Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Freguesia de Alvalade

 
 

Conflitos Junta - Trabalhadores

Uma nova realidade nas freguesias de Lisboa

Anterior

 

"Aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Alvalade

Sexta, 07 Julho 2017 09:39

"Dando continuidade ao tratamento dos vários assuntos discriminados no Caderno Reivindicativo dos trabalhadores da Junta de Alvalade, entregue formalmente a 4 de Maio, o STML reuniu com o Executivo da Freguesia a 6 de Julho representado pelo Dr. Mário Branco. Também presentes a Dra. Sara Magalhães, responsável pelos Recursos Humanos além da responsável da Limpeza Urbana.


Damos conta dos tópicos debatidos:

a) Sobre a Medicina do Trabalho e celebrado o protocolo com a CML, os trabalhadores da Junta foram já chamados para os habituais procedimentos no plano da medicina preventiva. 

b) Sobre o SIADAP, e concluído o processo referente ao biénio 2013/2014, está neste momento para homologação as notas correspondentes ao período de 2015/2016. Iniciarão em breve o processo correspondente a 2017/2018.

c) Neste sentido, no contexto da majoração dos dias de férias em função da avaliação e de acordo com o estipulado no ACEP celebrado com o STML, o Executivo irá decidir durante este mês de Julho se a atribuição dos dias de férias, nos casos que se justifique, se realizará ainda este ano ou em 2018 numa lógica cumulativa.

d) Nos casos do pagamento da média do trabalho extraordinário aos trabalhadores acidentados, tendo o STML enviado o seu parecer jurídico, a Junta mantém, mesmo assim, a sua relutância em decidir positivamente face à reivindicação do Sindicato. Não deixaremos por isso de continuar a exigir por elementar justiça, a resolução deste problema objetivando a defesa e a salvaguarda dos trabalhadores.

e) Resolvido a falta de fardamentos para as auxiliares de ação educativa, avaliam agora a aquisição de fardamentos para os trabalhadores do serviço 'porta-a-porta'.

f) Informaram ainda que perspetivam abrir concurso público de admissão de pessoal para o setor operacional, concretamente a limpeza urbana, procurando colmatar as duas vagas disponíveis no Mapa de Pessoal. Este concurso terá reserva de recrutamento, antecipando eventuais carências futuras.

g) Comunicaram por último a contratação por três meses de uma empresa privada que irá realizar o serviço de deservagem. Decisão alicerçada na falta atual de trabalhadores no atual Mapa de Pessoal. Para o STML, tratando-se de uma situação temporária, o que se exige antes de tudo é a defesa do serviço público, implicando para tal, a contratação do pessoal necessário face às várias competências da Freguesia, abrindo nesse sentido todos os concursos públicos que se considerem necessários.

O STML continuará a acompanhar os trabalhadores de Alvalade e os seus problemas, exigindo a sua resolução com responsabilidade, honestidade e seriedade.


Unidos, informados e organizados somos mais fortes!

Sindicaliza-te no STML, o Teu Sindicato!


"Aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Alvalade

Sexta, 05 Maio 2017 15:57

No verão de 2016, o STML entregou ao Executivo da Junta de Alvalade o Caderno Reivindicativo dos respetivos trabalhadores. Desde Janeiro último que aguardávamos uma reunião de caráter urgente, só possível concretizar no passado dia 4 de Maio.

Obviamente, não podemos dissociar deste desfecho, o abaixo-assinado que entretanto circulou pelos trabalhadores da limpeza urbana exigindo uma Medicina de Trabalho de qualidade e eficaz, entregue nesta reunião aos responsáveis da Junta de Freguesia. À margem dos resultados só possíveis de alcançar com a mobilização dos trabalhadores, na reunião de 4 de Maio, onde esteve presente o Dr. Mário Branco e a Dra. Sara Magalhães, foram debatidos os seguintes assuntos:

  1. Sobre a Medicina do Trabalho foi-nos informado que está em ultimação a celebração do protocolo com a CML no sentido de todos os trabalhadores da Junta poderem ter acesso aos respetivos serviços municipais.
  2. Sobre o SIADAP, a Junta optou pelo arrastamento da nota para o biénio 2013/2014, estando em fase de conclusão a avaliação de 2015/2016. Iniciarão em breve o processo correspondente a 2017/2018.
  3. Neste sentido, irão ter em consideração a majoração dos dias de férias em função da avaliação (depois das notas homologadas), de acordo com o estipulado no ACEP celebrado com o STML.
  4. Irão consolidar todos os pedidos de mobilidades existentes, nomeadamente na limpeza urbana.
  5. Apesar de não estarem a pagar a média do trabalho extraordinário aos trabalhadores acidentados, ficaram de avaliar esta situação. Procurando contribuir para a melhor decisão, o STML ficou de enviar o parecer jurídico que enquadra esta situação face aos interesses dos trabalhadores.
  6. Sobre as folgas acumuladas dos trabalhadores provenientes da CML, referem que aguardam dos serviços municipais, informação correta sobre esta matéria.
  7. Informaram dos melhoramentos no Posto de Limpeza das Murtas, aceitando as observações feitas pelo Sindicato sobre uma deficiente climatização e disposição dos armários. Irão neste contexto, avaliar estes problemas procurando as melhores soluções.
  8. Referem a existência de um stock de material, fardamento e EPI's que tem respondido adequadamente às necessidades do serviço da limpeza urbana e dos seus trabalhadores.
  9. Sobre os fardamentos das auxiliares de ação educativa, informaram que foram adquiridos e entregues uma bata e um polo por trabalhadora.

Para 6 de Julho, ficou agendada nova reunião.

O STML continuará a acompanhar os trabalhadores de Alvalade e os seus problemas, exigindo a sua resolução com responsabilidade, honestidade e seriedade.

Unidos, informados e organizados somos mais fortes! Sindicaliza-te no STML, o Teu Sindicato!"

 

Aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Alvalade

Segunda, 08 Agosto 2016 10:02


Nos últimos meses e como resultado dos plenários, visitas e contactos realizados com os trabalhadores dos mais variados setores profissionais da Junta de Freguesia de Alvalade foi possível concluir o respetivo Caderno Reivindicativo, agora apresentado pelo STML ao seu Executivo.


Assim, na reunião do passado dia 3 de Agosto, onde esteve presente a Dra. Rosa Maria Lourenço em representação da Junta de Freguesia, foi assumido o compromisso em analisar detalhada e responsavelmente os vários problemas transmitidos pelo Sindicato, procurando responder positivamente às reivindicações dos trabalhadores. Neste sentido, ficou já agendada uma nova reunião para inícios do mês de Setembro.


O STML continuará a acompanhar os trabalhadores de Alvalade e os seus problemas, exigindo a sua resolução com responsabilidade, honestidade e seriedade. Relembramos que respeitar os seus direitos e proporcionar melhores condições de trabalho, é um caminho indispensável à salvaguarda de um serviço público de qualidade."

     
     
   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque