Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

Eleições Autárquicas 2021

Alvalade. Crónica de  Arruadas no dia 18/09/2021

O dia 18 de Setembro foi dia de "arruadas". O PS e o PSD/CDS trouxeram as suas "figuras mais mediáticas" que, como é habitual, passearam pelo Mercado de Alvalade e Avenida da Igreja. Falaram com alguns transeuntes e à comunicação presente. O PSD/CDS levou ao extremo uma tendência que temos apontado: José Amaral Lopes, candidato desta coligação à presidência da Junta, foi completamente ignorado, ninguém assinalou a presença ou apelou à sua eleição e nem o próprio se fez notado. Veja as imagens e leias os comentário.

Volt

 

Pouco passava das 9 horas da manhã quando nos deparamos na Avenida de Roma com Mateus Carvalho, vice-presidente da Volt Portugal e um dos candidatos à junta de Alvalade. Carregava o carro com material de propaganda para uma arruada do partido em Oeiras. 

 PS

Às 9h30 junto ao Mercado de Levante (Alvalade Sul) deparamo-nos com um grupo de jovens das Juventudes Socialistas. Era um dos pontos de encontro para a arruada. Ficamos a saber que duas das propostas de espaços verdes para Alvalade e que constam do Programa Eleitoral são destes jovens.

 

José Borges  e José Ferreira, em passo de corrida percorreram a Avenida de Roma dirigindo-se para a Avenida da Igreja. A caminhada era longa e alguns ficaram pelo caminho, mas outros juntaram-se ao grupo cujo numero foi sempre aumentando.

CDU (PCP, Os Verdes)

Cerca das 10h30 quem passou pela Praça de Alvalade com material de propaganda a caminho da Biblioteca Municipal dos Coruchéus foi Sérgio Morais de Oliveira, cabeça de Lista da CDU (PCP/Os Verdes) à junta de Alvalade.  

Novos Tempos (PSD, CDS)

 

Á porta do Mercado de Alvalade pelas 10h45 encontrava-se alinhado um grupo de jovens da coligação "Tempos Novos". No interior do mercado era notório que esta coligação havia feito uma grande mobilização de apoiantes vindos de toda a cidade. Alvalade é uma das freguesias que esperam vencer.

 

O candidato à presidência da Junta de Alvalade remeteu-se sempre para uma posição discreta, confundindo-se no grupo. No mercado a figura de cartaz não foi Moedas mas Manuel Ferreira Leite. Um momento em que António Proa conduz o grupo. 

 

Moedas à saída do mercado saúda o grupo de jovens que repetem a palavra de ordem: "Nós só queremos Moedas presidente". O nome de José Amaral Lopes nunca foi referido. 

Mudar Alvalade  

 

Nuno Lopes, cabeça de lista de Mudar Alvalade numa crescente ansiedade para puder entrar no Mercado de Alvalade, observa o movimento dos cortejo de "Novos Tempos". Um dos candidatos aproveita  para reconfortar o estomago. 

 

Enquanto não entram em cena só resta distribuir propaganda, uma tarefa que se mostrou dificil dado à sua profusão. Nem todos a aceitam.  

Iniciativa Liberal

 

Na longa espera para a entrada no Mercado o grupo da Iniciativa Liberal alinha-se para uma fotografia para a posteridade. 

Partido Socialista (Mais Lisboa)

 

A chegada de Fernando Medina, vindo do Mercado de Benfica,  animou as hostes socialistas que revelavam sinais de cansaço pela espera a que foram forçados. Foram os últimos a entrar no Mercado. 

 

Ainda não tinha entrado no meracdo é já alguns moradores aproveitavam a ocasião para colocar a Fernando Medina questões muito concretas, como o estado do piso da mata de Alvalade.     

  

No interior do mercado novas questões, desta vez era sobre a demora na mudança de um distico pela EMEL. Afinal o processo em causa podia ser facilitado pela Junta de Alvalade.

   

Na saída do Mercado pela porta sul, a tradicional "foto de grupo". A palavra de ordem mais ouvida foi "Alvalade vai votar e o Zé Vai ganhar". O Zé é o actual presidente da Junta - António José  Borges .

Outras compromissos esparavam Fernando Medina e a Avenida da Igreja acabou por ser feita em "passo de corrida". O candidato à CML "perdia-se" na conversa com os municipes que o interperlavam. 

 

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque