido até  no final dos anos 50 quando foi demolido para construção de uma praceta, denominada Rua José Lins do Rêgo (1962). Foi nesta praceta que, em Junho de 2001, começou a ser publicado o Jornal da Praceta, o primeiro jornal electrónico de um bairro de Lisboa.

Quando um Manto Branco (de Granizo) cobriu Alvalade.

Dia 21 de Março de 2016, pelas 15:20, o céu parecia desabava quando começou a cair enormes bolas de granizo. Por momentos esperou-se o pior, mas felizmente nada de grave acontece. Em pouco tempo Alvalade, Campo Grande, Lumiar e outras zonas a norte de Lisboa, ficaram pintadas de branco.

João Ruela Branco, foi um dos primeiros a divulgar imagens do manto de granizo cobriu Alvalade. Foto do Jardim do Campo Grande, divulgada no jornal Publico. 21/3/2016.

Cinco ilustres escritores do Bairro de Alvalade

José Cardoso Pires . José Gomes Ferreira . Lídia Jorge . Virgílio Ferreira. José Saramago

Campo Grande

Fotografia do Jardim do Campo Grande nos anos 60

Alvalade sem Filtros

Uma visão multifacetada sobre a freguesia de Alvalade em Lisboa, sem arranjos, nem filtros no Instagram

Opus Dei Encerra Quebra Bilhas

Lisboa continua de luto. Depois da destruição da casa de Almeida Garrett, chegou a vez de fechar as portas um dos espaços mais simbólicos da cidade - o Antigo Retiro Quebra Bilhas no Campo Grande. A lapidação do património tem prosseguido a bom ritmo, em 2007, as portas de madeira datadas do século XVIII foram substituídas por portas de alumínio. Ao que consta terão sido levadas para Espanha como troféus da Obra Mais.

Roteiro Sentimental