Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

 

 

 

Eleições Autárquicas - 2017

(1 de Outubro)

 

Câmara Municipal de Lisboa - Junta de Freguesia de Alvalade

Nestas eleições autárquicas de 2017, como acontece desde 2001, no Jornal da Praceta encontra uma informação completa sobre os candidatos à assembleia de freguesia de Alvalade, mas também sobre os principais candidatos à câmara municipal de Lisboa.

Resultados

Eleições para a Assembleia de Freguesia de Alvalade

Análise do Mandato do PS na Junta de Alvalade (2013-2017)

Escandaloso: Só a quatro dias do fim da campanha eleitoral é que o PSD (Partido Social Democrata) apresentou o seu programa (minimalista) para a freguesia de Alvalade. Ausência de ideias? Mais

Partidos . Listas . Programas . Campanhas .

Mesas de Voto .

Eleições para a Assembleia e Câmara Municipal de Lisboa

Fernando Medina e André Moz Caldas em campanha eleitoral na Avenida da Igreja (23/09/2017)

 

 

 

Luís Nazaré, presidente da Assembleia de Freguesia de Alvalade (2013-2017) em campanha.

Comentário

As eleições autárquicas de 2017 em Alvalade revestem-se de enorme importância, inclusive simbólica, para a Direita em Portugal. Foi com alguma surpresa que o Partido Socialista ganhou aqui as eleições de 2013.

Desde 1977 que as antigas freguesias de Alvalade e de São João de Brito eram verdadeiros bastiões da direita e da extrema-direita em Lisboa. Influência que aumentou em 2002 quando a Direita conquistou também a freguesia do Campo Grande. Muitas figuras da ditadura (1926-1974) moravam na atual freguesia de Alvalade, inclusive o ditador Marcelo Caetano. O "Bairro de Alvalade" era o simbolo maior do urbanismo da ditadura.

As juntas de freguesia foram aqui geridas durante décadas como orgãos de propaganda partidária do PSD e do CDS-P. Envolviam-se em disputas com a CML ou o governo quando não eram da sua cor política. Nesta guerra ideológica, como documentamos, os problemas das freguesias foram sistematicamente secundarizados.

As eleições de 2013 deixaram a Direita à deriva em Alvalade. O PS em relação às eleições de 2009, onde onde conseguiu 6.929 votos, obteve 6.592 votos. O PCP-PEV (CDU), subiu de 970 para 1053 votos. O BE desceu de de 679 votos para 640. A queda brutal ocorreu com a coligação do PSD/CDS/MPT que passou de 8.909 votos para 4.190 votos. Mais de 4 mil pessoas não se identificaram com os candidatos propostos pela Direita, mas também não votarem nos partidos de Esquerda. Não votaram em nenhuma das listas.

A luta "Direita" - "Esquerda" volta a colocar-se em 2017. Não há dúvida que a obra do PS entre 2013-2017, em Alvalade, não tem paralelo com a que foi realizada durante décadas pela Direita em Alvalade. Um verdadeiro abismo as separa. No entanto, a questão ideológica não pode ser descurada neste combate político. Dificilmente a Direita aceita voltar a perder naquele que foi o seu principal bastião em Lisboa.

A Direita concorre dividida em Alvalade. Temos um maior número de listas eleitorais, o que irá provocar alguma divisão dos votos, o que iremos saber no dia 1 de Outubro é a quem beneficiou com esta situação.

 

PCP.PEV- CDU

Os primeiros cartazes de propaganda eleitoral afixados em Alvalade foram do PCP (CDU). Coube-lhe também a apresentação do primeiro candidato à presidência da junta de freguesia - Ricardo Varela (8/07/2017, Mercado de Alvalade Norte). Eleito em 2013, exerceu com mérito o pelouro de educação e desporto, sobretudo neste último domínio. As ideias que agora apresentou, por enquanto, são demasiado vagas. O PCP foi o único partido que, em 2013, aumentou o número de votos na freguesia de Alvalade.

Partidos. Lista. Programas . Campanha . Mesas de Voto. Resultados

Apresentação da candidatura:10/7/2017, Casa do Lago no Jardim do Campo Grande.

PS - Partido Socialista

"Cara (o) Vizinha (o)", assim começa a carta enviada por André Caldas a todos os moradores da freguesia, na qual se propunha apresentar um programa para os próximos quatro anos (2017-2021), que breve vamos analisar.

A atual freguesia de Alvalade reúne três antigas freguesias (Alvalade, S. João de Brito e Campo Grande). As duas primeiras eram verdadeiros bastiões da direita em Lisboa.

A vitória do PS, em 2013, deveu-se sobretudo ao trabalho realizado por António Costa à frente da CML. Ninguém conhecia  - André Móz Caldas  - o candidato do PS à Junta de Freguesia.

O PS ganhou as eleições em 2013 com uma percentagem de 46,35% (6.592 votos), mas com uma elevadíssima percentagem de abstenção. Dos 30.414 eleitores inscritos, apenas votaram 14.221 (46,76%). O PS ganhou com maioria absoluta a CML com 50,91% dos votos.

O novo presidente da junta de Alvalade revelou desde inicio uma enorme capacidade de trabalho sem paralelo com os presidentes das juntas de freguesia anteriores, a maioria dos quais personagens sinistras, cuja única preocupação era a intrigalhada partidária.

Temos que reconhecer que desde 2013 muita coisa mudou para melhor na freguesia. Foi realizado um vasto conjunto de ações que não têm paralelo nos últimos quarenta anos na freguesia de Alvalade. Mais

O problema é que André Moz Caldas, após dois anos à frente da junta, fartou-se da mesma e começou a sonhar com voos mais elevados. Dedicou-se ao comentário político nos orgãos de informação social, assumiu o cargo de chefe de gabinete do ministro das finanças, etc. , e acabou por ficar sem tempo para aturar os fregueses e acompanhar o que se passa na freguesia. A gestão da junta foi entregue a vogais, assessores e a técnicos superiores, com uma limitada capacidade de decisão e de coordenação.

O resultado desta ausência foi a crescente descoordenação nas ações em cursos na freguesia.

A criação do Conselho Social de Alvalade (CSA), por exemplo, se lhe permitiu no inicio dar-se a conhecer às várias entidades da freguesia, pela sua ausência tornou-se num péssimo cartaz da sua ação como presidente. Muitos dos que participaram nesta iniciativa sentiram-se usados ou defraudados nas expectativas de ação que depositavam na CSA.

Também várias ações na freguesia envolvendo a CML, EMEL, Junta de Freguesia, PSP e Polícia Municipal revelaram-se um completo caos, devido à ausência de uma entidade de coordenação local.

Apesar do meritório trabalho realizado pela junta de freguesia, devido ao afastamento de André Moz Caldas, a sua reeleição está cada vez mais dependente da apreciação que os eleitores fizerem do trabalho de Fernando Medina à frente da CML.

Análise do Mandato do PS na Junta de Alvalade (2013-2017)

Partidos. Lista. Programas . Campanha . Mesas de Voto. Resultados

PSD - Partido Social Democrata

Passos Coelho começou por transmitir aos militantes do PSD a mensagem que as eleições autárquicas de 2017 estavam perdidas em Lisboa. A embrulhada que ocorreu com a escolha do candidatos para a CML, aconteceu igualmente com a selecção do candidato para a presidência da junta de freguesia de Alvalade.

1. Cultura, primeira escolha

O presidente interino do PSD-Lisboa (Rodrigo Gonçalves) escolheu como candidato para junta de Alvalade um antigo vereador da cultura da CML - José Amaral Lopes - no tempo de desastrado Carmona Rodrigues. O critério foi o seguinte: A freguesia de Alvalade tendo a maior concentração de universidades dos país, requeria alguém ligado à cultura.

2. Opus Dei, segunda escolha

Teresa Leal Coelho recusou a escolha de José Amaral Lopes (Abril de 2017), e impôs o nome de um aluno de direito da Universidade Lusíada de Lisboa, onde a mesma dá aulas. O "ilustre" desconhecido - Nuno Pedroso -  estudou direito nesta universidade privada entre 1993 e 2000. Tem trabalhado sempre para empresas espanholas: entre 1995-2007 para o banco BBVA, e  depois para a Zara (Inditex). Pelo meio foi estudar para Navarra/AESE, a principal base de formação dos quadros da Opus Dei. O critério foi o seguinte: Havia que escolher alguém que em Alvalade fizesse frente à maçonaria, apoiando-se nas forças mais conservadoras da freguesia. As antigas freguesias de São João de Brito e Alvalade eram bastiões da direita em Lisboa.

Ao que tudo indicava, nestas autárquicas, haveria mais uma luta local entre a maçonaria e a Opus Dei, uma organização solidamente implantada no Campo Grande, onde conseguiu acabar com o histórico retiro de patuscadas e boémia "Quebra Bilhas" , que remontava ao século XVIII, transformando-o num retiro espiritual...

Teresa Leal Coelho, recorde-se, em 2014 foi acusada de mover na Assembleia da República uma feroz perseguição à maçonaria ao defender a obrigação dos seus membros declararem publicamente a sua filiação (Sábado, 10/11/2014).

3. Imobiliário, última escolha

O aparelho do PSD reagiu e impôs uma nova mudança: A substituição de Nuno Pedroso por João Pessoa e Costa ! (Maio de 2017). O critério foi escolher alguém ligado ao imobiliário, a empresas de construção civil (grupo Fernando Martins), comprovas dadas na defesa de negócios privados com terrenos públicos. Trata-se de uma personagem muito bem conhecida do Jornal da Praceta, com o qual tivemos longos confrontos. Em Alvalade ganhou alguma notoriedade entre os sportinguistas quando foi um dos vice-presidentes de Jorge Gonçalves (1988/9). O "bigodes" foi demitido do SCP, preso pela PJ pouco depois, fugiu para Angola, onde apareceu morto em 2017. Perante as inúmeras embrulhdas em que o SCP andava metido, Sousa Cintra, ainda chama João Pessoa e Costa para um primeiro mandato, mas já não o que no segundo. O Jornal da Praceta confronta-se com João Pessoa e Costa quando um grupo de mafiosos procurou apropriar-se de dezenas de jardins públicos de Lisboa para os transformar em parques de privados estacionamento. A "Coisa Pública" tornara-se "Cosa Nostra". O atual candidato do PSD à junta de freguesia era Assembleia Municipal de Lisboa um dos mais acérrimos defensores desta negociata. No período de Pedro Santana Lopes-Carmona Rodrigues (2002-2005) notabilizou-se por uma hilariante intervenção na Assembleia Municipal de Lisboa sobre os logradouros do Bairro de Alvalade. O homem, especialista em negócios imobiliários, jurava a pés juntos que nestes espaços públicos não haviam lixeiras, barracas, negociatas, etc. A risada foi geral. Na altura, uns afirmaram que ele só conhecia a Av. da Igreja e Aveiras de Cima ao fim de semana. Outros, que estava a procurar proteger todos aqueles que se tinham apropriado ilegalmente destes terrenos municipais. Ficou no ar a dúvida de quem tinha razão. Com semelhantes ideias observamo-lo sempre a subir na CML. Quando em 2004 é criada a Ambelis - Agência para a Modernização Económica de Lisboa -, foi chamado para a sua presidência. A Ambelis era então a guarda avançada dos lóbies da construção civil e especulação imobiliária em Lisboa. Nesta altura a CML entrara num completo desvario. Somavam-se os casos de corrupção, acumulavam-se as dividas do município. Santana Lopes sai da CML deixando o município em frangalhos. A imprensa livre, como o Jornal da Praceta, foram na altura perseguidas por poderosos gabinetes de advogados quando denunciavam este desvario.

Carmona Rodrigues, eleito em 2005, para salvar o barco camarário começa a liquidar as empresas municipais que tinham sido criadas, minadas pela corrupção e incompetência A Ambelis é extinta e Pessoa e Costa afastado (2007). Durante alguns anos sucederam-se em tribunal os julgamentos de casos de corrupção, peculato, abuso de confiança, etc. nas empresas municipais. A intervenção da Polícia Judiciária na CML foi exemplar, salvando Lisboa de ser uma segunda Napoles. Carmona Rodrigues acaba demitido (2007),  tendo sido marcadas eleições intercalares para a câmara que foram ganhas por António Costa.

Como é habitual voltamos a ver João Pessoa e Costa, agora como diretor geral de uma empresa privada de construção e negócios imobiliários - Fernando Martins- Sociedade de Construções, SA. O empresário (1927- 2017) era dono do Hotel Altis (Inaug.1974) e Altis Park (Inaug.1994), foi presidente do SLB entre 1981 e 1986.

De João Pessoa e Costa, após estes anos esperamos pacientemente uma ideia para Lisboa ou a freguesia de Alvalade, mas nunca a tivemos. Apenas lhe ouvimos palavras sobre negócios urbanos. Continuamos a alimentar alguma esperança que deste candidato surja alguma ideia para melhorar Alvalade e sejamos finalmente recompensados por tão longa espera.

As primeira palavras sobre Alvalade, depois de ser oficialmente nomeado, foi que iria voltar a envolver-se de novo no negócio dos parques de estacionamento...

O PSD, uma vez mais, ao propor este tipo de candidatos, está a prestar um mau serviço a Lisboa e à democracia. Lisboa merecia mais respeito.

Foi talvez pela fraca qualidade dos candidatos, nomeadamente em Alvalade que, Teresa Leal Coelho (2ª. escolha do PSD para Lisboa), só entregou as listas de candidatos às freguesias de Lisboa no último dia (7/8/2017), sempre na esperança de poder melhorar as listas. Obrigou também todos os candidatos em Lisboa a assinarem um compromisso que fariam uma gestão transparente caso fossem eleitos. O passado é negro.

A barracaria nos logradouros do Bairro das Caixas que João Pessoa e Costa garantiu na Assembleia Municipal de Lisboa não existir.  Logradouro junto à Escola Básica de Santo António.

Partidos. Lista. Programas . Campanha . Mesas de Voto. Resultados

 

BE - Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda continua em Alvalade muito distante do contacto com os moradores. Nas eleições de 2013, após muito esforço, tivemos conhecimento de um folheto sintético ( consultar ). Desta vez com alguma antecedência soubemos dos nomes que consta da sua lista. Afonso Moreira, 26 anos, médico interno e cantor lírico, é o candidato à presidência.

Partidos. Lista. Programas . Campanha . Mesas de Voto. Resultados

CDS-PP

Ao contrário do que ocorreu nas eleições de 2013, a coligação do CDS PP com outros partidos (Nossa Lisboa), apresenta-se a estas eleições com um candidato muito jovem - Francisco Camacho -, lider da Juventude Popular de Lisboa. Não se lhe conhece qualquer experiência política, ao não ser militância nas juventudes partidárias. Trabalhou um ano na Assoc. Desportiva do Ensino Superior (2014/5), estudou direito na Universidade Católica, e agora apresenta-se pelo CDS PP como candidato à presidência da junta. Ideias ? O programa é uma listagem de propostas muito dispersas.

A figura de maior destaque nesta candidatura em Alvalade é o nº. 2 : Abel Matos Santos, que procura criar um fração no interior do CDS-PP: Tendência Esperança em Movimento (TEM).

Partidos. Lista. Programas . Campanha . Mesas de Voto. Resultados

Nova Assembleia e Junta de Freguesia de Alvalade

No dia 19 de Outubro de 2017, pelas 21 horas, perante uma numerosa assistência, foi legalmente constituída a Assembleia e a Junta de Freguesia, presididas respetivamente por Luis Nazaré e André Moz Caldas, ambos do Partido Socialista. As diversas forças políticas representadas na Assembleia sublinharam a sua disponibilidade para em conjunto encontrarem as melhores soluções para os problemas da freguesia. O presidente da Junta, que foi reeleito, respondendo a uma crítica do CDS, que o acusou de ter constituido um junta monolítica, afirmou no seu discurso que um equipa que ganha, não se altera. Ora, o PS ganhou as eleições e, por essa razão, continuou a aliança anterior com o PCP, tendo inclusive lhe dado um novo vogal e o pelouro da Juventude. Mais

Lisboa: Eleições Autárquicas

Eleições Autárquicas de 2013

 Eleições Autárquicas de 2009  

 Eleições Intercalares Autárquicas de 2007  

Eleições Autárquicas de 2005 

 Eleições Autárquicas de 2001

Estatísticas Eleitorais 1976-2007

 

 

 

 

Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque