Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Câmara Municipal de Lisboa

 

 Presidências da CML desde 1974

   
 

 

Gestão socialista (2007-2015)

Fernando Medina (2015-?)

António Costa (2007-2015)

 

 

 

Gestão PSD-PPM (2002-2007)

Carmona Rodrigues (2005-2007)

Santana Lopes (2002-2005)

 

 

 

Gestão socialista e comunista (1995-2001)

 

João Soares (1995-2001)

 

 

 

Gestão socialista e comunista  (1990-1995)

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio (Presidente:1990-1995. PS). A chegada da Esquerda ao poder na CML foi rodeada de enorme expectativa. Sampaio começou por encomendar um mega-estudo para modificar o funcionamento dos serviços camarários. Os resultados nunca apareceram. O que estava mal, mal continuou. Apostou no Planeamento Estratégico. De planeamento urbano pouco se viu. Definiu como prioridade a renovação da Av. da Liberdade, da Praça de Espanha, o fim dos bairros de barracas, a reconversão do Casal Ventoso, a requalificação do  Martim Moniz, etc. Em seis anos pouco concretizou. Melhores resultados obteve na criação de novos equipamentos culturais, onde João Soares fez um notável trabalho. Neste período foi enorme a animação da cidade, não fosse Lisboa Capital Europeia da Cultura em 1994. Os lisboetas acabaram por lhe dar uma nova maioria, em 1993, por ter remendando muitas das decisões disparatadas do seu antecessor. Abandonou o cargo em 1995 para se candidatar à Presidência da República.

Vereadores Eleitos com Pelouro

João Soares (Vereador do PS). Pelouros: Cultura; Gabinetes de Estudos Olissiponenses; Espaços Verdes

Rui Manuel de Carvalho Godinho (Vereador do PCP). Pelouros; Limpeza e Saneamento; Reabilitação Urbana.

António Manuel Anselmo Aníbal (Vereador independente). Pelouros: Modernização e Reorganização dos Serviços.

Vasco Seixas Duarte Franco (Vereador do PS). Pelouros: habitação; segurança de pessoas e bens;Gestão de Recursos Humanos.

Victor Jorge Palma da Costa (Vereador do PCP). Pelouros: Ambiente; Turismo.

José Luís Rego Mendes (vereador do PCP). Pelouros:Educação e Juventude; Desporto.

L uis Filipe Ottolini Coimbra (vereador independente. Monárquico). Pelouros: Iluminação Pública;Gestão do Parque Municipal de Campismo.

António Machado Rodrigues (vereador do PS). Pelouros: Trânsito e Infra-estruturas viárias

Luis Filipe Ferreira Simões (vereador do PS). Pelouros: Finanças; Património

 

Vereadores Eleitos sem Pelouro:  Carlos José Vaz Pardal (CDS-PP)

 

 

Gestão do CDS-PP/PSD/PPM

(1980-1989)

Nuno Krus Abecasis

Nasceu em Faro a 24 de Outubro de 1929, mudou-se para Lisboa aos nove meses e era engenheiro na Sorefame aquando do 25 de Abril de 1974. Inicia então a sua actividade política no Partido da Democracia Cristã (PDC),transitando para o CDS no final de 1975.

Em 1978, passou uns meses como secretário de Estado das Indústrias Extractivas, no Governo PS-CDS. Encabeçou a lista CDS-PSD para a Câmara de Lisboa, em 1979 e ganha com eleições por maioria absoluta. Voltou a ganhá-las por maioria relativa em 1985. Desenvolveu uma gestão populista e centralista à custa de um enorme esforço pessoal. Uma paixão, segundo o próprio. "Saía dos Paços do Concelho muito depois da meia-noite e estava de volta às seis da manhã, atravessando maratonas de reuniões camarárias a dormitar. Concentrava todas as decisões, arrastava os outros atrás dele e, nos intervalos, encontrava sempre tempo para atender quem o procurava. Depois, saía para a cidade. «Sendo presidente, era mais fácil encontrar-me numa taberna ou num bairro da lata do que no Palácio da Ajuda», recordou mais tarde. Era verdade, populismo genuíno."(Frederico Carvalho, in Expresso).

Entre 1980 e 1989 a cidade de Lisboa altera-se profundamente, acentuando-se o brutal contraste entre as novas construções e os bairros degradados e proliferação as barracas que proliferem por toda a cidade, incluindo no seu centro. O lisboeta abandona a rua e as praças e refugia-se nos centros comerciais, os únicos locais tratados e seguros que a cidade tem para lhe oferecer.

Foi o fundador da UCCLA, a união das capitais lusófonas e presidiu à Fundação Cidade de Lisboa.

Morreu a 14 de Abril de 1999, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa.

 

 

 

Gestão do PS  (1976-1989)

Aquilo Ribeiro (Presidente).Durante 4 anos quase nem se deu pela presidência do filho do grande escritor Aquilino Ribeiro. Nenhuma medida concreta que tomou ficou registada na memória dos lisboetas. Diz-se que o seu maior problema não era com a cidade, mas com os funcionários camarários: Ninguém os convencia a trabalhar! Os serviços estavam num caos. 

 

 

Gestão sob o signo do MFA (1974-1976)

 

Presidentes : Coronel António da Silva Sebastião (1974);Coronel António Lopes da  Conceição (1974);Caldeira Rodrigues (1975);Tenente Coronel Gois Ferreira (1976).

Foram anos de intensa agitação política na cidade e naturalmente também na CML. Festa e criatividade foi o que não faltou, mas também oportunismo, corrupção, aumento da criminalidade e da degradação urbana.





 

Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque