Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

PAN

Helena Costa, cabeça de lista do PAN em Alvalade.  

Lista- Efectivos

(Todos os candidatos moram na freguesia com excepção dos assinalados)

- Maria Helena Tavares Chaves Costa, assessora

- Telma Isabel Tavares Espirito Santo, professora (moradora na Costa da Caparica)

- Rui Correia Neves Cordeiro de Azevedo, director operacional (morador fora da freguesia)

- Maria Inês de Barros F. B. F. Balhão, decoradora de interiores

- Nuno Miguel Soares Gago Dourado Eusébio, terapeuta medicina chinesa

- Marta Beatriz Bastos Leocádia, assistente administrativa

- Luís Mário Monteiro Lopes, professor e. superior

- Maria Cristina d`Eça Leal Baptista, artista visual (moradora fora da freguesia)

- José Nunes Lourenço, web designer (morador fora da freguesia)

- Lara Andreia Tavares do Espírito Santo, engenheira (moradora fora da freguesia)

- Paulo Fernando Pinto Nogueira de Figueiredo, jornalista (morador fora da freguesia)

- Cláudia Madalena Moreira Baroa Guerreiro Domingos, supervisora de perecíveis (moradora fora da freguesia)

- Tiago Alexandre Sanches da Silva Alves, professor (morador fora da freguesia)-

- Nelson Pereira da Silva, projetista (moradora fora da freguesia)

Lista- Suplentes

- Carolina Sousa Marques Esteves de Almeida, comercial (morador fora da freguesia)

- João Raposo Araújo Feio Romão, estudante

- Cristina Sofia Martins Silveira, estudante (moradora no Seixal)

 

Programa

O PAN nunca apresentou em Alvalade um programa eleitoral. Ficou-se por proclamações genéricas sobre os "animais", a "natureza" e a "ecologia". 

Estas generalidades renderam-lhe no passado algumas centenas de votos: em 2013 - 500 (3,52%) e em 2017 - 668 (4,11%). É mais um caso de estudo sobre os novos partidos que se dirigem a eleitores desligados dos problemas concretos do espaço e da comunidade onde vivem e/ou trabalham. 

No dia 16/09/2021 fez-nos chegar finalmente o seu programa eleitoral, cujas propostas iremos analisar. Consultar   

 

Helena Costa, a cabeça de lista do PAN, licenciada em serviço social, trabalhou 15 anos como assistente na APAV (associação de apoio a vítimas). 

 

Campanha

Das primeiras "ações" que foram divulgadas nas redes sociais conseguimos reter duas ideias para Alvalade.

1. "Bairro S. João de Brito" (18/08/2021). No habitual local de romaria em todas  as eleições, os candidatos do PAN  prometeram a criação de um Centro de Dia para idosos, apoio domiciliário, entrega de compras, medicamentos, etc.  A outra precupação foi para a possivel existência de uma colónia de gatos que carecem também de serem apoiados.

2. "Logradouros de Bairro  das Caixas" (26/08/2021). Em vez de separações com redes propõe a construção de muros em materiais naturais. Lamentam que tenham sido sacrificadas algumas árvores, mas não contabilizaram as que foram plantadas.  O discurso, muito vago,  revela todavia alguma preocupação com a poluição devido à proximidade do aeroporto.

Crónica de uma Candidata (Helena Costa)

Eu moro na melhor freguesia de Lisboa. 

Alvalade permite-me viver sem carro, faço toda a vida no bairro a pé. É uma freguesia de 15 minutos, o tempo médio para deslocação e realização de todas as atividades diárias, desde compras no mercado e supermercados, ao avio de receitas em farmácias, bons restaurantes e cabeleireiros, atividades desportivas ao dispor dos fregueses e até um cinema de verdade, daqueles situados fora dos centros comerciais. 

Para ir trabalhar, recorro aos transportes públicos, nomeadamente ao metropolitano, mas também à linha de autocarros disponíveis. 

Mas deixem-me continuar - temos árvores nas ruas, espaços verdes para usufruir, e, na minha rua, até pássaros que ouvimos ao acordar (quando não estão aviões a passar!). Uma freguesia com características de bairro antigo, embora de grande dimensão, onde o vizinho recebe a nossa encomenda porque não estamos em casa e o carteiro não pode esperar mais ou nos dá o tal raminho de salsa que as horas tardias nos impede de ir buscar ao mercado. 

Sim, tenho tudo neste bairro lisboeta: bibliotecas, galerias, lojas… ah… e gatos! Muitas colónias de gatos que controlam sem intervenção humana a população de ratos, sobretudo no Bairro das Caixas. O meu bairro! 

Fazem falta pombais contracetivos para controlo ético da população de pombos e esta é uma das medidas que o PAN propõe em todas as freguesias de Lisboa. 

E não, não me sinto insegura na minha rua, seja dia ou noite. Mas se for até à Cidade Universitária ou ao Jardim do Campo Grande, a situação é diferente É por isso que tem de ser aqui reforçado o efetivo policial com a implementação de um sistema de videovigilância. Os estudantes do ensino superior que proliferam pela Cidade Universitária devem poder deslocar-se em segurança! Nesse local temos mais estudantes (cerca de 40 mil) do que moradores em toda a freguesia (cerca de 31 mil), mas todos, sem exceção, têm o direito à deslocação segura. 

Também um especial cuidado e proteção das zonas verdes é crucial. Toda e qualquer árvore em Alvalade deve ser devidamente cuidada e monitorizada. São elas que renovam o ar que respiramos numa das freguesias mais poluídas devido à proximidade do aeroporto. Tratar melhor o arvoredo, não ao abate e a podas irregulares! 

E o apoio aos menos jovens? Podemos começar com uma conduta cívica e de grande simplicidade, a todos acessível: não aos carros mal-estacionados, ou em cima de passeios que dificultam a locomoção de quem os utiliza. E porque não, também, um apoio, até informal, com ajuda na execução das tarefas diárias.

 É importante realizar um diagnóstico social da freguesia e saber onde estão, quem são e o que precisam os nossos fregueses...sendo eu assistente social posso afirmar que nenhuma política local pode ser traçada sem conhecer a quem se destina. 

Mas a questão da limpeza das ruas e jardins tem sido talvez a questão mais controversa nesta freguesia, muito embora seja uma obrigação que passa por todos nós. A limpeza das ruas depende dos moradores e transeuntes, mas também dos serviços da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Lisboa que muitas vezes são insuficientes ou demorados sobretudo na recolha de lixo volumoso. E eu estou cá para ajudar, sugerindo a lavagem amiúde de arruamentos com recurso a águas pluviais ou água não potável. 

Em plena crise climática e quase sem retorno, todos os recursos naturais devem ser preservados, sendo um dever de todos nós procurar alternativas sustentáveis. 

São as nossas ações, agora, neste momento, que vão impactar as gerações futuras. Olhe para o lado, observe o seu filho ou neto, veja a criança que passa a choramingar ou a comer um gelado. E pense também em si, lembre-se que sem planeta não há nada. Os interesses económicos não se sobrepõem à vida, à segurança, ao ar que respiramos, à sobrevivência. São as Pessoas, os Animais e a Natureza, vistos como um todo, que contam para mim, que contam para o PAN e que contam, estou certa, para si. . 

E foi por isto que aceitei o desafio de me candidatar à Assembleia de Freguesia de Alvalade. Porque acredito no PAN, acredito em mim e acredito, sobretudo,num melhor futuro para todos nós!

Helena Costa, cabeça de lista do PAN em Alvalade. (19/09/2021)

 

   
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque