Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Segurança em Alvalade

. Anterior

 

Arquivo

Estacionamento na zona do Bairro das Caixas

Dez. 2015 - Jan. 2016

 

"Desde o inicio do mês de Dezembro de 2015, que Policia Municipal tem realizado uma ação sistemática de disciplina do estacionamento selvagem na Avenida do Brasil e na zona conhecida pelo Bairro das Caixas, ambas em Alvalade.

 

As multas e o reboque de viaturas são constantes e sistemáticos, mas basta um dia em que a policia não intervenha para tudo voltar ao mesmo e o caos se instalar. Nesta guerra quem ganha, por enquanto, são os moradores sobretudo os mais idosos e os cofres do Estado. O problema esse persiste. Porquê ?

 

A razão é simples: estas ações são inúteis porque não envolvem de forma coordenada ações igualmente indispensáveis da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Alvalade e da EMEL.

 

1. A Polícia Municipal de Lisboa está fazer, em parte o que lhe compete: reprimir o estacionamento, mas não atua na repressão da apropriação ilegal dos logradouros públicos. Mais 

Como há anos não se via, os passeios da Rua Afonso Lopes Vieira estão por vezes livres de automóveis. Foto: 28/01/2016

 

 

2.  A EMEL gastou centenas de milhares de euros na limpeza do lixo nos logradouros públicos no Bairro das Caixas, mas não os transformou em parques de estacionamento públicos, nem sequer ordenou o estacionamento no bairro ou instalou parquímetros. Mais

Aspecto de uma das áreas limpas pela EMEL e que foi de imediato abandonada. Foto: 28/01/2016

 

3. A Junta de Freguesia de Alvalade, atualmente com grandes competências de intervenção do espaço público, não coordena estas ações a nível local, colocando-se de fora do problema. Mais

 

 

4. A Câmara Municipal de Lisboa demitiu-se à muito do problema, pactuando com ilegalidades e dando um péssimo exemplo aos municipes ao manter instalações no bairro ao abandono. Mais

Devido ao combate da Polícia Municipal ao estacionamento selvagem nas ruas, este passou para os logradouros públicos no Bairro das Caixas. Quando a Polícia abranda a repressão, os passeios nas ruas voltam a ficar ocupados por automóveis. Foto: 28/01/2016

 

Face a tudo isto não admira que estas ações da Polícia Municipal de Lisboa e o dinheiro gasto pela EMEL estejam condenadas ao mais absoluto fracasso. O único resultado concreto desta ação policial tem sido a estacionamento selvagem nos logradouros limpos ou não pela EMEL.

 

 

Uma agente da Policia Municipal de Lisboa, presta esclarecimento sobre a ação que estava a empreender ao conhecido escritor e ator de telenovelas Tozé Martinho, cuja sede da empresa - Tezeeme Produções, Artes & Entretenimento fica situada na Rua José Lins do Rego. Foto: 3/12/2015

No inicio de Dezembro de 2015 muitos moradores e outros automobilistas que costumam estacionar as suas viaturas em tudo quanto é sítio na Av. do Brasil (próximo do Campo Grande), Rua Afonso Lopes Vieira (início) e na Rua José Lins do Rêgo foram surpreendidos com uma intervenção da Policia Municipal. Choveram multas por estacionarem em passeios e outras áreas não previstas para o efeito.

 

As opiniões naturalmente dividiram-se. Alguns aplaudiram, outros protestaram. Como o Natal se aproximava, muitos foram que viram nesta ação polícia uma mera caça à multa para para compensar os gastos públicos com festejos natalícios.

 

Dado que depois do Natal a ação policial prosseguiu e continua por todo o mês de Janeiro de 2016, os argumentos prós e contra tornaram-se mais consistentes.

 

 

Situação em Janeiro de 2016

 

Das ações que a Policia Municipal de Lisboa desde o inicio de Dezembro de 2015, destacavam-se as seguintes:

 

1.  Ocupações ilegais de terrenos públicos no Bairro das Caixas:

 

A Policia Municipal de Lisboa conhece em detalhe a situação e, segundo várias fontes por nós contactadas, estaria a agir...

Depósito de entulho de obras que está a ser criado num caminho público, junto à escola básica nº33 e nas traseiras de instalações camarárias na freguesia de Alvalade. Foto: Novembro de 2015.

Ao longo dos anos, por exemplo, no chamado "Bairro das Caixas" em Alvalade, os espaços públicos foram e continuam a ser ocupados com construções legais ou transformados em enormes lixeiras na maior das impunidades, sem que aqueles que publicamente o fazem sejam alvo de qualquer atuação por parte da polícia municipal.

 

Os resultados desta ação em janeiro de 2016:  resultados nulos. Mais 

 

2. Estacionamento caótico na Rua Afonso Lopes Vieira

 

No dia 3/12/2015 e vários dias depois, a Policia Municipal de Lisboa multou e rebocou muitas viaturas estacionadas em cima dos passeios ou em zonas na reguladas. O problema como sabido, é que os locais de estacionamento não estão marcados (1), as vastas áreas existentes nos logradouros estão ocupadas por barracas e outras construções ilegais (2). A zona é apetecível para estacionar, sem pagar, para todos aqueles que entram em Lisboa (3). A EMEL tarda em introduzir parquímetros na zona (4).

 

Os resultados desta ação em Janeiro de 2016: resultados nulos. Mais

 

3. Estacionamento Caótico em Paragens de Autocarros na Avenida do Brasil

 

A situação é verdadeiramente chocante. Nas paragens mais movimentadas da freguesia de Alvalade, na Avenida do Brasil, para que vem do Campo Grande, as pessoas são literalmente atiradas para o meio da rua. Os passeios estão sempre apinhados de automóveis, caixotes de lixo, anúncios, trabalhadores a lavarem viaturas, etc.

 

 

Os resultados desta ação em Janeiro de 2016: resultados nulos.  Mais

 

A esmagadora maioria estava de acordo num ponto: É urgente que a CML/Junta de Alvalade/EMEL ordene o estacionamento nesta zona (uma antiga reivindicação dos moradores). Introduzam parquímetros." Fevereiro de 2016 ".

Algumas destas situações estavam resolvidas em Agosto de 2017, mas a maioria continuava a aguardar uma solução.

 

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque