Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

Iniciativa Liberal

Lista - Efectivos

(Todos os candidatos moram na freguesia com excepção dos assinalados)

- Manuel Aires de Matos Almeida Santos, Community Manager

- Filipe Maria Quintino Rogado de Mesquita Guimarães, programador

- Fátima da Conceição Pereira Duarte Amaro, consultora

- Maria João Gonçalves Lopes, professora

- Nuno Carlos Gomes Vicente Martins, contabilista

- Maria Ana Saraiva Monteiro Rafael de Mesquita Guimarães

- Saraiva Monteiro, médica

- André Filipe Gonçalves Pereira Abrantes Amaral, advogado

- Tiago Maria Manteigas Brarens, fotógrafo

- Luisa Maria Nunes Lourenço, contabilista (moradora fora da freguesia)

- Gonçalo Palha de Araújo Pereira Ribeiro, gestor

- Maria de Fátima Correia Gomes Martins, reformada

- Maria de Fátima Pina Aragão, farmacêutica (morador fora da freguesia)

- Pedro Francisco Carvalheiro Vaz Fonseca, consultor de comunicação

- Joana Cardoso Marques, professora

- Maria Gaspar Scarpa Leal da Costa, estudante

- Luis Fernando Azevedo dos Santos Gonçalves, reformado

- André Alexandre Cardoso Santos Carvalho, professor

- Mariana Guerreiro Marques Lopes, gestora

- Filipe Foja Ferreira Pinto Ceia, gestor

 

Lista - Suplentes

- Vitor Miguel Miranda Ferreira, software developer

- Sofia Mimosa Lopes Bouçadas, urbanista (moradora fora da freguesia)

- Rui Vicente Martins, reformado

- Nuno Miguel Ferreira Martins, bolseiro

- Andreia Cláudia Enes Godinho, bancária

- Artur Manuel de Sousa Martins Mendes Moura, prof. universitário

- Pedro Miguel Cardoso Joaquim Gouvea de Quadros, engenheiro civil

Mandatário: Carla Maria Proença Charters de Azevedo, gestora

Programa

O cabeça de lista da IL afirma que quer "libertar Alvalade". A frase é vazia como tantas outras nas eleições, isso pouco importa. Manuel dos Santos foi dos primeiros a apresentar o seu curriculo e um genérico programa de intenções para a Freguesia.

"Manuel Santos nasceu na Figueira da Foz a 15 de julho de 1996, mas reside permanentemente em Lisboa desde 2013. É licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA), tendo tido uma experiência académica em Praga, na República Checa. Possui ainda o grau de Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG).

Desenvolve atualmente atividade profissional numa consultora especializada em Data Science e Inteligência Artificial, sendo que desde muito cedo começou a cultivar uma intensa atividade associativa, participando em diversas causas e projetos. Com efeito, é desde janeiro de 2019 Presidente da Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico (AJPA/YAYA Portugal), organismo com sede no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (MNE) dedicado à diplomacia pública sob a égide da NATO.

Apresenta-se nesta candidatura à Junta de Freguesia de Alvalade por sentir que “chegou o momento de corresponder aos anseios de uma Iniciativa que se esforça por trazer transparência, abertura e simplicidade à política – mas mais do que isso –, porque são também esses os anseios de muitos Alvaladenses”, acrescentando “Acredito num Estado magro, a partir do qual a burocracia estatal afete ao mínimo a vida das pessoas, mas que quando é chamado a intervir, é forte e robusto, capaz de produzir resultados incisivos que tenham repercussões sólidas e assertivas na vida dos cidadãos.”

“O nosso grande propósito passa pelo debate de ideias que tragam valor à comunidade, em temas tão prementes como são os casos dos problemas relativos à segurança, as dificuldades ao nível do estacionamento, a liberdade de associação, assim como as escassas oportunidades de emprego, com destaque para a infelicidade que é termos cada vez mais jovens sem perspetivas profissionais”, conclui."

Nas redes sociais é possível vislumbrar o inicio de um esboço de programa eleitoral, por enquanto reduzido a um único ponto: Melhorar a limpeza, aumentando o número de trabalhadores na higiene urbana.

No dia 26/08/2021 foi-nos enviado o programa eleitoral desta força política. Ideias muito sintéticas que nos permite o conhecimento que possui da freguesia e as áreas que considera prioritárias. Consultar  

 

Campanha

As "ações de campanha" deste partido tem orientadas para a realização de convívios entre os seus militantes (arraiais, jogos, etc). Ações que pretendem reforçar a coesão do grupo, mas absolutamente irrelevantes para a freguesia.

Manuel Santos, cabeça de Lista da Iniciativa Liberal em Alvalade escolheu o local do encontro : Déjà Vu no Campo Grande, uma animada esplanada. Este antigo aluno da Escola Secundaria Rainha Dona Leonor surgiu acompanhado de Pedro Fonseca, outros dos elementos da lista. Considera Alvalade uma "freguesia espectacular" para logo acrescentar " queremos fazer melhor", referindo-se obviamente à gestão da Junta. A resposta pareceu-nos um "Déja Vu" (Já visto), todos os candidatos afirmam o mesmo. Na nossa conversa insistimos por isso nas "propostas" não vistas, as novidades diferenciadoras do programa eleitoral. Terminamos a falar de "cidades e juntas inteligentes", plataformas digitais, em suma, uma aposta na tecnologia. Dirão os críticos destas linhas que o "balcão virtual" é coisa que já  existe em Alvalade.  Era de facto uma proposta nova e nem consta no Programa Eleitoral da IL.  

A proposta decorria da anterior: a criação de um "Gabinete de Proximidade" para ouvir todos (moradores e  comerciantes), o que alegadamente a Junta actual não faz. Quisemos saber mais sobre o mesmo, mas a conversa caiu no método a seguir: "contactar, analisar e apresentar propostas". 

Manuel Santos, cujas palavras correm com facilidade, insistiu várias vezes que as propostas apresentadas só podem ser muito gerais, porque só depois de serem eleitos é que terão acesso a uma  informação que agora não possuem. Esta posição explica algumas das propostas apresentadas. Vejamos três exemplos:

- Estacionamento. Não têm "soluções mágicas" para o resolver. Quando forem eleitos pretendem estudar em concreto as soluções possiveis, utilizando todo o espaço disponível da freguesia.

- Segurança. Pretendem recuperar a antiga figura do "guarda nocturno". Durante a conversa os ditos guardas acabaram denominados "Guardas do Bairro". Será que pretendiam substituir os agentes da PSP por guardas pagos pelos moradores, como acontecia com os "guardas nocturnos"?.  A questão de quem os pagaria seria outra das questões a estudar no futuro.

- Ocupação das Instalações da Junta. A proposta, como as anteriores consta do programa eleitoral. Quais são as instalações que pertencem à Junta e que estão vazias? O nosso interlocutor não foi capaz de responder. Percebemos que a IL parte do princípio que todas as instalações da Câmara Municipal em Alvalade são igualmente pertença da Junta, e vice-versa. Perante o nosso espanto, do que nos foi dito, ficamos com a ideia houve uma má formulação deste ponto no programa.   

Onde as ideias fluiram com maior precisão foi no campo dos princípios. A IL luta por um "Estado Fraco numa Sociedade Forte". Afirma-se como a grande novidade nestas eleições em Alvalade. Por último, registamos a afirmação que não dependia da "política" para viverem, todos tem uma profissão. Participava nestas eleições por um imperativo pessoal de cidadania/civismo. Fotos: 16/09/2021

 

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque